Número 276
Uma Viagem no Tempo
5a. Parte
Equipamentos e Cabos
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Dando início à quinta e última parte da série "Uma Viagem no Tempo", vamos
continuar falando a respeito dos gênios desse fantástico mundo
do áudio.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.brs
Em
1982, surgiu a Apogee Acoustics, fundada por Jason Bloom e Leo Spiegel, introduzindo no mercado o primeiro sistema acústico de banda larga (full-range)
de ribbon.
Posteriormente, surgiram os famosos modelos Scintilla, Duetta, Caliper e
Diva.
Em
1983, Jim Winey lançou no mercado as Magnepan MG IVa, utilizando,
pela primeira vez,
um alto falante de agudos (tweeter) de ribbon que, posteriormente,
entrou em toda linha de produtos.
No mesmo ano, em 1983, Peter Lyngdorf fundou a empresa DALI (Danish
Audiophile Loudspeaker Industries), fabricante de caixas dinamarquesas. Em 1996,
lançou uma respeitável linha de caixas,
mesclando alto falantes de cone e tweeters de ribbon, firmando uma grande
reputação para sua empresa, que passou a ser considerada state of the art em produtos
high end.
Em 1984,
Bernhard Thiel inventou um processo para produzir folhas muito finas e
extremamente rígidas de Corundum (Al2O3), um mineral a base de óxido de
alumínio, que representa valor 9 em dureza na escala de Mohs. O valor máximo da
escala Mohs é 10, que é a dureza do diamante. Com as lâminas de Corundum,
conseguiu produzir drivers com cones extremamente leves e finos. Em 1994, Thiel juntou forças com
Adrian Bankewitz buscando encontrar novos e melhores materiais para os alto
falantes e, em 1999, os dois começaram produzir drivers utilizando cerâmica
e diamante, para a empresa Accuton, de Bankewitz. Nas últimas décadas, esses alto
falantes de cerâmica e diamante da Accuton foram vendidos para vários
fabricantes de caixas acústicas high end.
Em 1987, Arnie Nudell, da empresa Infinity, introduziu os drivers IRVS
V, usados em seu sistema de referencia, utilizando os alto falantes EMIT (agudo) e EMIM
(médio) que são planares ribbon, para os médios e agudos, com 12 woofers servo
controlados e alimentados por powers em duas torres separadas.
Em 1994, Holger Fromme e o engenheiro Matthias Ruff fundaram a Avantgarde Acoustic,
voltando às raizes dos projetos de caixas acústicas, criando cornetas esféricas de alta sensibilidade,
com drivers de compressão e woofers em caixas com formatos também
de cornetas.
Em
1996, o grupo Harman International, para completar os eletrônicos da
Mark Levinson, solicitou a colaboração de Kevin Voecks e Floyd Toole, para
projetarem as caixas
acústicas da Revel. Estas caixas foram cientificamente desenvolvidas, otimizando os
projetos de gabinetes e bafles, como também crossovers e alto
falantes, utilizando o sistema CAD, Análise de Elementos Finitos e testes em
câmeras anecóicas.
Em 2000,
Andrew Jones, antigo diretor técnico da KEF, se uniu à Technical Audio Devices
Laboratories, Inc (TAD), uma divisão da Pionner Eletronics, originalmente fundada em
1975. Jones desenvolveu avançados projetos de alto falantes de médios e
tweters coaxiais, utilizando para a fabricação dos cones um processo
exclusivo com vapor de berílio e cones de woofers com um composto
tri laminado.
Em 2002, Yoav Geza fundou a YG Acoustics, em Denver,
Colorado. Lançou produtos
puramente artesanais com alto falantes e gabinetes produzidos por ele próprio.
Combinou sistemas de duas vias, altamente sofisticados, com
woofers e amplificadores de potência próprios numa configuração
sub/satélite.
Em
2003, Lars Kristensen e Michael Borresen fundaram a Raidho Acoustics, em
Pandrup, Dinamarca. Produziram uma série de caixas, utilizando sistema de alto
falantes híbridos, compostos de ribbons (tweeter planar) e de woofers
cujos cones eram de cerâmica/diamante em toda linha de fabricação.
Em 2004, Alan Wolf introduziu a M6, através de sua empresa, a Magico. Produtos
cientificamente produzidos, nos mínimos detalhes, e sofisticados projetos de crossovers simétricos, alto falantes e gabinetes com estruturas internas de
alumínio. Utilizou nano tecnologia e fibra de carbono em seus alto falantes,
numa linha que vai desde caixas high end, tipo bookshelf duas vias,
até enormes projetos utilizando cornetas gigantes.
Como vocês podem ter notado, a tecnologia não para de criar novas soluções
sofisticadas, para conseguir alcançar o máximo de qualidade sonora, tentando
chegar o mais próximo possível da realidade.
Nossos ouvidos agradecem.
Ótimas audições e aquele abraço!
Bandejas Antirressonantes Bandstand
|