
Número 388
Haja Bolso!
Equipamentos e Cabos
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
         
          
Se você é um audiófilo
apaixonado, é bom saber que, da mesma maneira que somos vidrados por automóveis incompráveis, como Ferrari, Lamborguini e outros, dentro do áudio também existem 
caixas acústicas fora da realidade para os nossos pobres bolsos.
 
        
        © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os 
		direitos reservadosia de desta
         http://www.byknirsch.com.
          Além de 
serem tremendamente caras, não é qualquer sala que suportaria as dimensões 
avantajadas da maioria delas.
 Que tal começarmos com um par das Magico Ultimate lll, pela bagatela de US$ 600.000 
dólares? Estas caixas têm 2.40m de altura e cada uma pesa 365kg. Utilizam 4 cornetas em 
alumínio e duas unidades de subwoofers, com crossover otimizado 
digitalmente, para uma perfeita resposta de freqüências e coerência de fase.
          
Que tal começarmos com um par das Magico Ultimate lll, pela bagatela de US$ 600.000 
dólares? Estas caixas têm 2.40m de altura e cada uma pesa 365kg. Utilizam 4 cornetas em 
alumínio e duas unidades de subwoofers, com crossover otimizado 
digitalmente, para uma perfeita resposta de freqüências e coerência de fase.
          Temos também a opção de 
um par de Wilson Audio WAMM, pela bagatela de US$ 685.000 dólares, que ainda nos 
dá 
a opção de utilizarmos um par do Master Subsonic Subwoofer ao custo de US$ 45.000 
dólares cada! Segundo a opinião dos críticos, apesar da necessidade de salas de 
grandes dimensões, possuem uma sonoridade doce e fantástica, com um palco sonoro 
espetacular e uma profundidade dos graves assustadora.
          Um pouco mais baratas, 
mas mesmo assim ainda incompráveis, temos a opção das Raidho Acoustics D-4.1, 
por US$ 138.000 dólares, produzidas na Dinamarca. Esse preço mais em conta é porque 
são uma versão compacta das famosas D-5. Utilizam 4 woofers de 8", dois
mid range e tweeter tipo ribbon. Têm 1.95m de altura e pesam 
165kg/cada.
 Temos também a MBL 101 X-Treme, por US$ 263.000 dólares, utilizando o famoso 
sistema omnidirecional MBL 101s, juntamente com o sistema D'Appolito e, separadamente, três 
gabinetes e seis woofers para cada canal. O sistema ominidirecional 
proporciona um palco sonoro espetacular, com médios naturais e uma profundidade 
de graves incrível.
          
Temos também a MBL 101 X-Treme, por US$ 263.000 dólares, utilizando o famoso 
sistema omnidirecional MBL 101s, juntamente com o sistema D'Appolito e, separadamente, três 
gabinetes e seis woofers para cada canal. O sistema ominidirecional 
proporciona um palco sonoro espetacular, com médios naturais e uma profundidade 
de graves incrível.
          Temos também um par de 
caixas compráveis, desde que ganhemos algum dinheiro na loteria. As Sonus Faber 
Aida, custam US$ 95.000 e o destaque, sem dúvida, é o design italiano. O desenho 
imita uma lira, com curvatura dupla, combinando madeira e alumínio. Os alto 
falantes são distribuídos em três câmaras, com zero de vibração e ressonâncias, 
segundo o fabricante.
 As caixas que a revista Audio alemã avaliou em primeiro lugar são as Gauder Akustik Berlina 
RC9, que custam US$ 175.000 dólares. Possuem um sistema com 3 
woofers de cerâmica, num sistema de 4 vias com médios e tweeters de 
diamante. Possuem um incrível crossover simétrico ultra-steep de 
50dB/oitava.
          
As caixas que a revista Audio alemã avaliou em primeiro lugar são as Gauder Akustik Berlina 
RC9, que custam US$ 175.000 dólares. Possuem um sistema com 3 
woofers de cerâmica, num sistema de 4 vias com médios e tweeters de 
diamante. Possuem um incrível crossover simétrico ultra-steep de 
50dB/oitava.
          Para completar, e para 
quem gosta de um som de características diferentes, temos as Martin Logan Neolith, por US$ 80.000 
dólares. São um novo modelo, baseado nas tradicionais caixas 
eletrostáticas da marca, e com cores provocantes, como o vermelho Ferrari. 
Utilizam um velho conceito, que vem a partir das famosas Quad inglesas, projeto de Peter 
Walker. Entretanto, os graves são produzidos por woofers convencionais, de 
cone, num gabinete abaixo, onde se consegue uma extensão de graves espetacular.
          Apesar de não termos 
dinheiro para comprar nada disso, é bom sonharmos com uma mega sena e 
talvez, quem sabe, possamos algum dia comprar alguns desses monumentos audiófilos...                  
        
		
		          Ótimas audições a 
		todos! Aquele abraço!                                
		
		
		Não desejando mais receber Audiophile News 
		responda a este e-mail com a palavra descadastrar.