Número 210
Acústica
Flávio
Adami
flavioadema@uol.com.br
Parâmetros da Avaliação
Musical
Como havia dito em outro artigo, existem vários parâmetros importantes para que
um sistema possa soar com perfeita qualidade de áudio. Na minha opinião, um dos
fatores de maior relevância é, sem dúvida, o equilíbrio tonal.
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O
equilíbrio tonal depende muito mais do perfeito ajuste, como exemplo o
posicionamento das caixas, a acústica na sala e a elétrica, onde a qualidade do
equipamento deixa de ser relevante, ou seja, um equipamento não precisa ser caro
para que você tenha na sua sala um excelente equilíbrio tonal.
Se
dividirmos a faixa de freqüências audíveis, em graves, médios e agudos, o
equilíbrio tonal será a percepção da presença equilibrada de todas essas faixas
de freqüências, desde os graves mais baixos, até os agudos extremos, dentro de
uma intensidade sonora em perfeito equilíbrio.
Caixas
acústicas muito próximas da parede do fundo, ou das paredes laterais da sala,
tendem a ressaltar os graves, alterando o equilíbrio tonal. O mesmo acontece com
os agudos que, se estiverem muito presentes, brilhantes ou sibilantes, poderão
alterar de forma desagradável a qualidade do áudio.
A
correção do equilíbrio tonal também poderá ser aprimorada, através da
substituição de elementos do sistema. Por exemplo, um cabo de interconexão pode
deixar os agudos mais suaves, caso estejam proeminentes, e a inclusão de recursos
como: componentes anti-vibracionais, condicionadores de energia, filtros de
linha e outros também podem ajudar.
Graves,
Médios e Agudos na Percepção Musical
Para que um bom equilíbrio tonal possa ser alcançado, alguns fatores são de
extrema importância :
Nos agudos:
Deve-se evitar que sejam brilhantes, metálicos, agressivos, duros e estridentes.
Os agudos devem ser suaves, doces, com ar, abertos, extensos e sustentados.
Nos médios:
Deve-se evitar que tenham picos, coloração, que sejam anasalados, com grãos, duros e
estridentes. Os médios devem ser suaves, doces, com ar, abertos, extensos e sustentados.
Nos graves:
Deve-se evitar que sejam imprecisos, indefinidos, grosseiros, não articulados,
confusos, lentos, soltos, de uma nota só. Os graves devem ser limpos, articulados, ágeis,
secos, precisos, controlados, extensos, com impacto e velozes.
Atingir um bom equilíbrio tonal realmente não é fácil. Exige muitas horas de
audição e uma boa sensibilidade, que vem das audições de música ao vivo e também de
bons equipamentos instalados em salas com boa acústica.
Os ouvidos são diferentes, portanto confie nos seus e monte o seu sistema com
muito critério, confiando na sua sensibilidade auditiva.
O
resto é música!!
Boas audições a todos!
Bandejas Anti-Ressonantes
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