Número 161
A Superação na Gravação
Mídia Gravada
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Como vocês sabem, temos comprado todos os principais cd´s indicados pelas
revistas stereophile, the absolute sound, AUDIO,
stereoplay, estas
duas últimas da Alemanha, HIFICRITIC e várias outras. Apesar de
indicados, a maioria destes cd´s não é aprovada quando passa
pela nossa avaliação sonora. Como a sala do nosso Laboratório de Acústica e
Áudio é uma sala de audição crítica, com baixo tempo
de reverberação, de acordo com a norma IEC 60.268-13, todos os detalhes dos cd´s
se evidenciam, de forma que
qualquer deslize na gravação/masterização se torna evidente. Sendo assim, o cd em questão
não é aprovado e deixa de entrar em nossa lista de cd´s de referência.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
Este cd, que ora apresentamos, é uma clara exceção,
onde o mestre de gravação Jim Anderson se supera a si mesmo. Aqui, neste
exemplar, não há nenhuma observação a ser feita. Equilíbrio tonal, corpo harmônico,
dinâmica, texturas, transiente, palco sonoro e todos os outros parâmetros de
avaliação sonora estão impecáveis. É um cd realmente orgânico do
início ao fim. Gravado em 2010 e lançado no mercado em 2012, foi o cd do mês de
julho/2013 da revista americana stereophile. O próprio Jim Andersom
conta um
pouco do segredo que o levou a este resultado: "Acabo de receber os novos microfones da
Sennheiser, chamados de MKH 8020. São microfones digitais omnidirecionais.
O sinal sonoro deixa os microfones em forma digital, vai pelos cabos e, nesta
mesma forma,
passa pelo painel de controle da Neumann e chega ao ProTools na mesa.
Conseguimos ouvir o sinal, em forma analógica, somente na saída do ProTools,
pois ele realiza todo o caminho, até lá, na forma digital. Usei estes microfones no
cajón do Román Diaz (um dos músicos) e são realmente muito rápidos e muito,
muito precisos. Fiquei vislumbrado com a resolução e a dinâmica que pude obter
da percussão." Jim Anderson ainda conta que este cd tem um som vivo, com imagem
tridimensional, com todos os detalhes da bateria e com um balanço incrível dos
instrumentos no palco sonoro. Foram realizadas duas versões de masterização,
sendo uma mais audiófila e muito interessante. Porém, para atender ao mercado, para
este tipo de música, uma segunda versão foi realizada, apresentando um corpo
harmônico um pouco maior e com mais energia. Os músicos e produtores gostaram
muito desta segunda versão, que foi a escolhida para este cd, a versão que ouvimos em nosso
laboratório. O resultado sonoro que pudemos apreciar é realmente impressionante!
Vocês poderão encontrar este cd na
www.amazon.com, usado, já a partir de US$
7,00 e novo por US$ 12,00, somando o frete que atualmente está em torno de US$
14,00.
Rumba de la Isla
PEDRITO MARTINEZ
Os dados são:
Gravadora : Calle 54 Records, S.L., 2012;
Principais Artistas : Pedrito
Martinez, voz, congas e outros instrumentos; Niño Josele; Alfredo
De La Fé entre outros músicos;
Código de Barras :
8 8765-40607-2 3;
Gravação e Mixagem : Jim
Anderson;
Masterização :
Alan Silverman;
Data da Gravação :
abril de 2010;
Local da Gravação :
Estúdios Avatar,
Nova Iorque, EUA.
Origem : importado
Este
disco é um cd de rumba, tradicional de Cuba, agregado com o estilo espanhol do
flamengo. O músico cubano que toca rumba, Pedrito Martinez, coloca sua própria
marca em alguns dos clássicos do flamengo. Músicos tradicionais o acompanham,
tanto do mundo da rumba (de Cuba) como do mundo flamengo (da Espanha). O álbum
das músicas realmente celebra uma união transatlântica!
Excelentes audições a todos! Aquele abraço!
E até a próxima!
TOP Wonder Splendid
XLR