Número 472
Áudio Digital de Alta Definição
1ª.
Parte
Equipamentos e Cabos
Eduardo Zeni
eduzeni@uol.com.br
Talvez a maioria conheça bastante sobre streaming de
música de Alta Definição e já tenha navegado bastante por esse novo mundo de
fonte de reprodução de música que está crescendo cada vez mais e fazendo parte do
nosso dia a dia. Até mesmo pela praticidade de se poder ter música com mais
qualidade em todo lugar e a toda hora.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Mas como eu queria
ter uma visão ampla das opções de equipamentos (leia-se hardware + software), e
entender um pouco mais a fundo esse mundo cheio de soluções, passei a participar
assiduamente dos fóruns internacionais e trocar e-mails com fabricantes e
distribuidores, para entender “se” e “como” esses
equipamentos iriam se falar, pois são muitos protocolos envolvidos, que podem
ou não funcionar, ou funcionar de forma não satisfatória e daí o resultado
musical ruim.
Vale
ressaltar que o esperado com esse artigo não é se tornar um comparativo ou
uma discussão entre formatos – analógico versus digital, (CD) versus digital (streaming),
e sim ajudar a quem precisa no entendimento dessa tecnologia, para poder se
aprofundar mais, tirando resultados ainda melhores. Até porque, o resultado final
de música pode ser muito diferente, de uma solução para outra e entre sistemas,
haja vista a quantidade de requisitos e características a serem considerados. E
como sabemos, há ainda muito o que se evoluir nessa área.
Quando
comecei a me aprofundar nisso, o objetivo era obter maior conhecimento e mais detalhado,
para usar os equipamentos certos e que se comunicassem corretamente, com a melhor
qualidade final possível. Ou, ao menos, conhecer mais as limitações e
características, pois passar pelo processo de “Teste Prático”, com essa
infinidade de opções disponíveis, ficaria totalmente impraticável.
Então passei
a captar as experimentações já feitas por audiófilos dos fóruns internacionais,
com as mais diversas combinações possíveis e os problemas enfrentados.
O passo seguinte foi
conseguir adquirir os equipamentos, que havia avaliado na teoria e que atenderiam
minhas expectativas, para experimentar o resultado na prática.
A seguir, compartilharei,
de forma macro, uma visão geral sobre as soluções, pois é importante para
entendermos onde queremos chegar e o que faz ou não sentido. E, na seqüência,
alguns resultados obtidos na prática, depois de algumas experimentações que pude
fazer com alguns equipamentos adquiridos.
O sistema para reproduzir
música digital de Hi-Res nada mais é que um computador, que processa o sinal, e um
software, que controla e executa esse arquivo de áudio, armazenado localmente ou
via streaming de internet, em um conjunto como o demonstrado no diagrama abaixo:
Esse conjunto (figura
1) Controlador + Gerenciador de Mídia e Base de Dados (metadata) + Player,
pode estar em uma única plataforma (ex.: streamer in a box) ou separado
(ex.: PC Audio) para executar os arquivos de áudio que podem estar armazenados
localmente ou via streaming, mas no final o resultado disso acaba no
sistema de áudio existente para ser reproduzido.
Antes de chegar na reprodução final, no sistema estéreo, o sinal passa por um
conversor Digital/Analógico (DAC), que pode ser interno ou externo, para converter
os diversos formatos de arquivos de áudio (WAV, FLAC, DSD64/128/256/512/1024,
DXD, PCM, ALAC, AIFF), sendo que no externo, apesar de outras formas, comumente
o sinal é via USB, onde teremos mais uma série de informações que se estenderá em
um artigo futuro, exclusivo para esse tema.
PS.1.: Pretendemos, no final de novembro/2019, ministrar mais
um curso de Avaliação Musical. Será nos dias 29 e 30 de novembro, e 01 de
dezembro. Terá início na sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das
18hs. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11hs,
haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida,
após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante
saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta
apenas 4 participantes. Veja o
Audiophile News 438
para mais informações.
PS.2.: Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu
nome e número de
celular, que teremos prazer em acrescentá-los.
Aquele
abraço!
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