Número 154
POSICIONAMENTO DE CAIXAS - 8ª. Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
Audiophile News já publicados a
respeito deste assunto: 78 e 87, 118 e 122, e esta nova série: 130, 133, 135,
139, 143, 146 e 150. Neste artigo, vamos
continuar o estudo mais importante para nós, audiófilos, que é o problema das ondas estacionárias
de uma sala. No último artigo, apresentamos o diagrama de distribuição
modal por terço de oitava e também indicamos onde encontrá-lo, na web, para cada um poder calcular
a distribuição modal de sua própria sala.
© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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O Diagrama de Distribuição Modal por Terço de
Oitava
Abaixo,
estamos
apresentando o diagrama de distribuição modal por terço de oitavas, da sala
proposta para estudo no
Audiophile
News 150, com as seguintes medidas dadas: comprimento L =
6,55, largura W = 4,05 e altura H = 2,52. Infelizmente, o diagrama apresentado
aqui talvez não esteja muito fácil de ser visualizado, devido ao seu tamanho
reduzido. No entanto, vocês poderão acessar o link
Room Modes and Reverberation Time Calculator
e, colocando as medidas propostas, conseguirão elaborá-lo bem maior, o que facilitará
muito a leitura deste texto.
No eixo das abscissas
(eixo horizontal), temos as freqüências, com colunas verticais por terço de
oitava, começando pelo terço de oitava de 25Hz, depois o de 31,5Hz, em seguida
o de 40Hz e assim por
diante. No eixo das ordenadas (vertical) temos: em baixo, em vermelho, os modos axiais,
nos seus três tipos, por altura (H), largura (W) e comprimento (L), com a soma
das axiais logo acima; em seguida, em azul, temos os
três tipos de modos tangenciais, também com a soma das tangenciais logo acima; e, por
último, em verde, os modos oblíquos da sala proposta. Para simplificar a análise
deste diagrama,
vamos considerar aqui somente as ondas axiais (em vermelho), sendo que, com esta
simplificação, poderão haver pequenos desvios das estacionárias, ou seja,
pequenos desvios das estacionárias medidas na sala, com
relação às estacionárias calculadas, além de alguma irregularidade que porventura possa existir na
forma da sala.
Vamos,
então, considerar a quantidade de ondas estacionárias axiais por terço de oitava,
que representa a densidade modal. Assim, aqui no
exemplo, temos a seguinte
distribuição: no terço de oitava de 25Hz, temos uma axial; no terço de 31,5Hz
não temos nenhuma estacionária; nos terços de oitavas em 40Hz, em 50Hz e 60Hz temos apenas 1
estacionária em cada um deles; no terço de 80Hz, temos duas; no de 100Hz, voltamos a ter
apenas uma estacionária; em 125Hz temos 3 axiais e, em 160Hz, onde termina o
grave, temos 2 axiais.
Conforme os critérios de Juan Bonello, apresentados na figura 33 da
Palestra na Faculdade Impacta de Tecnologia,
o número de ondas estacionárias por terço de oitava deverá ser crescente, ou
senão, deverá permanecer
com distribuição constante, para termos uma boa sala de audição. Vejam, no exemplo, que houve uma redução de
estacionárias logo após os terços de oitava de 25Hz, 80Hz e 125Hz para os terços de oitava
seguintes, em 31,5Hz, 100Hz e 160Hz, respectivamente. De forma geral, pelos
critérios de Bonello,
podemos afirmar que as estacionárias nos terços de oitava, anteriores a uma
redução da densidade modal, tornam-se, na maioria das salas, muito audíveis. E são
exatamente estas estacionárias que vão incomodar sobremaneira as nossas audições.
A
arte e a ciência de um bom tratamento acústico é conseguirmos uniformizar a densidade
modal por terço de oitava, evitando estas irregularidades na distribuição das
estacionárias. A axial em 26,2Hz, no terço de oitava de 25Hz é uma freqüência
muito baixa, não muito audível e que, provavelmente, acrescentará corpo ao grave,
de forma que não será necessário tratá-la. Porém, as estacionárias nos terços
de oitava de 80Hz e de 125Hz serão bastante audíveis, pois estarão colorindo o
grave e em conseqüência toda a reprodução
sonora e, assim, deverão ser
fortemente atenuadas para reduzirmos os seus efeitos negativos sobre a reprodução.
Aquele abraço!!
Ótimas experiências a todos!! E até breve!
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