Número 418
Uma Nova Tendência
Equipamentos e Cabos
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Quando
era um hobbysta fanático, DIY (do it yourself), chegava a fazer
experiências com inúmeras coisas que dizem respeito ao áudio. Construí de tudo, deste cabos, pré
amplificadores, e até caixas acústicas. Construí caixas acústicas de madeira
maciça, usando compensado naval, e também, vejam só, caixas de concreto. Este é
um material
extremamente inerte, que oferece várias vantagens na reprodução, mas com
inúmeras desvantagens físicas, principalmente o seu excessivo peso. Naquela época, fundia
individualmente cada um dos lados das caixas e, depois, cimentava uns nos outros. As
dificuldades eram enormes, principalmente na hora de locomover cada caixa para o
seu exato lugar
na sala de audição. Porém, o resultado sonoro chamava a atenção!
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Quando as caixas eram equipadas também com suspensão acústica, o
resultado ficava melhor ainda, graves muito definidos, médios e agudos
muito limpos e naturais, de forma que proporcionavam
uma agradável audição. No entanto, como o processo de fabricação era muito complexo,
apesar do excelente resultado sonoro alcançado, e não tendo acesso a uma
câmera anecóica, para realizar as curvas de respostas necessárias, desisti de continuar neste
desenvolvimento. Passei, então, a me dedicar à parte mais importante do áudio,
que é a acústica.
Acontece que, através destes anos todos,
com o desenvolvimento de uma massa especial, várias
firmas européias e americanas desenvolveram processos de fabricação de
caixas acústicas de concreto, criando moldes e fundindo as caixas. Com isto, a espessura das
paredes pôde ser controlada, de forma a diminuir um pouco o enorme peso
que estas caixas possuem.
A revista AUDIO alemã, de
agosto de 2018, testou quatro caixas acústicas, feitas de concreto, de fabricantes,
para nós, totalmente desconhecidos:
CAIXAS
ACÚSTICAS DE CONCRETO |
FABRICANTE |
MODELO |
PESO Kg |
PRINCÍPIO |
EXECUÇÃO |
QS |
AK |
PREÇO (EUROS) |
Lautbrecher |
Rohling CL-03 |
8 |
Bassreflex |
Duas Vias,
Bookshelf |
83 |
79 |
1.750,00 |
Concrete
Audio |
N1 |
80 |
Suspensão |
Duas Vias,
Torre |
101 |
65 |
11.900,00 |
BETONart
Audio |
Syno |
60 |
Bassreflex |
Duas Vias,
Torre |
99 |
59 |
7.350,00 |
Gravelli |
Virtuoso |
15 |
Suspensão |
Duas
Vias, Bookshelf |
81 |
a |
4.900,00 |
Legenda: Peso em kg. QS = Qualidade Sonora. AK= índice de
compatibilidade com amplificadores. Vejam:
O
Áudio e o Pinheiro - 3º Parte, a = caixa
acústica ativa.
Todas
as quatro caixas têm o selo de "recomendada" pela revista. Três destes
novos fabricantes surgiram na Alemanha, mas podemos
também encontrar inúmeros fabricantes nos EUA. Vocês, colocando no Google:
Loudspeakers in Concrete, vão descobrir muitos modelos de
caixas acústicas americanas, feitas de concreto, e, inclusive, algumas dessas
caixas testadas pela AUDIO.
As caixas Modelo Rohling CL-03
foram
fabricadas pela Lautbrecher, empresa especializada em caixas acústicas
de
concreto, criada em 2016, em Düsseldorf, Alemanha. Estas caixas contêm um altofalante
norueguês, coaxial, da SEAS
(Scandinavian
Electro Acoustic Systems),
possuem boa resolução,
apresentando uma audição muito natural. Falta-lhes apenas uma extensão nos graves, que pode
ser compensada com um subwoofer. São caixas pequenas, cada
uma pesando 8 kg, e o fabricante garante frete gratuito para o mundo
todo.
As caixas modelo N1, da empresa Concrete
Audio (fundada por Frank Nebel), são produzidas na cidade de Weimar, na antiga Alemanha Oriental, porém
são também conhecidas nos EUA. Das quatro caixas testadas, são as que
obtiveram a maior pontuação sonora e as que apresentaram a melhor curva
de resposta. Possuem uma
resolução muito detalhada e excelente grave. Fabricadas usando o
princípio de Joseph D´Appolito, contêm alto-falantes da Scan Speak,
dinamarqueses.
Como estas caixas todas são fundidas em moldes especiais, possuem uma
apresentação muito decorativa e bonita. As N1 pesam 80 kg cada! Seu
preço é competitivo, pois está no nível de caixas
acústicas como a Tannoy Kensington GR (12.000,00 Euros), a PCM Fact 12
(14.000,00 Euros), ou a Gauder Cassiano II D (17.000,00 Euros), todas
mais caras.
A BETONart Audio, empresa fundada
por Jörg Wähdel, físico diplomado, apresenta a torre Syno, em
configuração D´Appolito também, com QS=99. A fábrica fica em Heidelberg, Alemanha.
Este modelo utiliza alto-falantes da Wavecor, fabricante chinês de
alto-falantes de alta tecnologia. A curva de resposta de freqüência é
bem plana, com baixa distorção harmônica, boa dinâmica e ótima resolução.
O fabricante Gravelli
apresenta a caixa bookshelf Virtuoso. Este fabricante, ao contrário do que
poderíamos imaginar, não está na Itália, e sim na cidade de Praga, na
República Checa. Esta caixa possui um grave muito presente, com alguma coloração nos
médios e agudos. O amplificador é da Hypex, que praticamente tem quase o
monopólio mundial para amplificadores de caixas acústicas ativas.
Olhando a lista geral da
AUDIO, verificamos que estas quatro caixas possuem um preço compatível
com as outras de mesma pontuação.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
TOP Wonder Excellence RCA Digital
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