Número 183
TODA CAIXA ACÚSTICA SOA BEM EM QUALQUER
AMBIENTE?
3ª.Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Começamos
uma nova série de artigos,
com o Audiophile News 169. O tema,
desta vez, versa sobre como poderemos escolher as caixas acústicas
mais adequadas para a nossa sala. Para nos ajudar a encontrar a opção mais
acertada, para cada um de nós, nos reportamos às avaliações feitas pela
revista AUDIO alemã. A AUDIO também define os três parâmetros mais importantes,
que deveremos considerar, para chegarmos à esta escolha. No Audiophile News 171,
que foi o segundo artigo desta série, falamos a respeito do volume
da sala, ou seja, do primeiro item apontado pela revista. Agora, vamos falar
sobre o próximo item, a acústica da sala. Quem quiser, poderá receber a lista
das melhores caixas, de acordo com a AUDIO, a Bestenliste, fazendo uma assinatura digital
da revista no site:
http://www.audio.de/abo/index.php?.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
A Acústica da Sala
A
acústica da sala é um dos itens mais importantes para a
reprodução sonora. E, na acústica, um dos parâmetros de maior relevância, para
nós, é o tempo
de reverberação da sala (RT), que é medido em segundos. No artigo:
Qual a Melhor Sala Para se Ouvir Música? 2º Parte,
havíamos dado uma explicação bem detalhada do que vem a ser tempo de reverberação.
De forma simplificada, RT é o tempo, em segundos, que um som leva para se extinguir
dentro de uma sala. Percebam que o som, ao ar livre, não havendo obstáculos para
refleti-lo, não irá reverberar. Já numa sala, quanto maior for o seu volume, maior
será o tempo de reverberação, pois, além do som que vem diretamente das caixas
para os nossos ouvidos, ouvimos também o som que bate nas paredes e volta
refletido em nossa direção. Numa sala, quanto mais cortinas, tapetes, sofás,
enfim, quanto mais material
absorvente houver, mais baixo será o tempo de reverberação do ambiente.
A grosso modo, uma forma fácil de estimarmos o tempo de reverberação de uma sala
é batermos palmas para
verificar quanto tempo leva para o som se extinguir. A revista AUDIO classifica
as salas, de acordo com o seu tempo de
reverberação, em:
T (Trocken, seca)
= Sala Seca com RT < 0,4s;
A (Ausgewogen, equilibrada) =
Sala Equilibrada com 0,4s < RT< 0,6s;
H (Hallig, reverberante)
= Sala Reverberante com RT > 0,6s.
Salas Secas são as que possuem um RT abaixo de 0,4s, de
preferência de forma uniforme em toda a banda audível (de 20Hz a 20kHz), porque
tornar uma sala seca, nos graves, exige técnicas especiais. Seria interessante que este
RT baixo fosse obtido em todos os pontos da sala. Como isto é muito difícil de ser alcançado, é muito importante
que este RT baixo ocorra, pelo menos, na banda dos médios e agudos (de 160Hz para cima)
nos pontos de audição. Salas secas, que em geral oferecem maior nitidez na reprodução
sonora, normalmente possuem problemas de ondas estacionárias mais presentes, e devem ser
acusticamente tratadas, para se reduzir o RT também nos graves de forma adequada.
Salas Equilibradas, que já possuem uma faixa
de RT mais alta, reproduzem o acontecimento musical com menor nitidez e,
dependendo do seu volume, podem apresentar menos problemas com as estacionárias. As
Salas Reverberantes, com RT acima de 0,6s,
são as que, entre todas as salas, reproduzem o acontecimento musical com menor nitidez. Quanto mais
alto for o RT, menor a nitidez. Nesta classe se enquadra a maioria das nossas salas.
Em
regra geral, temos salas muito reverberantes e impróprias para a audição de música
reproduzida eletronicamente.
Outro aspecto a considerar é que nem toda caixa acústica toca bem em qualquer uma destas
salas!! Existem caixas acústicas que só tocam bem em salas secas, outras
somente em salas secas e equilibradas, outras em salas equilibradas e
reverberantes, e outras, uma pequena minoria (normalmente caixas acústicas
ativas) toca bem nos três tipos de
salas. Assim, antes de comprar um par de caixas acústicas, é fundamental
conhecermos a que classificação a nossa sala pertence, se é seca, equilibrada ou reverberante,
levando em conta também seu volume (K, M ou G). De outro lado, é fundamental
termos conhecimento do tipo de sala em que as caixas acústicas, que queremos comprar,
irão tocar bem!
Sem esta análise, poderemos fazer uma compra totalmente equivocada! Temos que
tomar muito
cuidado! Abaixo, temos alguns exemplos de caixas acústicas (AUDIO 01/14) que
tocam bem nas três salas apresentadas, porém não em qualquer volume de sala:
Classe de Referência |
Modelo |
Classific. |
Assistente Acústico |
AK |
QS |
KEF Blade |
5°. |
KMGTAHWF |
63 |
105 |
KEF Reference 207/2 |
18°. |
MGTAHWF |
52 |
103 |
Backes&Müller BM Prime 14 |
29°. |
MGTAHDWF |
a |
101 |
Apesar das três caixas acima indicadas
tocarem bem em salas secas, equilibradas e reverberantes, somente a primeira
toca bem em salas pequenas (K), médias(M)
ou grandes (G)!
AK
é o índice de compatibilidade entre caixas
e amplificadores. Vocês encontrarão um descritivo a respeito disto no artigo:
O Áudio e o Pinheiro - 3º Parte.
QS
é a pontuação dada para a qualidade sonora.
O
a significa que a caixa é ativa.
Classe High End |
Modelo |
Classific. |
Assistente Acústico |
AK |
QS |
Backes&Müller BM Prime 6 |
18°. |
MGTAHDWF |
a |
98 |
Thiel SCS 4T |
68°. |
KMTAHDW |
59 |
94 |
Tannoy Glenair 10 |
88°. |
KMGTAHWF |
49 |
92 |
Para a
classe superior, já fica mais difícil acharmos caixas que toquem bem, tanto em
salas secas, quanto em equilibradas e reverberantes. Vejam abaixo alguns exemplos:
Classe Superior |
Modelo |
Classific. |
Assistente Acústico |
AK |
QS |
Cabasse Majorca |
19°. |
MGTAHF |
48 |
87 |
Klipsch RF-82 II |
39°. |
GTAHWF |
41 |
84 |
Acoustic Energy Radiance 2 |
62°. |
KMTAHWF |
60 |
82 |
Vejam
como a escolha da caixa está ficando mais crítica, pois a primeira caixa toca
bem em salas médias e grandes, enquanto a Klipsch só desenvolve todo seu
potencial em salas grandes. A Acoustic Energy somente em salas pequenas e
médias. Espero que estejam percebendo como a escolha das caixas é
difícil, exigindo que busquemos muito conhecimento a respeito de cada modelo.
Um grande abraço a todos e boas audições, com a caixa correta na
sala!
Cabos de Interconexão - TOP Wonder RCA/Digital/XLR/Speaker
Cables
|