Número 134
Música e Mídia Gravada
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Um Momento Mágico.
Quando a bossa nova teve seu início, no final dos anos cinqüenta,
o estrondoso sucesso de Chega de Saudade, de Tom Jobim e
Vinicius de Moraes, interpretado pelo criativo e genial João
Gilberto, mudou toda uma geração de jovens que buscava uma
sonoridade e um ritmo diferenciados.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com
Inclusive eu, nos anos sessenta, comecei meus estudos de violão
pautado nessa nova tendência musical.
Naqueles dias, muito se discutia se havia ou não
influência do jazz na bossa nova. De certa forma, eu
concordo com a grande maioria dos críticos musicais da época,
que diziam que não havia influência do jazz, propriamente dito,
pois João Gilberto criou uma batida diferente, baseada no ritmo do nosso
samba bem brasileiro. Entretanto, é opinião de muitos,
inclusive minha, que houve sim uma influência da harmonia do
jazz nos sofisticados acordes que utilizamos, tanto no violão
como no piano. Haja vista que vários conjuntos, como, Zimbo Trio, Tamba
Trio e Bossa Três, por exemplo, executavam o ritmo do samba bem
brasileiro, calcado numa base harmônica, bastante inspirada em
gênios como Oscar Peterson, Bill Evans, Dave Brubeck e outros.
Eu possuo um dvd intitulado Coisa Mais Linda, que mostra um painel histórico, musical e informativo sobre o
nascimento da bossa nova nos anos cinqüenta. Este movimento musical
atingiu o seu ápice em 1962, quando se internacionalizou
definitivamente em um concerto no Carnegie Hall (Nova York)
Neste filme, um detalhe chamou minha atenção. Roberto Menescal,
um dos fundadores da bossa nova, falou a respeito de um LP da
atriz e maravilhosa cantora Julie London, que foi gravado em
1955. E, em seguida, mostrou os acordes da introdução, feitos
por Barney Kessel que, com Julie e sua guitarra, formaram a
primeira gravação de Cry Me a River. Esta introdução foi composta com
exclusividade para ela, no primeiro registro musical desta
maravilhosa canção. Menescal afirmou que várias seqüências de acordes,
utilizadas por Barney, também foram aplicadas em muitas composições feitas por ele
e seus famosos parceiros, entre os quais,
Ronaldo Bôscoli.
Realmente Barney Kessel e também Laurindo Almeida influenciaram
muito a minha forma de tocar violão, fundindo o ritmo
maravilhoso da bossa nova com os sofisticados acordes jazzisticos.
Eu tive a oportunidade de encontrar este LP na loja Audio
Classic, um original de 1955, mono, num estado razoável, levando em
consideração seus quase sessenta anos de existência.
Quem tiver a oportunidade de conseguir este LP, ou o cd, poderá
se deliciar com um dos maiores guitarristas de todos os tempos,
junto à maravilhosa voz de Julie London. O disco
cria um momento mágico de audição que vale a pena para
qualquer apaixonado pelos standards do Jazz.
Bandejas
Antirressonantes Bandstand