Número 474
Áudio Digital de Alta Definição
2ª.
Parte
Equipamentos e Cabos
Eduardo Zeni
eduzeni@uol.com.br
Dando continuidade ao tema que
iniciamos no artigo anterior (Audiophile
News 472), queremos
relembrar
que existem várias formas de fontes para obtermos a reprodução de música em
conteúdo digital. Independente de qual forma seja, não fugirá do básico Controlador + Gerenciador de Mídia e Base de Dados (metadata) + Player, e
que os dados podem estar armazenados localmente ou via internet (Tidal, Qobuz, Spotify,
Apple Music, Amazon Music, entre outros).
Antes da reprodução no sistema estéreo ou mesmo multichannel, o sinal
passa por um conversor Digital/Analógico (DAC), que pode ser interno ou externo,
para converter os diversos formatos de arquivos de áudio (WAV, FLAC,
DSD64/128/256/512/1024, DXD, PCM, ALAC, AIFF).
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Falando um pouco dos equipamentos para reprodução, conforme mencionado
acima, temos:
Streamer in a box: São equipamentos que incorporam todos os componentes juntos, praticamente um
mini computador com sistema operacional customizado, muitas vezes já integrados
com DAC, onde a saída é analógica para ser ligada diretamente no restante do
sistema, ou então com saída digital que deve ser ligada a um DAC.
Além do próprio controle
remoto, são controlados através de APPs
Android e iOS, e alguns agregam outras funcionalidades como Internet Radio, Tidal,
Spotify; Bluetooth e AirPlay para reprodução de música sem fio, e alguns ainda
agregam até leitor de CDs para função de CD Ripper e você poderá converter sua coleção de CDs
em arquivo de mídia digital.
Alguns exemplos de
marcas e modelos, que podem variar de US$100 – US$48,000 (Dan D’Agostino) ou
mais:
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Aurender W20SE, N100, A30
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Auralic Aries G2, Vega G2
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dCS
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Dan
D’Agostino
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Cambridge Audio 851N, CNX, Edge NQ
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Bluesound Node 2i, Vault 2i
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Lumin X1, U1, T2
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NAD
M10, M50.2
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Naim ND5
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T+A
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McIntosh
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Esoteric
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Google Chromecast
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Apple Airport Express
PC Audio: São computadores montados com a função dedicada para áudio. Desktops e
notebooks de uso do dia a dia também podem ser utilizados para esse fim, mas aí
começam as diferenças de resultado na reprodução do áudio, assim como a
diferença entre os sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac, AudioLinux).
Para rodar música, são
utilizados softwares tais como: Roon, HQPlayer, JRiver, JPlay, Audirvana, entre
outros players, que se diferenciam na qualidade final do áudio e características
de gerenciamento e visual para apresentar sua biblioteca.
Alguns exemplos de PC Audio:
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Intel NUC
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SonicTransport
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Small Green
§
Nucleus
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Nimitra
§
Innuos
Dentre as opções
de solução, não das mais top que passam da casa dos US$40,000, mas com um nível
muito bom e com um investimento nada tão estratosférico, uma solução é usar a
plataforma Roon, da Roon Labs (https://roonlabs.com),
com upgrade de player para o HQPlayer da Signalyst (https://www.signalyst.com),
em um PC Audio que pode ser Windows ou Linux (com a opção do sistema operacional
customizado ROCK = Roon Optimized Core Kit) e usando como player o UltraRendu da
Sonore (https://www.sonore.us),
que falaremos um pouco mais.
Até mesmo pela característica de integração entre vários equipamentos, a Roon se
tornou um marco importante de referência, a ponto de todos os maiores e mais
importantes fabricantes estarem desenvolvendo equipamentos que conversem
utilizando os protocolos da Roon.
Controlador e Gerenciador de Mídia: Aqui se destaca o Roon. É uma plataforma para gerenciar (metadata) e executar
arquivos de áudio (todos os formatos), com alguns recursos adicionais, tanto para
o gerenciamento e qualidade de áudio, quanto para trazer informações das
músicas, e traz os aplicativos do Tidal e Qobuz embarcados.
Visualmente é uma das
melhores, ou a melhor plataforma de informação e gerenciamento de músicas, com
opções de playlists, filtros, buscas de músicas e cantores (usando Tidal).
Executa Tidal HiFi-MQA,
Qobuz e conecta com DropBox para armazenamento na nuvem, assim como comunicação
com NAS, HD-USB, iTunes e todas Internet Radios.
Roda os arquivos de
música através de seu player próprio (com qualidade muito boa), assim como tem plugin para direcionar a execução pelo HQPlayer, indo para outro nível de player.
E também upsampling de formato, ex: de MP3, FLAC para DSD.
Seu desenvolvimento e
comunicação com vários equipamentos permite uma solução muito flexível, que
possibilita várias combinações e resultados excelentes de diversas formas, tanto
olhando software quanto hardware.
Permite compartilhamento
em zonas de execução (Multi-room) e criação de grupos de execução, sendo
gerenciados independentemente, e controlando separadamente todas as zonas.
Incluindo enviar para dispositivos sem fio: AirPlay, Chromecast (áudio e vídeo).
Visão estrutural da
composição do Roon:
1.
Roon Core
-> Server para plataforma - Windows, OSX, Linux
2.
Roon
Controllers
-> Controladores da interface via iOS, Android, Win, Linux e web
3.
Roon Outputs
- Roon Ready end point – NAA Network Audio Adapter - para onde o áudio será
executado ou enviado.
DACs, streamers,
soundcards, wirelles speakers, etc.
Tela principal da plataforma Roon, com
informações como Albums, Tracks, etc, das músicas armazenadas.
Vejam também:
https://www.internet-radio.com/
Tela da TV conectada ao PC Audio durante a execução da música, mostrando
informações do álbum, cantora, e outras informações tais como qual a amostragem
do arquivo sendo reproduzido e por qual formato está saindo, que a plataforma
traz.
A direita, tela
de reprodução de Tidal
Player:
O HQPlayer é um player, dentre outros, de alta definição para Windows, Linux e MacOS, e filtros para reprodução de todos os formatos de áudio. Sempre precisará
de um computador (PC Audio) para processar os filtros e configurações de setup.
É considerado o melhor e usado pela grande maioria dos audiófilos de fora (as
comparações devem ser bem entendidas para comparar os demais players com as
mesmas condições e configurações adequadas).
Aquele Abraço!!
PS.1: Olá pessoal do
Audiophile News! Nós, Flavio Adami e Jorge Knirsch, estamos organizando audições
dentro da nossa sala de audição crítica. Vejam artigo: A Sala de Audição Crítica
e O Grave é Seco. Caso vocês estejam interessados, venham escutar música
conosco. Cada grupo com número máximo de quatro ouvintes, em audições gostosas e
descontraídas, onde poderemos ouvir boa música e trocar idéias sobre tudo
que envolve o áudio High End. Serão apenas audições de confraternização
entre os amigos do Audiophile News, sem custo. As inscrições serão feitas pela ordem de
manifestação, no nosso novo grupo de WhatsApp. O primeiro grupo será no sábado
dia 02/11/19 e já está lotado. Fixaremos uma próxima data em seguida, para a
qual já foram feitas inscrições no grupo.
PS.2: Pretendemos, no final de novembro/2019, ministrar mais
um curso de Avaliação Musical. Será nos dias 29 e 30 de novembro, e 01 de
dezembro. Terá início na sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das
18hs. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11hs,
haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida,
após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante
saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta
apenas 4 participantes. Vejam o
Audiophile News 438
para maiores informações.
PS.3: Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu
nome e número de
celular, que teremos prazer em acrescentá-los.
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