Número 448
Sucesso!
Workshop
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
O curso de
Avaliação Musical realizado nos dias 15, 16 e 17 de março de 2019, sem dúvida, foi um
grande sucesso! O nosso Laboratório de Acústica e Áudio comporta um número
máximo de quatro participantes e, neste último
curso, participaram três alunos, sendo um de Anápolis/GO, um de Natal/RN, e
um de
São Paulo/SP. Esta quantidade máxima de participantes nos é determinada pela própria
exigência acústica da sala e isto também é bom, pois colabora para um melhor
aproveitamento dos nossos alunos.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br
O
curso, de três dias, é dividido em duas sessões, envolvendo uma parte teórica,
pela manhã, e uma parte prática, no período da tarde, na nossa
Sala de Audição
Crítica.
Na parte teórica, falamos, por exemplo, dos tipos de salas, ou seja, qual a
melhor sala para se ouvir música, qual o volume ideal de uma sala, tempo de
reverberação, o timbre e seu envelope, e vários outros temas.
Comentamos também assuntos como: os instrumentos de uma orquestra e seus timbres,
o envelope sonoro que envolve ataque, decaimento, sustentação e relaxamento.
Sem dúvida, uma das coisas que mais chama a atenção e entusiasma os participantes é o
teste utilizado para identificar se eles são ouvintes sintéticos ou analíticos, ou seja,
se ouvem mais as fundamentais ou os harmônicos da música. Este teste é feito
individualmente e nos mostra como somos tão diferentes uns dos outros! E cada um
tem a possibilidade de se conhecer melhor!
Temos também discos selecionados para evidenciar parâmetros importantes como:
equilíbrio tonal, palco sonoro, textura, dinâmica, transientes, corpo harmônico,
organicidade e transparência, resolução e nitidez.
A nossa sala de audição
crítica possui um tempo de reverberação em torno de
0,2s e foi construída dentro da proposta de norma IEC 60.268-13. Conforme
mostrado no
Audiophile
News 445, é uma sala de 4a. categoria.
Os equipamentos que compõem a sala são: toca discos Rega RP3, com cápsula Ortofon
Quintet Black, pré de fono Musical Fidelity MX vinil e fonte de corrente
projetada pela By Knirsch (Shunt
Regulator). A parte digital é composta pelo cd Player Yamaha
CD-S3000, com pré amplificador Mark Levinson ML 326S e com o power também Mark
Levinson ML-532H. Cabeação de interconexão Top Wonder Splendid, em XLR e RCA para
a parte analógica, e cabos de caixas acústicas Top Wonder Excellance. Caixas
acústicas Revel Performa F52 e, para uma filtragem mais precisa da corrente
elétrica, temos seis condicionadores de energia Powerline Audiófilo lf-115
ligados em série. (Convite
para Audições) Esta sala, pelas suas
características, precisou de um alívio de pressão dos
graves e também de dois absorvedores de membrana para as baixas freqüências.
Boas audições a todos!
O segundo curso de Avaliação Musical será realizado nos
dias 29, 30 e 31 de março e já está completo. Caso haja mais interessados,
formaremos uma nova turma na primeira quinzena de maio/19. Contamos com vocês!
Aquele
abraço!
Não desejando mais receber Audiophile News
responda a este e-mail com a palavra descadastrar.