Número 187
TODA CAIXA ACÚSTICA SOA BEM EM QUALQUER
AMBIENTE?
4ª.Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Começamos, com o Audiophile News 169, uma nova
série de artigos,
desta vez a respeito da melhor escolha de caixas acústicas para a
nossa
sala. Definimos os três parâmetros mais importantes que nos ajudarão a fazer uma
boa escolha,
sendo que, no segundo artigo, no Audiophile News 171, falamos a respeito do volume
da sala e, no Audiophile News 184, abordamos a acústica da sala. Agora, iremos falar
sobre o posicionamento das caixas acústicas frontais dentro da sala, que é o nosso
último parâmetro. Quem
desejar poderá receber a Bestenliste, da AUDIO
alemã, fazendo uma assinatura digital no site:
http://www.audio.de/abo/index.php?.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
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O Posicionamento das Caixas Acústicas
Nós
já publicamos uma série de artigos, bastante técnicos, que se iniciou com o Audiophile News
130 e continuou com os Audiophile News 133, 135, 139, 143, 146,
150, 154, 160 e 163 (ao todo foram 10 artigos), onde mostramos uma forma de posicionarmos
as caixas acústicas, conforme a distribuição modal da sala, cujo diagrama é
realizado a partir das medidas da sala: comprimento, largura e altura.
A
revista AUDIO, no entanto, nos apresenta um outro enfoque, diferente do que já vimos, que também
nos dá uma idéia de onde as nossas caixas
acústicas deverão ser posicionadas. Neste enfoque, a revista leva em
conta as características da caixa acústica e o tamanho da nossa sala. Aqui também, como é correto,
se
pressupõe que as caixas acústicas frontais sejam colocadas ao longo de uma
das larguras da sala. Assim, a AUDIO nos indica três posicionamentos possíveis, a saber:
D (Direkt an der Wand, Junto à Parede) |
= Junto,
onde: |
D < 0,30m; |
W (Wandnah, Próximo à Parede) |
=
Próximo, onde: |
0,30m <
W < 0,90m; |
F (Freistehend, Distante da Parede) |
= Distante,
onde: |
F > 1,0m. |
O posicionamento
D corresponde à colocação das caixas
acústicas a menos de 30cm da parede traseira. Nesta posição, as caixas acústicas
ficam junto à parede traseira para aumentar as baixas freqüências e,
provavelmente também obteremos um melhor equilíbrio tonal, porém o grave não irá
ficar
muito nítido e, certamente, será mais lento e não será seco. As caixas
recomendadas para este
posicionamento
D, caso fiquem um pouco mais afastadas da parede
do que devem, apresentarão falta de grave e o
equilíbrio tonal não estará correto. Na posição W,
as caixas acústicas já ficam mais afastadas da parede traseira, entre 30 e 90cm
de distância. Normalmente, neste posicionamento, o grave já fica melhor e mais coerente.
No posicionamento F, as caixas ficam
afastadas a mais de um metro da parede traseira e, normalmente, é onde o grave fica melhor, mais seco e mais nítido.
Encontrar uma caixa acústica que toque bem nas
três posições é algo bastante raro!! Para que isto aconteça, a caixa precisará
conter uma regulagem própria que permita esta flexibilidade.
Existem
caixas acústicas que só tocam bem quando estiverem junto à parede, talvez bem próximas a ela.
E não tocarão com qualidade se ficarem um pouco mais
distantes. Outras, no entanto, tocarão bem
se ficarem próximas à parede traseira, mas não tão junto dela. Porque, se ficarem
bem perto da
parede, irão apresentar um grave muito retumbante.
Levando-se em conta o
volume da sala (matéria que já discutimos no Audiophile News 171), esta questão poderá se tornar um
enorme desafio
para alguém que busque o melhor posicionamento para uma caixa acústica, do tipo
daquelas que devem ficar mais distantes da parede traseira, dentro de uma sala pequena.
Ou seja, como a sala é pequena, distanciando a caixa da parede, o
ouvinte ficará próximo à parede que fica atrás dele, o que ocasionará um reforço dos
graves bastante problemático. Assim, caixas previstas para um posicionamento distante da parede não devem ser
usadas em salas pequenas. Quanto maior a sala de audição, melhor será a reprodução
sonora, sendo que o grave ficará mais coerente e definido.
A maioria das caixas
acústicas, arroladas na classe de referência da AUDIO, deve ficar distante da parede
traseira. De forma que, a maioria destas caixas solicita salas médias ou grandes.
No entanto, há algumas caixas
acústicas, desta mesma classe de referência, que podem ficar em qualquer uma das três posições (junto
à parede traseira, ou próximas, ou distantes dela), porém estas caixas são ativas e permitem uma regulagem para que isto
seja possível. A única exceção é a caixa Revel
Ultima Studio 2 que, segundo a AUDIO, pode tocar bem nas três posições, porque
possui um ajuste passivo do grave e do agudo, sendo,
portanto, a caixa mais flexível de todas.
Em regra geral, quanto maior o
volume da sala, mais fácil a escolha das caixas acústicas e melhor será a
qualidade sonora obtida.
Abaixo, damos a relação das caixas acústicas que a redação da AUDIO (01/14) usa para realizar comparações auditivas em cada classe:
Classe de Referência |
Modelo |
Classific. |
Assistente Acústico |
AK |
QS |
JBL Everest DD 66000 |
1°. |
GAHWF |
35 |
108 |
Revel Ultima Studio 2 |
17°. |
KMGTADWF |
61 |
103 |
KEF Reference 207/2 |
18°. |
MGTAHWF |
52 |
103 |
Reparem que a caixa da Revel só não toca
em salas reverberantes! No Assistente Acústico o
H não está incluído.
AK
é o índice de compatibilidade entre caixas
e amplificadores. Vocês encontrarão um descritivo a respeito disto no artigo:
O Áudio e o Pinheiro - 3º Parte.
QS
é a pontuação dada para a qualidade sonora.
O
a significa que a caixa é ativa, porém neste
artigo não tem nenhuma mencionada.
Classe High End |
Modelo |
Classific. |
Assistente Acústico |
AK |
QS |
Martin Logan Spire |
3°. |
GAHF |
65 |
100 |
KEF Reference 205/2 |
9°. |
MGTAHWF |
58 |
99 |
Sonics Allegra II |
29°. |
KMGTAWF |
57 |
97 |
ME Geithain ME150 |
38°. |
KMGTAWF |
59 |
96 |
KEF XQ 40 |
77°. |
KMGTAHF |
53 |
93 |
Na
classe de ponta e na classe superior a revista não indica caixas acústicas para
comparações auditivas.
Vejam
como a escolha correta de um par de caixas acústicas para a nossa sala envolve
vários aspectos como: o volume, a acústica e o posicionamento delas na
sala. Estudar corretamente a sala que temos e as diversas opções de caixas
acústicas do mercado para esta nossa sala poderá evitar muitos aborrecimentos
futuros devidos a uma eventual escolha equivocada!
Um grande abraço a todos! E boas audições, com a caixa correta na
sala!
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