Número 256
Qual a Melhor Posição do Ouvinte?
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Quando as caixas
acústicas são colocadas ao longo da largura de uma sala, vem a questão: Qual o
melhor lugar para o ouvinte se sentar? Normalmente, em salas de audição, o ouvinte
se senta um pouco além do vértice de um triângulo eqüilátero, formando um triângulo isósceles. Já, em estúdios, na
técnica, o técnico de som se senta mais próximo das caixas, de forma que a
distância do ouvinte às caixas é menor do que a distância das caixas entre si.
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Qual a Melhor Posição?
A
posição do ouvinte deve ser escolhida de tal forma que a reprodução dos graves
seja otimizada, mantendo-se um bom equilíbrio tonal. Quanto maior for o
triângulo isósceles, maior será a redução do palco sonoro. Assim, a posição do
ouvinte se reveste de uma importância muito grande para a melhor reprodução
sonora.
É interessante relatar as experiências de Jim Smith, a respeito deste assunto,
publicadas em seu livro Get Better Sound. Como Jim montou uma centena, ou
mais, de
sistemas, inclusive em feiras de áudio, onde ganhou prêmios pelos
melhores ajustes sonoros de salas, acabou chegando a uma relação que, conforme
afirmou, atende à maioria das caixas acústicas e das salas. Mas, o mais interessante é que,
ao conferir, em minha própria sala de audição crítica, como estaria a relação
destas distâncias, constatei que também cheguei à mesma conclusão de Jim Smith!
Experimentando, ao longo dos anos, a melhor posição, para o meu sistema,
encontrei as medidas: 2,36m para a distância entre as caixas e 2,80m para a distância
das caixas até o ouvinte. Em termos matemáticos, podemos explicar esta relação
ideal da seguinte maneira: a distância das caixas entre si deve ser igual a 83% da distância
do ouvinte às caixas acústicas. Ou seja, usando as variáveis do desenho ao
lado, temos a seguinte expressão:
a = 0,83 X b
Colocando de outra forma, talvez mais simples, temos:
b = (1/0.83) X a
=> b = 1,2 X a
Assim, podemos dizer, em regra geral, válida para a maioria das caixas acústicas,
que a distância do ouvinte às caixas deve ser em torno de 20% maior do que a
distância das caixas entre si.
No caso de caixas planares, como, por exemplo, as Martin Logan, Jim Smith
recomenda até uma distância maior do que isto, ou seja entre 2,3 e 3 vezes a
mais para a medida b, entre o ouvinte e as caixas.
A maioria dos fabricantes de
caixas acústicas recomenda a formação de um triângulo eqüilátero entre as caixas
e o ouvinte. Jim Smith, recomenda que se coloque para tocar uma voz feminina, em mono, e,
a partir daí, fazer a experiência de começar a afastar as caixas entre si até o
ponto em que a voz fique bem nítida. Caso as caixas acústicas sejam afastadas
ainda mais, a voz tenderá a
aumentar até que saia independente nas duas caixas.
Esta experiência é,
na minha opinião, muito complicada de ser realizada, pois o posicionamento das
caixas deve seguir critérios para o ajuste de graves, para se poder atingir um
equilíbrio tonal adequado.
Gostaria de pedir àqueles
que quiserem realizar estas experiências, que não deixem de nos relatar a
relação das
distâncias encontradas e também o resultado sonoro da relação apresentada acima.
Aquele
abraço!! Ótimas audições a todos!! E até a próxima!
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