Número 212
Parâmetros da Avaliação Musical
2ª. Parte
Acústica
Flávio
Adami
flavioadema@uol.com.br
Textura
No artigo anterior, falei a respeito do equilíbrio tonal, da sua importância no
resultado auditivo, e também de não haver necessidade de se ter equipamentos caros
para se atingir um resultado excelente.
A textura, ao contrário do equilíbrio tonal, não necessita apenas da acústica e do
correto posicionamento das caixas, mas principalmente de um equipamento, como
dizemos no jargão audiófilo, extremamente refinado. A textura é um indício da
qualidade do sistema.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br
A boa textura é conseguida através de fontes de áudio, como cd players,
toca discos, servidores, amplificadores de alta qualidade e, principalmente,
caixas acústicas de alto padrão, com excelente neutralidade sonora, para que as
colorações não se sobreponham ao correto timbre dos instrumentos. A textura nos lembra
o toque da superfície de um objeto, ou de um material, e também nos evoca, por
exemplo, a trama
de um tecido. Quando dizemos que um equipamento possui um som
aveludado, estamos comparando essa reprodução à sensação táctil que temos,
quando sentimos em nossas mãos as características de suavidade do veludo, sua
natural textura.
Esta característica está relacionada com a correta reprodução de toda gama de
notas dos
instrumentos. Como já foi dito, está ligada diretamente à
ausência de coloração e também ao importante destaque da micro dinâmica. A micro
dinâmica é uma característica bastante compatível com a alta resolução sonora.
Costumamos defini-la como tendo uma grande semelhança a uma imagem em alta
definição.
Nas transmissões em HD, podemos sentir os detalhes da presença física das
imagens, com contornos mais nítidos e bem delineados. Nos sistemas de áudio,
esta característica é muito semelhante à qualidade da imagem e varia muito com o
nível dos equipamentos. Nos sistemas de entrada, obviamente temos um nível de
textura e resolução menor, em contrapartida aos equipamentos high end e de
referência, que podem transmitir detalhes com muito maior definição, fazendo uma
analogia a uma transmissão em 4K, trazendo uma sensação de presença física que
nos faz sentir como se estivéssemos inseridos dentro de uma reprodução, ouvindo quase que ao vivo.
Evidentemente, todos os componentes de um sistema influem no excelente resultado
final. Faz parte também desse pacote de alta definição, sem dúvida, a qualidade
das gravações. O que sai de um estúdio de alto nível, resultando uma gravação
também de alto nível, vem dos modernos processos de gravação digital, microfones
de altíssima resolução e tempo ideal de reverberação na reprodução.
Como vocês podem perceber, cada detalhe tem seu grau de importância. A escolha
correta de todos componentes de um sistema, cabos de boa qualidade, filtragem de
rede, aterramento, podem criar aquilo que chamamos de fundo preto, onde os
equipamentos simplesmente somem, deixando transparecer apenas a música em toda
sua plenitude, atingindo o grau máximo de textura e resolução e, principalmente,
satisfação auditiva.
Existem vários exemplos de gravações que possuem uma excelente textura. Uma, que
me chamou a atenção, foi o cd de Renato Borghetti intitulado Gauchos,
pela etiqueta Quinton Records Q-0501-2.
Renato Borghetti em Viena A qualidade da captação do acordeom
neste cd
realmente salta aos ouvidos, mostrando uma textura maravilhosa principalmente
nas faixas 1,3,5 e 6.
Boas audições a todos!
Bandejas Anti-Ressonantes
https://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml