Número 468
Como Cheguei Até Aqui!
Áudio
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
No WhatsApp,
alguns me pediram para descrever minha sala e contar como cheguei ao sistema
que tenho hoje. Considero o meu sistema, como muitos devem considerar os seus,
bem equilibrado, neutro e musical, com boa dinâmica e textura. No artigo
Nossa
História, descrevi algumas experiências que realizamos e como evoluímos
através do tempo. No
Convite para Audições,
está descrito o sistema que tenho hoje. É um bom sistema, ainda longe do som ao vivo, que acho inatingível e,
portanto, a procura por otimização é permanente e contínua.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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O Que é Relevante no Áudio
Dois parâmetros são
relevantes para que possamos atingir uma reprodução correta e agradável: a
acústica da sala e o nosso conhecimento de música ao vivo! Somente estes dois itens! Os
equipamentos, que a maioria considera o item mais importante, na verdade, não
são tão relevantes. Praticamente é possível atingirmos resultados
muito bons com todas as marcas. Mas, para tanto, precisamos de ouvidos educados
e do referencial da música ao vivo. Senão, será difícil conseguirmos discernir
claramente o que está certo e o que não está. E, inadvertidamente, alguns acabam se acostumando a
ouvir um som desajustado, ou pouco refinado, e não se dão conta disto!
Felizmente, são poucas as marcas
que realmente
não nos permitem obter um bom resultado
sonoro. Adquirindo-as, entramos por um "galho do pinheiro" e, enquanto
não retirarmos este componente do nosso sistema, não conseguiremos progredir em
direção ao
Topo
do Pinheiro.
Agora, o nosso conhecimento
de música ao vivo é que são elas!! E isto varia muito...muito mesmo, de
ouvinte para ouvinte. Por exemplo, ter tocado um instrumento musical, na
juventude,
faz muita diferença! Toquei piano na infância e juventude, por 5 anos, e acordeom
por 3 anos. O Flavio tocou piano e ainda toca muito bem o violão. Uma
experiência assim já nos permite ter uma noção musical para começar a separar o
joio do trigo, entendendo o que está
correto e o que não. Ter o ouvido educado é muito importante, pois o ajuste fino
do seu som é de sua total competência e só depende
de você! Mas a grande maioria não teve esta oportunidade, de ter aprendido a tocar algum
instrumento. Assim, uma forma de suprir essa necessidade é escutar instrumentos
acústicos, sem nenhuma eletrônica e sem
amplificação, em shows, bares, salas de concerto, enfim, seja lá onde for.
Mesmo assim, as
diferenças na percepção musical continuarão a ser ainda muito grandes de ouvinte
a ouvinte. Porque as nossas experiências de audição são muito diferentes, de audiófilo
para audiófilo e mesmo entre melômanos e músicos.
Leve-se em conta que,
fora isso, ainda existem dois grandes grupos de ouvintes, como temos mostrado no nosso curso
de
Avaliação Musical: os
Sintéticos e
os Analíticos. Os sintéticos têm maior facilidade para ouvir as
fundamentais e os analíticos ouvem melhor os harmônicos. Se não bastasse, existe
uma graduação entre sintéticos e analíticos, que vai de -1, o sintético extremo,
aquele que
ouve basicamente as fundamentais, decrescendo até 0 e, a partir daí, seguindo até +1,
onde está o analítico extremo, que ouve predominantemente os harmônicos das notas.
E como vocês podem ver, no gráfico acima, realizado pelo Dr. Peter Schneider, nos
porões do Departamento de Neurologia da Universidade de Heidelberg, Alemanha,
a maioria dos ouvintes está nos extremos! Portanto, meus amigos, cada
ouvinte, audiófilo, melômano, músico, maestro e todos os outros que deixo
aqui de mencionar, ouve música de maneira muito diferente e peculiar, um em
relação ao outro.
Embora cada pessoa
aprecie a música à sua maneira, e o seu sistema reflita a sonoridade que mais
lhe apraz, vamos dizer que há um desvio padrão, ditado pelo bom senso, que
indica se aquele resultado sonoro está dentro do aceitável ou não. Também
podemos progredir em direção ao "topo do pinheiro", estudando parâmetros que nos
indiquem como fazer uma avaliação musical
mais correta. Além disso, ouvir música ao vivo, vai nos permitir fazer escolhas
e correções mais assertivas nos nossos sistemas de áudio (Vejam, no site, a série de artigos
escrito por Flavio Adami:
Parâmetros da Avaliação Musical) e chegar o mais próximo possível do som
ao vivo!
PS.:
1. Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados neste
início de ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15
de setembro deste ano que, no momento, ainda tem 3 vagas. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e
realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que
tipo de ouvinte é: sintético ou analítico e a graduação correspondente! Cada curso tem vaga apenas para 4
participantes e a inscrição será por ordem de chegada. Acessem o
Audiophile News 438, para obterem maiores informações.
2. Estaremos também
realizando um outro curso, organizado pelos participantes, nos dias 30 e 31 de agosto
e 1° de setembro, mas este curso já está completo.
3. Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu
nome e número de
celular, que teremos prazer em acrescentá-los.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
Novo
powerline Audiófilo lf-120
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