Número 255
Como ouvir Melhor?
Equipamentos e Cabos
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Como eu havia dito certa vez, o melhor palco sonoro, que já escutei na minha
vida, foi com o uso de um equipamento muito simples, porém com as duas caixas
posicionadas na praia, com as fontes sonoras bem distantes, ou seja, nada do
lado, nada atrás, somente as caixas naquela imensidão da praia do Lázaro, em
Ubatuba.
Outro dia observei, no livro Get Better Sound, de Jim Smith, uma imagem
onde ele recria aquilo que seria o ideal: uma sala de dimensões avantajadas, as
caixas bem distantes da parede dos fundos, e nenhum equipamento entre elas, ou
seja, todos os aparelhos estavam colocados lateralmente em uma das paredes.
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Teoricamente isso faz sentido, tendo em vista que racks, ou outros
elementos entre as caixas, podem prejudicar a boa imagem sonora. Normalmente, o
ideal seria que todos os equipamentos ficassem no chão, entre as caixas,
minimizando esse problema.
O que percebo dessa
teoria de Jim Smith é que, apesar de fazer sentido, resolve um problema, porém
cria outro. Para se colocar o rack dos equipamentos lateralmente, se faz
necessário o uso de cabos longos. E isto não é bom, porque além de provocarem
perdas, necessitam ter o mesmo comprimento, ou seja, um dos lados ficará como
uma macarronada, com cabo sobrando, e ainda há o problema do custo, já que, se
quisermos utilizar cabos de preço alto, a coisa ficará inviável.
O importante é não esquentarmos muito a cabeça com isso, pois cada um tem sua
sala e, atualmente, com os apartamentos de pequenas dimensões, todas essas
teorias ficam um pouco sem sentido.
Relevante é respeitarmos uma distância razoável das caixas, em relação a parede
dos fundos, que melhora a sensação de palco e também evita que tenhamos graves
exagerados e descontrolados. Devemos também cuidar da abertura das caixas, de
preferência de forma proporcional ao ponto de audição, e ficarmos sentados de
forma que os tweeters fiquem voltados para os nossos ouvidos, num ajuste
de toe-in que favoreça um bom palco. Equipamentos colocados no chão, em
cima de bases antirressonantes, ajudam para que tenhamos um palco pelo menos
razoável, de forma a nos dar aquela sensação de presença dos músicos em nossa
sala. Vejam
Audiophile News 17.
Para aqueles que não têm condições de ter uma sala dedicada, que é o caso da
grande maioria, e onde se torna inevitável a presença de um rack/móvel
entre as caixas, aconselho que, pelo menos, este móvel seja vazado de todos os
lados. Vejam
Audiophile News 39.
Um bom carpete, uma boa cortina e um bom sofá podem ajudar.
O fundamental é que tudo esteja correto e bem posicionado, para que possamos
obter aquilo que é primordial, o equilíbrio tonal.
O resto é escutar música com prazer, criando o nosso palco sonoro e aqui é bom
lembrar que gravações em estúdio não têm palco sonoro. Os efeitos de palco são
criados através da mixagem, mesmo porque cada músico pode gravar na hora que
quiser, ou seja, o sax pode ser gravado no dia seguinte, o piano um mês depois.
E assim se torna possível inserir ou tirar instrumentos, sendo que o resultado
final ficará por conta daquilo que os músicos e o engenheiro de gravação acharem
melhor.
Ótimas audições e aquele abraço!
Bandejas Antirressonantes Bandstand