Número 451
Pura Paixão!
Equipamentos e Cabos
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Robert Harley, jornalista
americano da revista the absolute sound, uma das grandes autoridades no
assunto de equipamentos, costuma dizer que high end é paixão. E ele se refere não apenas
à paixão de quem compra, mas principalmente daqueles que os projetam e fabricam.
A confusão com o termo
high end, entre outros aspectos, decorre do fato de que, hoje, as tecnologias evoluem muito
rapidamente e isso atiça o apetite do consumidor.
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Para muitos, é algo impensável ter em casa um aparelho tecnicamente defasado e com menos recursos
que os recém lançados. Na prática, isso vale muito mais para o
segmento de vídeo, em que TVs, projetores e players ganham novas funções
a cada momento.
No áudio, esse processo é bem mais lento, inclusive no caso dos toca discos, que
nos anos noventa andaram meio sumidos e, depois, retornaram com força total, mostrando sua
superioridade no audio high end.
O que identifica um
equipamento high end, são: os componentes internos de alta performance; o
baixo nível de distorção; os graves firmes e controlados, espalhando-se
suavemente pelo ambiente; a reprodução homogênea e agradável de médios e agudos,
sem cansaço auditivo; o preenchimento completo do ambiente, com abertura lateral dos sons,
como numa sala de concertos; a emissão clara das notas musicais, junto a um palco sonoro;
a separação dos instrumentos, permitindo ouvir cada um deles com maior nitidez; e,
claro e óbvio, um tratamento acústico em que se possa ter todos esses detalhes
com a máxima clareza.
Eu diria que, no Brasil, o
áudio high end anda mal das pernas. Devido ao preço exorbitante dos
equipamentos, muitos distribuidores fecharam, basta ver que não temos mais uma
revista física, ao contrário da Europa e Estados Unidos, com revistas como: a
the
absolute sound e stereophile, AUDIO e stereoplay na Alemanha; Alta Fedeltá, na Italia; Diapason,
na França; HIFI CRITIC, na Inglaterra; entre tantas outras.
No Brasil, vivemos a era
da música de consumo rápido, shows em estádios, com sons ensurdecedores, ou seja,
dessa forma fica difícil surgirem novos audiófilos! Em São Paulo, por exemplo,
temos a Sala São Paulo e o Theatro Municipal, com música numa acústica apropriada,
sem microfones, onde se pode ter uma noção correta do instrumento, ao vivo, dentro
do estilo clássico. Na década de setenta, o Municipal se prestava para
apresentação de grandes bandas e todos outros estilos de jazz, o teatro
Paramount, na Brigadeiro Luiz Antônio, com os shows do Fino da Bossa, onde
microfone nem pensar e, desta forma, tínhamos um maior aprimoramento de nossos
ouvidos.
Locais como o Theatro Municipal e a Sala São Paulo poderiam abrigar artista
famosos de jazz e outros gêneros, porém os ingressos teriam um preço
impraticável!
Fica difícil afinar
nossos ouvidos, sem uma referência de qualidade num ambiente com boa
acústica. Entretanto, a paixão pelo áudio continua. Deu para perceber isso pelo
nosso Curso de Avaliação Musical, onde os participantes mostraram uma grande
vontade de acertar seus sistemas, para tentar chegar ao máximo de qualidade na
reprodução, independente de referências.
Um sistema de qualidade,
montado numa sala de boas dimensões, com a acústica e elétrica devidamente
tratadas, utilizando gravações de referência, passa, com muita clareza, aquela
sensação de música ao vivo, num ambiente de pequenas dimensões, se comparado a
uma sala de concerto, porém muito
próximo da realidade, o que os bons ouvidos exigem e merecem! E não é necessário
gastar uma fortuna para isto, pois a eletrônica, com exceção das caixas acústicas,
é a de menor importância!
PS.: Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados neste
início de ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12
de maio. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e
realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que
tipo de ouvinte é: sintético ou analítico! Cada curso tem vaga apenas para 4
participantes e a inscrição será por ordem de chegada. Vejam o
Audiophile News 438, para obterem maiores informações.
Aquele
abraço!
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