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  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

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  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
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Número 210
 

Acústica                                          

 Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br

 

Parâmetros da Avaliação Musical
 

              Como havia dito em outro artigo, existem vários parâmetros importantes para que um sistema possa soar com perfeita qualidade de áudio. Na minha opinião, um dos fatores de maior relevância é, sem dúvida, o equilíbrio tonal.

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             O equilíbrio tonal depende muito mais do perfeito ajuste, como exemplo o posicionamento das caixas, a acústica na sala e a elétrica, onde a qualidade do equipamento deixa de ser relevante, ou seja, um equipamento não precisa ser caro para que você tenha na sua sala um excelente equilíbrio tonal.
             Se dividirmos a faixa de freqüências audíveis, em graves, médios e agudos, o equilíbrio tonal será a percepção da presença equilibrada de todas essas faixas de freqüências, desde os graves mais baixos, até os agudos extremos, dentro de uma intensidade sonora em perfeito equilíbrio.
             Caixas acústicas muito próximas da parede do fundo, ou das paredes laterais da sala, tendem a ressaltar os graves, alterando o equilíbrio tonal. O mesmo acontece com os agudos que, se estiverem muito presentes, brilhantes ou sibilantes, poderão alterar de forma desagradável a qualidade do áudio.
              A correção do equilíbrio tonal também poderá ser aprimorada, através da substituição de elementos do sistema. Por exemplo, um cabo de interconexão pode deixar os agudos mais suaves, caso estejam proeminentes, e a inclusão de recursos como: componentes anti-vibracionais, condicionadores de energia, filtros de linha e outros também podem ajudar.

Graves, Médios e Agudos na Percepção Musical


               Para que um bom equilíbrio tonal possa ser alcançado, alguns fatores são de extrema importância :

               Nos agudos:
              Deve-se evitar que sejam brilhantes, metálicos, agressivos, duros e estridentes. Os agudos devem ser suaves, doces, com ar, abertos, extensos e sustentados.
               Nos médios:
              Deve-se evitar que tenham picos, coloração, que sejam anasalados, com grãos, duros e estridentes. Os médios devem ser suaves, doces, com ar, abertos, extensos e sustentados.
               Nos graves:
              Deve-se evitar que sejam imprecisos, indefinidos, grosseiros, não articulados, confusos, lentos, soltos, de uma nota só. Os graves devem ser limpos, articulados, ágeis, secos, precisos, controlados, extensos, com impacto e velozes.
              Atingir um bom equilíbrio tonal realmente não é fácil. Exige muitas horas de audição e uma boa sensibilidade, que vem das audições de música ao vivo e também de bons equipamentos instalados em salas com boa acústica.
              Os ouvidos são diferentes, portanto confie nos seus e monte o seu sistema com muito critério, confiando na sua sensibilidade auditiva.
              O resto é música!!              

               Boas audições a todos!


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