Número 393
A Insana Luta pela Redução da Distorção Harmônica Total (THD%)
Equipamentos e Cabos
Jorge
Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Como vocês devem saber, todo contato elétrico possui uma impedância, que é a soma de uma
resistência, uma capacitância e uma indutância. Normalmente, esta impedância é de
baixíssimo valor, porém é um valor que, quando em série com o sinal de
áudio/vídeo, ou com a energia elétrica de alimentação dos aparelhos, provoca uma
pequeníssima distorção harmônica que altera o sinal original.
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Assim, todos os contatos existentes em nossos sistemas de áudio/vídeo
como, por exemplo, as chaves liga-desliga dos aparelhos, os relês internos nos
circuitos eletrônicos de chaveamento de entradas, os plugues dos cabos de
força e seus conectores IEC (vejam o
Audiophile News 19),
os
conectores RCA e XLR dos cabos de interconexão, e tantos outros, influem
no resultado sonoro que obtemos.
Os parâmetros que mais
influem nas impedâncias destes contatos são, em primeiro lugar, o
próprio material dos contatos e, depois, a pressão entre estes contatos, que é
constituída pela área de contato e a força entre as duas superfícies.
Os materiais empregados dependem da aplicação. Por exemplo, nos contatos
de relês eletromecânicos, o melhor material a ser empregado é uma liga
de óxido de cádmio com prata, pois este material precisa atender duas
premissas importantes: apresentar baixa impedância elétrica e alta
dureza, para não ser rapidamente consumido por eventuais arcos elétricos
entre os contatos durante a abertura ou fechamento do relê.
Já nos plugues e
conectores IEC de cabos de força e nas tomadas, o melhor material é o cobre.
Evitem usar materiais como cobre niquelado, ou ligas de cobre em geral, como cobre-cádmio e cobre-berílio, aço cobreado, prateado ou
dourado. Outro material que também pode ser usado é o latão, que é uma
liga de cobre com porcentagem variável de zinco e, muitas vezes, com
outros metais também.
Outro parâmetro
importante é a pressão de contato que, quanto maior for, melhor! Esta
pressão
depende da área de contato e da força que une os elementos entre
si, como falamos acima.
E a razão deste Audiophile News é uma modificação, em conectores IEC de
cabos de força, que nosso amigo audiófilo, Wellington Pereira de Sousa, de Anápolis-GO, realiza.
O Wellington consegue introduzir um pedaço de
fita metálica, com característica de mola, nos contatos fêmeas do conector
IEC,
de ambos os lados, para aumentar a pressão dos contatos. Esta fita
metálica é aquela fita de corda de relógios antigos, que possui uma
excelente propriedade de mola. A pressão de contato cresce muito e fica
até difícil introduzir o conector IEC fêmea no macho dos aparelhos. O
resultado sonoro é surpreendente! A resolução de toda banda do áudio
aumenta. O médio e o agudo ficam mais suaves, permitindo maior descanso auditivo.
E o
grave fica mais seco.
Coloco aqui duas fotos
dos conectores IEC para mostrar a posição das molas, colocadas ao lado
das lâminas de cobre dos contatos fêmeas.(a parte mais escura). Quem
desejar se comunicar com o Wellington, o número do celular dele é: (62) 99313-4921,
e seu telefone fixo: (62) 3943-5630.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a
próxima!
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