Número 331
Os Mestres do Piano
no
Jazz
2a. Parte
Mídia Gravada
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Dando seqüência ao
Audiophile News 329, vou citar mais alguns pianistas, dentro
de uma geração um pouco mais recente, ao contrário do texto anterior onde,
infelizmente, todos
já se foram.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Gostaria
de frisar que essa escolha tem seu lado pessoal, pois são os pianistas
que aprendi a apreciar desde a minha infância. É lógico que, nessa
lista, caberiam outros que os leitores do
Audiophile News 1, provavelmente,
gostariam que aqui estivessem. Mas, sem dúvida, os escolhidos são
aprovados pela maioria dos críticos e apreciadores do jazz de alto
nível.
Keith Jarrett: É um pianista e compositor, norte americano, cuja
técnica de improvisação conjuga o jazz a outros gêneros e estilos, como
a música erudita, o blues, e o gospel, entre outros. Hoje, aos 71 anos
de idade, continua com uma técnica impecável de execução e improvisação
e, com isso, na minha opinião, é um dos pianistas mais perfeitos que
tive a oportunidade de escutar. A gravação The Köln
Concert, de 1975, foi um dos álbuns de jazz mais vendidos em todos os
tempos. (Veja:
Keith Jarrett, em Paris, ao Vivo e
As Baladas dos Mestres.)
Warren Bernhardt: Hoje, com 77 anos, ainda continua a ser um dos
pianistas mais técnicos e melodiosos que tive a oportunidade de ouvir,
também com uma influência de Bill Evans, no seu estilo, com o qual teve uma
relação de amizade muito próxima. Segundo ele, Evans foi seu mentor e
principal influência. Trabalhou com George Benson e Gerry Mulligan, e fez
parte do jazz Fusion Group Steps Ahead. Na minha opinião, o cd
Amelia's Song foi um dos seus melhores trabalhos. (Veja:
Warren Bernhardt ao Piano.)
Herbie Hancock: Hoje, aos 76 anos de idade, ainda é considerado um
dos mestres do jazz. Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para
Miles Davis, nos anos 60, em um quinteto que se tornou antológico na
historia do jazz. Foi introduzido ao piano Fender Rhodes,
experimentando a improvisada adaptação de um pedal de Wah Wah e uma
câmara de echo (Echoplex). Harold Rhodes, pai do piano elétrico, ao
noticiar essas estranhas e originais conexões, providenciou que essas
adaptações fossem utilizadas em toda a sua linha de pianos.
Brad Mehldau: Hoje está com 46 anos. Começou a tocar aos 6 anos
de idade e estudou piano clássico até os 14 anos. Depois, estudou piano
e composição no Berklee College of Music e na New School for
Jazz&Contemporary Music, tendo sua maior influencia do pianista Fred Hersch. Tocou, por dois anos, com Joshua Redman e,
mais tasrde, com Charlie
Haden, Wayne Shorter, John Scofield e Charles Lloyd. Brad Mehldau tem uma grande
admiração pela música brasileira, em especial por Milton Nascimento e
Chico Buarque. Em 2006, se apresentou no Teatro Ibirapuera.
Michel Camilo: Com 62 anos de idade, é um pianista de jazz e
compositor nascido na Republica Dominicana. Especialista em jazz
clássico e latino, é
dotado de uma técnica perfeita e um enorme poder de improvisação.
Camilo lista algumas de suas principais influências
como: Chick Corea, Keith Jarret, Oscar Peterson, Bill Evans e Art Tatum.
Recentemente, deu
um show no Teatro Renault, numa apresentação solo de grande
sucesso, realizada em junho deste ano. (Veja:
Entre o Jazz Moderno e a Bossa Nova
e
Jazz Contemporâneo!.)
Eliane Elias: Hoje com 56 anos, iniciou seus estudos na Escola de
Música Clam, com Amilton Godoy, do Zimbo Trio. Após uma turnê, em
1981, com o contrabaixista Eddie Gomez, foi encorajada a se mudar
para Nova Iorque. Trabalhou com o trompetista americano Randy Brecker,
com quem foi casada, e tem uma filha, a cantora Amanda Brecker.
Atualmente, é casada com o baixista Marc Johnson. Gravou inúmeros discos,
incluindo um dueto com Harbie Hancock. Venceu o Grammy Awards, na
categoria de jazz latino, com o cd Made in Brazil, e também gravou
um maravilhoso cd, intitulado Something for You, em homenagem a
Bill Evans, o gênio que influenciou quase todos os pianistas da nova
geração. (Veja:
Coisa Fina.)
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
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