Número 222
Parâmetros da Avaliação Musical
6ª. Parte
Acústica
Flávio
Adami
flavioadema@uol.com.br
Organicidade/Transparência
Temos, a seguir, um item que considero de fundamental importância no contexto da audiofilia:
organicidade e transparência estão diretamente ligadas
à qualidade
dos equipamentos e são fundamentais para uma reprodução o mais próximo possível
da realidade.
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As caixas acústicas são os elementos mais importantes dentro de um sistema,
pois elas são responsáveis por um fator que considero fundamental: a ausência de
coloração. Coloração é algo que pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, pela estrutura
inadequada dos
gabinetes, ou pela região média reproduzindo uma sonoridade fora da realidade
do instrumento ao vivo, e assim por diante. Há vários outros motivos que podem interferir na
reprodução. A acústica também tem uma responsabilidade enorme no contexto. Tudo,
enfim, tem que estar absolutamente correto. Amplificação, cabos,
filtragem de rede e tudo mais que compõe um sistema tem que ter uma sinergia
perfeita, para que possamos curtir música o mais próximo possível de uma
reprodução ao vivo.
Organicidade e transparência, quando se referem ao som de um instrumento ou de uma voz,
estão associadas à sensação da realidade material, orgânica, da ilusão sonora que se desenvolve frente a nós,
ou seja, é aquele
"esticar" a mão e tocar o instrumento. Quando se referem a conjuntos orquestrais,
se traduzem na
sensação de pressão sonora real que, emanando do conjunto de instrumentos, nos
converte em participantes do evento, isto é, organicidade e transparência nos
trazem a sensação física de estarmos numa sala
de concerto. Gravações bem realizadas, principalmente em tempo real, com boa
ambiência, incluindo vozes e instrumentos, permitem-nos apreciar melhor a
organicidade. Para que se tenha tudo em perfeita harmonia, é necessário que a
reprodução tímbrica dos instrumentos seja a mais fiel possível.
Obviamente, um equipamento que tenha todas essa características, realmente não
custa barato. Mas pode-se chegar a um resultado bastante satisfatório, levando-se
em consideração que, atualmente, temos no mercado equipamentos de excelente
qualidade sonora, a um custo bastante razoável que praticamente cabe no bolso de
qualquer audiófilo.
Resumindo, para que se tenha uma qualidade sonora bastante real, é fundamental
que se tenha o maior contato possível com a música ao vivo, para que se cultive
uma memória tímbrica dos instrumentos e das vozes que sirva como
parâmetro para análise comparativa entre a música ao vivo e a reprodução
eletrônica. Ouvir música ao vivo, de preferência em boas salas de espetáculo, com a acústica ideal e,
principalmente, com instrumentos diretos, sem amplificação, para que possamos
educar nossos ouvidos de forma correta, sem microfones e caixas de monitoração.
Vou indicar dois cds, que considero importantes para este item.
- Brasilian Duos - Luciana Souza- MPB
-
Violões Magistrais - faixas 3 e 7- voz e violão- Sunnyside SSC 1100 0016728110020
-Sing the Beatles- The Persuasions -
Eles Entraram na Sala. -
faixas 2,3,5- Vozes - Chesky- JD 220- 090368022028
Ótimas audições a todos!
Bandejas Anti-Ressonantes
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