Número 446
Uma Experiência
Auditiva
Mídia Gravada
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Binaural
literalmente significa "possuindo ou sendo relacionado às duas orelhas". A audição binaural, juntamente com a filtragem de freqüências, permite aos animais
determinar a direção da origem dos sons.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br
Esta é
uma técnica de reprodução de gravação e reprodução sonora bastante interessante,
pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente.
Alguns áudios binaurais também são usados em terapias. Tais áudios têm o poder
de acessar, em uma certa freqüência, o subconsciente humano, podendo alterar
coisas no corpo, como a liberação de endorfina, e também são usados para meditação.
Para a gravação, são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim.
Os microfones devem ser colocados na posição das orelhas. A banda Pink Floyd tem
um álbum gravado com essa técnica, intitulado The Final Cut, bem como a banda
Pearl Jam, que gravou um álbum utilizando esta técnica e o batizou com o próprio
nome da técnica, Binaural.
As gravações binaurais são feitas especificamente para serem ouvidas através de
fones de ouvido. Isso porque, ao ouvir o som pelas caixas de som, a orelha
esquerda e a direita podem ouvir o som proveniente de ambos os alto falantes.
Diferentemente, ao ouvir o som através de fones de ouvido, o som do fone esquerdo
é audível apenas para o
ouvido esquerdo, enquanto o som do fone direito é audível apenas para o ouvido
direito. Assim, uma vez que, em uma mídia binaural, a fonte de som é gravada por
dois microfones separados, que são colocados a uma distância comparável às duas
orelhas e não são misturados, a percepção do áudio se torna completamente
diferente do usual. Em síntese, ouvir um áudio binaural, por meio de fones de
ouvido, simula a audição real pela qual as pessoas ouvem sons ao vivo. Dessa
forma, o ouvinte tem a impressão de estar próximo ao vocalista e consegue também
ter uma noção da fonte sonora, ou seja, se o vocalista se distancia, o som parece
estar mais longe, se ele se aproxima, o som parece estar mais perto.
Usando apenas o sentido da audição, por exemplo, é possível perceber quando alguém
está se aproximando e até mesmo de qual direção vem determinado barulho ou
grito. Para nossa alegria, nossos ouvidos evoluíram dessa forma, possibilitando
que possamos captar a profundidade de alguns sons. Para criar uma imersão ainda
maior, em experiências cinematográficas, foram desenvolvidos sistemas de
áudio que possibilitam emular a forma como os áudios deveriam ser ouvidos, caso a
cena de um filme acontecesse na vida real. Entretanto, esses sistemas dependem da
instalação de diversas caixas acústicas e da posição do telespectador, como no
caso de sistema surround multi canais.
No entanto é possível recriar esses efeitos, no sistema binaural, com apenas um
fone de ouvido estéreo, daqueles mais comuns, para a gente se divertir com a tecnologia.
Apesar de ainda surpreender muitas pessoas que escutam esse
tipo de áudio pela primeira vez, a gravação binaural não é nada recente. O primeiro uso dessa
tecnologia foi feito em 1881, em Paris, em um sistema conhecido como Théâtrophone, serviço
francês que permitia aos seus assinantes ouvir teatro e shows de ópera pelo
telefone, com ajuda de um headphone especial que levava o som aos dois ouvidos.
Com o passar do tempo, artistas da indústria fonográfica se interessaram pela
tecnologia e também inseriram efeitos binaurais em suas faixas, dando um toque a
mais nas gravações.
Eu cheguei a escutar o LP do Pink Floyd, The Final Cut, no sistema binaural
através de fones, e realmente a sensação auditiva é muito interessante, onde a
percepção de profundidade é diferente da convencional.
A revista Stereoplay lançou um cd intitulado " Magical Binaural
Recordings", da gravadora Chesky Records. Mesmo sem os fones, através de um bom
sistema, numa sala com boa acústica, a sensação de palco e profundidade é bem
interessante, com uma audição diferenciada das gravações
convencionais.
Este cd veio junto à revista alemã stereoplay, de janeiro de 2019, e pode ser adquirido através do site www.stereoplay.de.
Boas audições a todos! Conto com vocês para o segundo curso de Avaliação
Musical, que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março e que tem duas vagas
disponíveis.
Aquele
abraço!
Não desejando mais receber Audiophile News responda a este
e-mail com a palavra descadastrar.