Número 194
Equipamentos e Cabos
AR um Ícone dos Anos 60 e 70
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Recordo-me
que, no início dos anos sessenta, vivia rodeado de enormes
caixas acústicas das marcas JBL, Altec, Wharfedale, Bozak, entre
outras. Tudo isso me encantava, porque emitiam um som poderoso,
vindo de enormes alto falantes e, principalmente, pelo fato de
que as mansões, daquela época,
comportavam esses elefantes acústicos, um tempo em que poucos
moravam em apartamento.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
No final da década de cinqüenta, alguns gênios malucos e
visionários, como Henry Kloss, Edgard Vilchur e Amar
Bose, mudaram o rumo da história.
Tive contato, pela primeira vez, com as
caixas AR 3 (Acoustic Research), em 1966, através de um
amigo que as importou. Na verdade, o primeiro modelo foi a AR 1,
que tinha apenas o woofer de graves, advindo de uma
genial invenção chamada suspensão acústica. Não satisfeitos com
essa genial criação, Edgard Vilchur e Henry Kloss colocaram
dentro de suas caixas os drivers de médios e agudos, tipo
domo, que eles também criaram, utilizando cúpulas fenólicas,
popularmente chamadas na época de ovos fritos. Surgiram, assim,
as AR 3, as tais que escutei na casa do meu amigo, som esse pelo
qual me apaixonei no primeiro instante que escutei. A extensão e
velocidade dos graves, dentro de um volume relativamente pequeno,
o transiente e a naturalidade dos médios mudaram completamente meu
conceito de escutar musica através de um sistema de áudio, tanto
que os domos estão aí até hoje, nos mais diversos projetos. Para
vocês
terem uma idéia, os poderosos magnéticos de neodímio, utilizados
nos woofers, com bobinas de 2", eram os mesmos utilizados
nos médios, com cúpulas também de 2", centradas através de 4
pontos de silicones, que davam para aqueles médios uma
velocidade de transientes que, talvez, eu não tenha escutado até
hoje nada parecido.
Devido a alguns problemas técnicos e
construtivos, por volta de 1968, surgiram as AR 3a, com o mesmo
woofer, porém com médios tipo soft domo, de 1,5" e
tweeters de domo de papel. Foi esse modelo que comprei na
loja Sonoplan e que me serviu por muitos anos, me dando uma enorme
satisfação de ouvir música. Essas caixas foram, sem dúvida, um
grande sucesso no mercado de áudio, pois cerca de 70% dos audiófilos
as adquiriram.
Naquela época, a Gradiente e Polivox
fizeram duas tentativas frustradas de copiar as AR 3a . A
Gradiente, através do modelo GR 30, e a Polivox com o modelo
Stradivarius. Ambos os modelos, além de tocarem mal, davam
defeitos que fizeram com que saíssem de linha em pouco
tempo.
Realmente não é fácil copiar uma obra de arte. Obra essa que me
traz muita saudade, época de um
áudio gostoso e romântico.
Boas audições!!
Até a próxima! Um abraço a todos!
Bandejas Antirressonantes Bandstand