Número 476
Áudio Digital de Alta Definição
3ª.
Parte
Equipamentos e Cabos
Eduardo Zeni
eduzeni@uol.com.br
Dando continuidade ao tema que
iniciamos no artigo Audiophile
News 472, e que teve a
segunda parte no artigo
Audiophile News 474, trazemos agora a última parte desta
matéria muito atual.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Aqui seguimos para a terceira parte:
Arquivos de
Áudio – Armazenamento/Execução:
Conforme citado anteriormente, existem diversos tipos de arquivos de áudio,
classificados de menor para maior nível de amostragem e qualidade de reprodução,
e deve se levar em consideração quais tipos o player roda.
Após isso, outro ponto a
considerar é o local para armazenar esses arquivos, que vai depender dos
equipamentos utilizados e performance de cada, e que pode ser desde um simples
HD, conectado diretamente via USB, e indo até o mais aconselhável que é a
utilização de um sistema chamado NAS – Network Attached Storage. NAS é um
dispositivo de armazenamento conectado a uma rede, composto por HDs internos
que, através de um processamento inteligente e protocolos de comunicação,
permitem que todos os arquivos fiquem em um único local, criando uma única
biblioteca de mídia, e disponíveis a todos os streamers conectados nessa mesma
rede.
Entre os sistemas NAS
disponíveis no mercado, tais como DLink, Seagate, WesternDigital, entre outros, os
mais indicados e de melhor performance para música são os modelos fabricados
pela QNAP e Synology.
DAC –
Armazenamento/Execução:
Falar sobre DAC é um tema que merece uma atenção maior e experimentações pois,
nesse caso, muitas vezes o que a teoria diz se mostra impressionantemente
diferente na prática. E digo isso por experiência própria, devido a alguns testes
feitos e aos surpreendentes resultados obtidos!
Basicamente, entre alguns
quesitos a se considerar aqui, o passo inicial seria verificar o formato de arquivo compatível com o DAC,
por exemplo:
- Qual formato
DSD ele converte? DSD64, DSD128, DSD512?
- Compatível
com MQA também?
- O sinal USB
recebido recebe algum tratamento? => Isso será tema de outro artigo
futuro.
Fora essas perguntas, entra uma questão, ou “a” questão
mais importante do conjunto, que é a musicalidade, e qual dos modelos disponíveis
no mercado é mais ou menos musical. Esse é o ponto que remete ao dito no início
desse tema, que aumenta a complexidade da solução, pois além de parâmetros
técnicos há o fator de resultado no restante do sistema.
Música Digital Hi-Res
tomou proporções tão grandes e está crescendo tanto que até os fabricantes
high end como dCS, MSB, Meridian, Mark Levinson, McIntosh, entre outros
estão cada vez mais lançando equipamentos que atendam o público audiófilo mais
exigente e todos eles com protocolos de comunicação com a plataforma Roon.
Vale reforçar que a performance e resultados finais de áudio alcançados irão
variar consideravelmente, de acordo com as características dos equipamentos,
configurações de hardware utilizadas e setup feito. Daí a responsabilidade de
expressar opiniões e impressões baseados em testes, sem levar isso tudo em
consideração, pode perder o senso crítico de referência, ou seja, é preciso
colocar todas essas variáveis na análise para poder emitir um parecer sensato.
Bem vindo à esse novo
mundo da música e... Enjoy it !!!
Aquele Abraço!!
PS.1: Olá pessoal do
Audiophile News! Nós, Flavio Adami e Jorge Knirsch, iremos organizar entre
janeiro e fevereiro de 2020, audições
dentro da nossa sala de audição crítica, LAA. Vejam artigo: A Sala de Audição Crítica
e O Grave é Seco.
A data ainda será definida. Caso vocês estejam interessados, venham escutar música
conosco. Cada grupo conterá um número máximo de quatro ouvintes, em audições gostosas e
descontraídas, onde poderemos ouvir boa música e trocar idéias sobre tudo
que envolve o áudio High End. Serão apenas audições de confraternização,
entre os amigos do Audiophile News, sem custo. As inscrições serão feitas pela ordem de
manifestação, no nosso novo grupo de WhatsApp.
PS.2: Pretendemos,
em março de 2020, realizar mais um curso de Avaliação Musical, que está se
tornando um grande sucesso! A data
será marcada no início do ano que vem. Como de costume, inicía-se em uma sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das
18h. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11h,
haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida,
após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante
saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta
apenas 4 participantes. Vejam o
Audiophile News 438
para maiores informações.
PS.3: Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu
nome e número de
celular, que teremos prazer em acrescentá-los.
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