Número 449
As
bookshelf Totem Sky
Equipamentos e Cabos
Samy
Waitzberg
waitzberg@gmail.com
Ano passado comprei o meu primeiro amplificador integrado, o
Luxman 590AX.
Por não ter uma sala própria para audição, resolvi usá-lo no escritório, com
caixas posicionadas sobre a escrivaninha. As caixas que eu usava, até então, eram
as
Genelec 8040,
que são ativas (possuem amplificação própria, não podendo ser usadas com o
Luxman). Então, comecei a buscar caixas passivas para
near field,
mas que pudessem também ser usadas no futuro em um setup convencional.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os
direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br
Após pesquisar e testar diversas marcas e modelos, entre eles as
Dynaudio Special Forty (58 pontos de QS),
Burmester B10
(55 pontos de QS),
TAD ME1
(não avaliada pela stereoplay),
e
Focal Sopra 1
(59 pontos de QS),
acabei batendo o martelo nas
Totem Sky.
Essas
bookshelf
Totem Sky
(2.200,- Euros)
foram avaliadas pela revista alemã stereoplay (07/17), onde
receberam 55 pontos de qualidade sonora,
dos 63 possíveis.
Portanto, ficaram muito
bem colocadas.
As
campeãs, que conquistaram os 63 pontos, na avaliação da revista alemã, foram as
Magico Mini II com pedestais (37.000,- Euros).
As Sky, como está implícito em seu nome, têm o som transparente e claro como um
céu azul. Muito detalhadas e dinâmicas, me agradaram desde a primeira
audição. No entanto, há de se ter cuidado com o pareamento. As Sky podem soar um
tanto agressivas se amplificadas por eletrônicos que tendem a ser harsh.
Fora isso, elas têm a tendência de revelar as imperfeições de certas gravações,
sujeira de agulhas, problemas elétricos, etc.
As Totem Sky são caixas pequenas em relação à média (30 x 16 x 23 cm). Elas têm
um woofer de 5” e um tweeter
soft dome
grande, de 1,3”, divididos por um crossover de primeira ordem em 2,5 kHz.
Suspeito que isso tenha a ver com a transparência delas, já que o tweeter
desce bem e ajuda nos médios, que são ricos e presentes. Os graves, apesar de
não terem a extensão de caixas maiores (descem até 48 Hz), são controlados e
aparecem bem, quando as caixas estão próximas à parede de fundo, auxiliados pelos
dutos traseiros (a Totem recomenda deixar de 15 a 92 cm de distância).
Com o preço de US$ 1850 (par), as Sky são caixas fáceis de se recomendar. Elas
têm impedância de 8 Ohms e sensibilidade de 87 dB, com power handling de
30W a 500W, portanto uma boa dose de potência é interessante. A resposta de
freqüência vai de 48 Hz a 29,5 kHz, e as caixas podem ser bicabladas.
No último fim-de-semana, participei do Curso de Avaliação Musical do nosso
querido Jorge Knirsch e do Flávio Adami. Foram três dias de muita informação
relevante, e audições críticas na sala dedicada. Lá, fizemos o teste para
identificar se somos ouvintes sintéticos ou analíticos, e obtivemos resultados
diferentes para cada participante, o que foi bastante interessante. Além disso,
contamos com a simpatia da dona Cecília, esposa do Jorge, que nos serviu
cafezinhos e bolos deliciosos. E por falar em bolos, tivemos ainda a cereja do
bolo do curso, que foram dois dias de audição
in loco
na Sala São Paulo, onde ouvimos obras do compositor brasileiro Camargo
Guarnieri.
Bravo!!!
O
próximo Workshop foi marcado para os dias 10, 11 e 12 de maio de 2019. Começa na sexta-feira,
das 14 às 17 horas. No sábado e no domingo haverá aula de manhã,
das 9 às 11 horas e, à tarde, das 14 às 18 horas. O local do workshop será
no Laboratório de
Acústica e Áudio, com endereço no Fale Conosco do site. Serão fornecidos apostila e
certificado de participação. Inscrições pela ordem de manifestações. Para maiores informações,
enviem um e-mail para o
Jorge Knirsch,
jorgeknirsch@byknirsch.com.br.
Um forte abraço a todos!
E ótimas audições!
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