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Convite para Audições
Veja:
Workshop
de Avaliação Musical
Colocamos a disposição
dos amantes da música, melômanos e audiófilos a visita ao nosso Laboratório de Acústica e Áudio
para apreciarem uma audição diferenciada e muito prazerosa, com
excelente dinâmica. Por que chamamos esta
sala de laboratório?
Existe na sala de estar um segundo sistema, com um
ambiente não tratado, alto tempo de reverberação em torno de 1s, ou um pouco
mais, e montado sem simetria. Constituido por um cd-player SONY XA4500ES,
o pré amplificador é o Excel III Line Preamplifier, que estava no
laboratório e foi substituido com pequena vantagem sonora pelo Mark Levinson
No.326S. Os amplificadores são dois mono da Advance Acoustic MAA-705.
Os cabos de interligação entre o cd-player, pré e os amplificadores são os
TOP Wonder XLR de entrada. As caixas acústicas são as caixas da
Revel Performa3 F206, que como fala Neil Gader da the absolute sound
tem carisma. Os cabos de caixas acústicas são os TOP Wonder Excellence.
Ao contrário do que muitos imaginam, em torno da metade do resultado sonoro obtido de um sistema, advém das características das nossas salas, outros 30 % do resultado final é obtido com o tratamento elétrico de alimentação do sistema e, somente algo em torno de 15% vem dos equipamentos utilizados. Portanto, resumindo, não são os equipamentos eletrônicos que definem o seu som, mas sim, a sua sala com suas dimensões e seu tempo de reverberação em função da freqüência (A Sala Canta Junto!). É por isto, que a sua sala deve ser a mais neutra possível, com dimensões adequadas e com um tempo de reverberação baixo e plano em toda a banda de freqüências, para interferir o menos possível no resultado sonoro final, ou seja, quanto melhor e mais neutra for a sala e a elétrica, mais semelhantes ficam, em sonoridade, os equipamentos de referência entre si!
Pedimos
a fineza apenas, de agendar a data/horário conosco. Todo agendamento
poderá ser feito por telefone, ou por e-mail, encontrados na seção
Fale Conosco deste site.
Estaremos realizando encontros também nos dias das feiras e cursos de
áudio/vídeo, que periodicamente se sucedem na cidade de São Paulo. Como
normalmente estes eventos costumam acontecer nos períodos vespertino e
noturno, os nossos encontros também se realizarão na parte da manhã destes
mesmos dias, a partir das 09 horas.
Todos
os audiófilos e melômanos estão convidados e serão muito bem-vindos! Jorge Knirsch VISITAS AO LABORATÓRIO
Meu caro Jorge Publicado na audiolist:
Impressionante! Emerson Prado - Santo André - SP Prezado Jorge,
Estou sem palavras para dizer como foi enorme minha
satisfação em conhecê-lo e também poder apreciar um pouco de seu
laboratório. Simplesmente, achei fantástico!!! Conforme comentei, é possível produzir equipamentos
com excelente qualidade, muitas vezes superiores aos estrangeiros, desde
que a pessoa ou empresa se disponha a isso e, sem dúvida, você mostra
isso em seus produtos. Prezado Knirsch,
A
visita ao Laboratório de Acústica e Áudio foi um privilégio especial e
um divisor de águas. Já visitei salas diversas, até em outros países,
mas realmente o que ouvi na sua sala estabeleceu um novo patamar em
minhas expectativas de excelência. Marcos Barbato – Rio de Janeiro - RJ Olá pessoal, Estávamos eu, Victório, Robinson e o Jorge Knirsch, é claro. Fomos muito bem recebidos pelo Jorge e logo entramos em sua sala de audição. Como já haviam me falado, o tratamento acústico é uma coisa impressionante. Muitos detalhes e técnicas foram empregados e a primeira impressão que temos é de uma sala "morta". Na verdade, o Jorge explicou que não é morta, é "seca". Uma sala morta absorve médios e agudos e tem graves sobressalentes. Uma sala "seca" absorve toda a gama de freqüências. É uma sala de audição crítica, para se ouvir detalhes e detalhes das gravações. Eu sempre gostei de salas "secas", podemos ouvir mais detalhes e sentir a ambiência existente na gravação, sem que a ambiência da sala interfira. (Não estou dizendo que a ambiência da sala é algo ruim, longe disso, apenas estou me referindo ao meu gosto pessoal). O Knirsch começou nos mostrando um CD da gravadora "QUINTON" que, segundo uma revista alemã de renome (não lembro qual é) foi considerada a melhor gravadora do mundo (www.quinton.at, preparem seus bolsos). O mais incrível foi ver que o Renato Borghetti (que eu gosto muito) gravou por esse selo! Logo que comecei a ouvir o som do Jorge, já notei o foco, recorte, equilíbrio tonal, corpo harmônico, etc... É tudo muito real. Eu fiquei bastante quieto o tempo inteiro porque fiquei sem palavras diante de tudo que estava ouvindo. Uma faixa que ele colocou onde havia percussão feita em batidas na água era tão real que a sensação era que iríamos nos molhar a qualquer momento. Quando coloquei o meu cd BENT (Gary Willis) fiquei impressionado, não me lembro de ter ouvido esse CD com tanta perfeição. A vozes reproduzidas ali são reais ao extremo. O que mais chama a atenção é a materialização até mesmo na altura (em relação ao chão) de quem está cantando. Um outro show quem deu foi o Victório Benatti com sua caixinha de CDs. Ele levou cada preciosidade que acabaram entrando para o topo da minha listinha. Principalmente o CD Gold do James Newton Howard que é fabuloso, considerado a melhor gravação de todos os tempos. O LA FOLIA da Harmonia Mundi também deu um show, ainda bem que este eu já tenho e está em espera para ser ouvido. Em relação aos equipamentos, nem preciso falar que o J. Knirsch só tem coisa de 1ª. linha, mas o pré dele é algo fabuloso e inacreditável, nunca ouvi uma região média e aguda tão perfeita e com aquele "estalo" gostoso que só equipamentos de 1ª. linha têm. Acho que a grande lição que tirei desse encontro é que a sala/acústica realmente é o ponto chave para qualquer sistema. Ter uma sala adequada para audição, aliado a uma acústica bem definida para os objetivos é o mais difícil de se conseguir. Uma vez chegando lá, os equipamentos irão subir vários degraus e será muito mais fácil chegar a um bom resultado. Jorge, muito obrigado pela recepção. Esperamos em breve retornar para ouvir os seus powers heim! Abraços Leonardo Momo Pedrosa – SP
Bem,
Com uma lista primorosa de gravações do nosso amigo Victorio e Leo, ouvimos por mais de 4 horas um sistema que realmente apresenta uma realidade impressionante, além de um palco sonoro com enorme profundidade e largura. A sala, como já disse o Leo, apresenta uma característica totalmente diferente do que já ouvimos. É como se ouvíssemos o próprio silêncio. Ela é extremamente calma e silenciosa. Nossas próprias vozes apresentam um timbre diferenciado lá dentro. Após alguns minutos esta sensação some, como nossos ouvidos se acostumassem ao efeito. O material acústico e seu tratamento é algo bastante diferente, com uma infinidade de materiais e técnicas. A principal característica é que a sala deixa de tocar, fica "morta", ou “seca”, como disse o JK. Para o meu caso, percebo ainda um abismo entre o meu sistema e o apresentado. Todas as questões de palco sonoro como focagem, altura e largura se apresentaram de forma convincente, o que vem mostrar a eficácia do tratamento. Eu, em outra oportunidade, já ouvi minhas caixas lá e a diferença é grande. Bem, é isto aí. Um grande abraço a todos participantes, principalmente ao JK que nos recebeu com muito carinho e presteza. Depois da audição, ainda jantei junto a sua família e, como já imaginava, mostraram ser verdadeiros anfitriões. Jorge, muito obrigado a você e família por um domingo tão especial.
Abraços,
Olá Colegas, Bem, o Leonardo e o Robinson já falaram tudo. Tenho a acrescentar que muito poucas vezes tive a oportunidade de ter diante de mim um sistema com uma interação tão grande. Tudo alí está perfeitamente integrado. O CD-Player, o pré, o power, as caixas, e principalmente, a sala. E que sala, colegas! Médio-graves e graves com qualidade muito difícil de se conseguir. O Jorge é um gênio !!! Valeu garoto !!! Tão logo entrei na sala já notei alguma coisa diferente no ar. Sinceramente não achei que tudo poderia estar tão bem sintonizado. Enganei-me redondamente. Áudio tem estas agradáveis surpresas. Foram quase 5 horas ouvindo uma música atrás da outra. E em sistema de rodízio: um disco do Jorge, outro do Robinson, outro do Leonardo e outro meu. Depois voltava para o do Jorge de novo !!!
Sem querer,
querendo, levei uns disquinhos legalzinhos. Foram eles (mais ou menos na
ordem da audição): Tudo que eu gosto tinha na sala do Jorge, principalmente definição/transparência/nitidez e ataque. Palco sonoro, timbre, e demais parâmetros, são conseqüência natural. Aparecem sozinhos, automaticamente e naturalmente, num sistema com a qualidade do sistema do Jorge. Caro Jorge, tive um enorme prazer em apreciar seu impecável sistema. Este vai ficar na minha memória para sempre. Uma referência e tanto. Meus parabéns e um grande abraço. Victório Benatti - Campinas |
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