Número 460
Qual o Elo mais Fraco de um Sistema?
9ª. Parte
Elétrica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
No
Audiophile News 443,
iniciamos uma nova série a respeito dos elos fracos em um sistema de áudio e
vídeo, apresentando todos os itens importantes na ordem de relevância. Assim, nos
últimos artigos, analisamos todos os aspectos relevantes da acústica. Agora, partir
deste artigo, vamos analisar a parte da elétrica, que é também de suma
importância. Enquanto a acústica é responsável por aproximadamente 50% do resultado sonoro final,
a elétrica responde por cerca de 30%. Portanto, apenas estes dois itens,
somados, já perfazem 80% do resultado final. Sabemos que muitos não acreditam
nisto, porém quando alguém muda de sala, por estar mudando de apartamento/casa,
por exemplo, percebe que o som pode se desajustar muito, ficando até difícil de ouvir, e
o reajuste se torna muitas vezes bem trabalhoso. E isto também ocorre com a elétrica!
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Elétrica:
Seus Tópicos
A elétrica tem vários aspectos importantes que
precisam ser considerados para a boa alimentação de um sistema de som e imagem.
Porém, antes de
abordarmos este assunto, queremos relembrá-los que vocês poderão encontrar os vários
parâmetros da avaliação
musical, na
excelente série escrita pelo Flavio Adami, que começa no
Audiophile News 210 e se estende por 7 artigos, onde ele faz menção a cd´s, como
exemplos para vocês poderem avaliar os seus sistemas.
Como dissemos, a elétrica
possui uma forte influência no resultado final, e essencialmente na imagem do
palco sonoro. No
Audiophile News 224, o Flávio falou a respeito do palco sonoro, que
possui alguns subitens importantes. Publicamos também vários artigos a respeito
deste assunto como:
Um dos
Melhores Palcos Sonoros,
Palco
Sonoro II, e muitos outros.
Muitas pessoas que visitam
o nosso laboratório comentam a qualidade sonora do nosso sistema de áudio,
principalmente o aspecto do palco sonoro, que possui parâmetros como
profundidade, vários planos, altura,
lateralidade e imagem, entre outros.
A imagem, é constituída
dos instrumentos musicais, como violões, violinos, baterias, instrumentos de
sopro e de cordas, vozes, coros, conjuntos vocais e outros, dividindo-se em dois
aspectos muito importantes, o foco e o recorte. Na reprodução musical,
podemos detectar onde cada instrumento está localizado. O foco da imagem de um
instrumento é o local onde ele se encontra, é o centro espacial deste instrumento, ou
seja, onde a parte central do instrumento, ou das vozes, está localizada. Este foco deve ser
o menor possível (bem definido) para se ter um bom palco sonoro e se obter uma boa
profundidade. Focos muito grandes significam que os instrumentos vieram
mais para a frente, perdendo a profundidade, tornando o som chapado. Já o
recorte representa a parte limítrofe entre o foco de um instrumento e o foco do próximo
instrumento ao seu
lado. Este recorte, muitas vezes, pode ser muito difuso, sobrepondo o foco de um instrumento
sobre o foco do outro, não permitindo mais uma nítida separação entre os
instrumentos/voz, levando a embolar o som. Para que o recorte seja o mais nítido possível, evidentemente
se estivermos usando um cd de boa gravação, a energia elétrica e o aterramento devem ser tratados
corretamente, de forma a separar os focos dos instrumentos entre si. Para se conseguir este
resultado, vários aspectos da energia elétrica devem ser considerados, e é a
respeito destes pontos que queremos lhes dar uma idéia nos próximos artigos. São
eles:
-
A
Voltagem de alimentação do sistema e a freqüência da rede;
-
Os
Harmônicos da energia elétrica;
-
A
instalação elétrica da casa/apartamento e a fiação;
-
A
instalação elétrica da sala de audição;
-
O
Aterramento;
-
Os
equipamentos de filtragem da energia elétrica.
Nos próximos artigos vamos tratar de cada um destes aspectos e mostrar-lhes o
que já escrevemos a respeito destes assuntos e lhes apresentar as últimas
pesquisas que fizemos na reprodução sonora.
PS.: Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados neste
início de ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15
de setembro. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e
realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que
tipo de ouvinte é: sintético ou analítico! A inscrição será por ordem de chegada. Vejam o
Audiophile News 438, para obterem maiores informações.
Estaremos também
realizando um outro curso, organizado pelos participantes, em 30 e 31 de agosto
e 1 de setembro e este curso já está completo com 4 participantes.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
Novo
powerline Audiófilo lf-120
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