Número 219
Parâmetros da Avaliação Musical
5ª. Parte
Acústica
Flávio
Adami
flavioadema@uol.com.br
Transientes
Este parâmetro está relacionado com as macro e micro dinâmicas. É um item também de
suma importância, pois tem tudo a ver com a capacidade, que um equipamento de
qualidade tem, de se aproximar da reprodução ao vivo, mostrando todas as
características de velocidade e ataque das notas, aspectos estes que nos trazem a sensação de
presença física tanto das vozes como dos instrumentos.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br
Estamos nos referindo à capacidade de responder, de maneira rápida e controlada, aos sinais súbitos e
não periódicos denominados transientes. Este parâmetro tem também muito a ver com a capacidade
de amplificação e com a capacidade das caixas acústicas transformarem os sinais velozes
numa audição o mais próximo possível da realidade.
Existem dois tipos de transientes: o primeiro
se refere ao ataque característico de
cada instrumento e, o segundo, a uma defasagem no tempo entre a
reprodução das freqüências baixas, médias e altas. Este parâmetro está
diretamente ligado à capacidade que o equipamento tem de reproduzir os
transientes de forma equilibrada em toda extensão do espectro audível.
Dois
fatores são determinantes para se avaliar este parâmetro: a percepção do ataque
de cada nota, que é claramente audível em instrumentos de percussão como, por exemplo,
no piano, na
bateria, no tímpano, entre outros. E também a percepção das variações rápidas e
súbitas, da micro dinâmica, entre as múltiplas combinações de instrumentos. A reprodução
dos transientes deve ser exata e isto também identifica um equipamento com
características verdadeiramente high end. Ou seja, um equipamento high end tem
que apresentar boa
dinâmica e transientes velozes, para nos dar a sensação de que a música está fluindo
à
nossa frente. Ao contrário, um equipamento sem estas características poderá nos
trazer a sensação de um atraso temporal ou de ausência de ritmo musical.
Resumindo, resposta transitória, ou resposta a transientes exprime a capacidade
que um equipamento deveria apresentar, em todos os seus componentes, desde a fonte com cds
ou toca discos, principalmente cápsulas, amplificadores e alto falantes, de reagir a pulsos de
curta duração.
Quanto mais velozes forem os componentes de um sistema, mais perfeitamente o
conjunto, como um todo, responderá às
variações de sinal.
Ao
meu ver, um equipamento ideal é aquele que possui as
características de suavidade, na reprodução, aliadas a uma velocidade que deixa
transparecer toda riqueza de detalhes, aproximando-nos
de uma audição ao vivo.
Gostaria de lhes indicar dois cds, que considero muito bons para a
demonstração dessas características:
- Uakti, I Ching, faixas 3 e 7. Instrumentos de percussão artesanais- Point
Music-028944203721
- Wynton Marsalis, The Magic Hour, faixas 1 e 2. Transientes do trompete e das
palmas - Blue Note
- 724359171722.
O Ajuste Fino para o Posicionamento das Caixas.
Ótimas audições a todos!
Bandejas Anti-Ressonantes
https://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml
|