Já
falamos que, em salas de audição, salas de
home theater, salas de audição
crítica e técnicas, devemos criar, ao redor do ouvinte, uma região livre de
reflexões, ou seja, uma RFZ (Reflexion
Free Zone). Isto porque o acontecimento
musical reproduzido se torna tanto mais fidedigno ao acontecimento musical ao vivo
quanto mais ondas sonoras o ouvinte receber diretamente das caixas acústicas
frontais, sem reflexões. No entanto, é importante frisar que, para outros
ambientes, como estúdios e salas de concerto, a RFZ não é relevante. Nestes
casos, o tratamento acústico precisa ser diferente, sendo que outras
complexidades técnicas estão envolvidas.
Para se criar uma RFZ, em uma sala de
audição, é preciso absorver também as primeiras reflexões das
paredes laterais, assim como as do chão. Aqui também, neste aspecto, ocorrem muitos enganos,
tanto na internet como entre os audiófilos, inclusive entre muitos
engenheiros acústicos. A utilização de difusão, ou de reflexão pura, reduz
o palco sonoro e pode até desmanchá-lo pelo efeito
Haas. Já observei vários
colegas usarem, no local das primeiras reflexões laterais, prateleiras de cd´s,
imaginando que as camadas de cd´s atuem como um difusor. Porém, a
funcionalidade destas prateleiras, como se fossem difusores, é muito pequena.
Portanto, esta alternativa é, na prática, de pouca valia.
Em cada parede lateral há dois pontos de primeira reflexão, um para
cada caixa frontal, como mostra a figura acima. Para determiná-los, o uso de
um pequeno espelho portátil nos será de grande auxílio. Com a ajuda de um colega, correndo o espelho
ao longo de uma das paredes laterais, na altura do
tweeter, em certo momento, você, sentado na cadeira do
ouvinte, poderá ver, refletido no espelho, o
tweeter de uma das caixas
acústicas e, mais adiante, você enxergará, no espelho, o
tweeter da outra
caixa acústica. Estes são os
dois pontos das primeiras reflexões nesta parede. Em seguida, será
necessário repetir o mesmo procedimento para a outra parede lateral. Em torno dos pontos
encontrados, deverão
ser aplicados absorvedores de banda larga. Para esta
finalidade, novamente os nossos
Absorvedores Acústicos Hybridline se prestam muito bem.
A área que deverá ser coberta com os absorvedores depende do tempo de
reverberação final que se deseja atingir para a sala.
Existem situações particulares em que os
pontos das primeiras reflexões se localizam em aberturas onde há uma porta
ou uma janela, por exemplo. Estas aberturas funcionam como absorvedores
ideais de banda larga pois todas as ondas sonoras vão para fora e, assim,
não ocorre
nenhuma reflexão. Nestas situações,
devemos avaliar se a perda de isolação acústica é viável, ou seja, se o
barulho externo não vai interferir na audição.
Nos outros pontos das primeiras
reflexões de uma sala, como no teto e atrás do ouvinte, caso não haja
interesse de ouvir o acontecimento musical com alta resolução, poderão ser
usados difusores de banda larga. Porém, desejando-se um tempo de
reverberação mais baixo, também recomendamos o uso de absorvedores com
dimensões
adequadas ao projeto. No entanto, devemos evitar o uso de absorção em excesso
e também não podemos deixar de tratar adequadamente os graves, para que a
sala não se torne morta, em vez de seca.
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Boas audições
a todos! E muito cuidado, para que ninguém
entre por um galho do pinheiro!!...