|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Jorge Knirsch é quem nos conta um pouco de como as coisas foram acontecendo, até o surgimento da empresa By Knirsch: - "Há uns vinte anos atrás, eu, como engenheiro eletrônico, me sentia muito atraído pelos circuitos elétricos e eletrônicos, que sempre me empolgaram. Foi aí que tomei a decisão de fazer da eletrônica o meu hobby. Resolvi me empenhar em construir um sistema de som, de tal nível, que o ouvinte, fechando os olhos, tivesse dificuldades para definir se o som estava sendo mesmo reproduzido ou se estava sendo tocado ao vivo! Projeto bem pouco modesto, não acham? Mas este sonho fazia o meu coração vibrar! E eu o tomei com afinco! Foi assim que me iniciei no áudio, em novembro de 1980, desenvolvendo um sistema triamplificado. No início, o meu enfoque se fixava basicamente na eletrônica. Construí vários aparelhos e posso dizer que brinquei bastante. Construí também as caixas acústicas, usando cedro naval e importando os alto-falantes da Inglaterra. Nesse tempo, era muito divertido trocar os valores dos componentes eletrônicos nos circuitos dos aparelhos, para fazer os ajustes necessários na direção em que eu queria ir, a fim de obter um determinado resultado sonoro. Eu sabia com exatidão onde mexer para melhorar os graves, os médios ou os agudos e os adequar da maneira que eu bem entendesse. Mas, engraçado, naquela época, o nosso grupinho audiófilo não conseguia chegar a um consenso com relação ao resultado sonoro que ouvíamos, devido à subjetividade da nossa avaliação, ainda muito imatura e ingênua. Assim, por exemplo, enquanto uns achavam que deveria haver um pouco mais de agudos, outros achavam que faltavam médios altos... e ninguém sabia quem estava com a razão! Foi neste tempo que todos nós sentimos grande necessidade de assistir às inúmeras apresentações musicais ao vivo, o mais amiúde possível!! É claro que, ao longo destes anos todos, fomos passando por diversas fases, aprendendo a avaliar o som de uma forma mais objetiva e amadurecendo em vários aspectos as nossas avaliações. Desde aquele tempo, venho continuamente fazendo experiências, sempre na busca do meu objetivo inicial: conseguir um som o mais perto do ao vivo possível! Em 96, quando a revista "Clube do Áudio & Vídeo" foi lançada, fui convidado para assumir a sessão intitulada "Hobbysta". De lá para cá, tenho escrito inúmeros artigos sobre vários temas básicos do áudio. O fato de ter me tornado um articulista, me levou a intensificar ainda mais a experimentação. Descobri que a pesquisa está nas minhas veias! Ela me transporta para um mundo a parte e eu me desligo de tudo o mais! E o áudio é, sem dúvida, uma área muito envolvente! Com o passar do tempo, fui descobrindo que o verdadeiro áudio abrange muito mais do que a eletrônica em si! Isto aconteceu numa determinada época em que notei que havia chegado a um patamar no som: podia fazer o que quisesse, que parecia não haver mais avanços significativos! Foi aí que pude entender que outros fatores, e não mais a parte eletrônica do meu sistema, estavam agora atuando como os elos mais fracos na cadeia e limitando o meu resultado sonoro. Dentre estes fatores, fui percebendo que a acústica, a rede elétrica, o aterramento e vibrações eram de importância vital. Ao iniciar estudos sobre a rede elétrica, notei que a sujeira nela contida, isto é, os assim chamados harmônicos da rede, eram audíveis nas caixas acústicas. Comecei então uma pesquisa com vários filtros eletrônicos, a fim de retirar esses harmônicos da energia elétrica, porém descobri que a maioria dos filtros introduzia efeitos colaterais, trazendo coloração ao som, pois, ou tornavam os agudos metálicos, ou engordavam as freqüências médias baixas! Após alguns anos de pesquisas, consegui montar um circuito eletrônico que retirava os harmônicos, sem acrescentar nenhuma coloração! E hoje esta invenção está patenteada, como vocês podem ver na seção Marcas e Patentes. A partir daí, desenvolvi um aparelho que, associado a eficientes sistemas de proteção contra raios e transientes, permitiu o surgimento do nosso condicionador de energia powerline. Graças a Deus, o powerline já é um grande sucesso de mercado! Inclusive lá fora! E desta mesma forma natural e empolgante, os outros produtos da By Knirsch foram surgindo, todos através de inúmeras pesquisas que me entusiasmam cada vez mais e também me impulsionam em direção à conquista daquele meu propósito inicial, de atingir um som o mais perto do ao vivo possível". Jorge Knirsch nasceu em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, em 1949. Formou-se em Engenharia Eletrônica, em 1974, pela Escola de Engenharia Mauá. É associado do CREA e membro da AES (Áudio Engineering Society). Trabalhou na Siemens, durante 26 anos, na área de energia elétrica de baixa tensão para a indústria. Quando se aposentou, em 2001, constituiu a sua nova empresa, a By Knirsch Áudio & Vídeo Ltda. Desde 1980 vem pesquisando a influência da energia elétrica na gravação e reprodução da música gravada em mídia. Realizou extensos estudos a respeito dos harmônicos da energia elétrica e de suas influências na gravação e reprodução da música. É detentor de três patentes registradas no INPI, na área de filtragem elétrica de harmônicos e de proteção elétrica. Foi colaborador da revista Áudio & Vídeo, de 1996 a 2003, onde publicou inúmeros artigos voltados para a energia elétrica e o áudio, hoje transcritos no seu site: www.byknirsch.com.br PS. Hoje, Jorge Knirsch, continua suas pesquisas no Áudio, publica seus artigos no site, e dá aulas de acústica e energia elétrica. Em 2004 a empresa foi agraciada com o Prêmio Quality. Clique aqui para ver os detalhes da premiação. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|