Número 169
TODA CAIXA ACÚSTICA SOA BEM EM QUALQUER
AMBIENTE?
1ª.Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
As
diversas caixas acústicas de referência possuem equilíbrios tonais muito
diferentes entre si, e isto as leva a
apresentar resultados sonoros muito diferentes, umas das outras, em cada ambiente
onde as colocamos para tocar. Este fato ocorre mesmo entre as marcas daqueles
fabricantes de renome, que projetam e testam suas caixas em câmeras anecóicas.
No entanto, esta característica dificulta muito a compra correta de uma caixa
acústica que seja apropriada para a nossa sala específica, principalmente quando
não somos devidamente orientados pelas revendas. Temos visto inúmeros exemplos
de colegas, onde uma pesquisa mais apurada teria evitado erros crassos na
escolha das suas caixas. Assim, neste espaço, gostaríamos de
mostrar a vocês quais os parâmetros mais importantes para a escolha correta
de uma caixa acústica.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Critérios para a Escolha Correta de uma
Caixa para uma Sala Específica
Como
as dimensões da nossa sala poderão determinar qual será a melhor caixa para
ser colocada no seu interior, a fim de obtermos um
resultado sonoro aprazível? Na verdade, são três os critérios que
deveremos observar, para fazermos a escolha mais acertada, a saber:
Com estes três critérios bem resolvidos, o risco de fazermos uma escolha errada,
na hora de adquirirmos caixas
acústicas adequadas para a nossa sala em particular, será bem reduzido. Mesmo assim, ainda
poderão ocorrer alguns problemas, conforme forem as dimensões da nossa sala, em
relação ao volume que ela apresenta.
É
evidente que não teremos condições de ouvir todas as caixas acústicas existentes
no mercado. Portanto, precisaremos fazer uma pré seleção, com os critérios acima,
que nos ajudarão nesta tarefa um pouco trabalhosa. Precisaremos escolher revistas de áudio que,
nas suas avaliações de caixas acústicas, já nos dêem indicações seguras
quanto a estes três parâmetros.
A
maioria das revistas do ramo não nos dá nenhuma indicação quanto ao volume que
a
sala deverá ter, para que as caixas avaliadas possam ser ali colocadas, nem que
tipo de acústica a sala deverá possuir, e muito menos como deverá ser o posicionamento das
caixas no ambiente. A maioria das revistas nem mesmo indica em que sala e com
quais equipamentos foram feitos os testes que as levaram às conclusões
publicadas.
Entre as
poucas revistas que conheço, que dão indicação quanto a estes importantes critérios,
estão a AUDIO
e a stereoplay, ambas alemãs. Vamos aqui começar a
entender a linha adotada pela revista AUDIO, que acredito ser uma das mais idôneas do
mercado global, e que, certamente, melhor nos irá orientar na escolha que
pretendemos fazer.
Os revisores da
AUDIO
desenvolveram um critério que denominaram Assistente Acústico (Der Akustik
Assistent,
http://www.audio.de/suche/?display=akustikassistent&q=akustikassistent),
o
qual engloba a análise dos três parâmetros acima arrolados. Vamos começar a
compreender como isto funciona, observando a figura ao lado. As letras
K, M e G,
em vermelho, referem-se ao volume da sala; as letras T,
A e H, em verde, referem-se à acústica da
sala; e, finalmente, as letras D, W e
F, em azul, referem-se ao posicionamento das caixas acústicas dentro
da sala. Em um
dos próximos Audiophile News vamos
explicar, com detalhes e exemplos, como estas letras, recebidas por cada caixa acústica
ao serem avaliadas pela revista, poderão nos dar um rumo seguro, indicando se a caixa em questão,
que desejamos comprar, será adequada ou não para a nossa sala em particular.
Um grande abraço a todos e boas audições, com a caixa correta na
sala!
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