Número 133
POSICIONAMENTO DE CAIXAS - 2ª. Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Descrição Geral do Método
Já publicamos
alguns artigos sobre o ajuste fino do posicionamento de caixas acústicas, nos
Audiophile News 78 e
87. Nos
Audiophile
News 118 e
122
apresentamos a determinação da Zona de Neutralidade, segundo Dave
Wilson (Wilson Audio), um método empírico para o posicionamento das caixas
acústicas frontais. No
Audiophile News 130,
apresentamos a primeira parte deste nosso novo método, que chamaremos de
Posicionamento de Caixas Acústicas Frontais pela Distribuição Modal da Sala.
Não esqueçam que este método também será apresentado no próximo curso de acústica, na
www.audiobrazil.com.br.
(A propósito, um novo curso intensivo está para começar agora no início de 2013. Maiores
informações poderão ser obtidas em: Seminários
e Conferências)
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Uma Visão Abrangente deste novo Método pela
Distribuição Modal
O método, embora tecnicamente complexo, é uma excelente ferramenta para nós,
pois nos possibilita estabelecer algumas alternativas, para testarmos qual o melhor
posicionamento das caixas acústicas frontais, e encontrarmos o ponto onde a
otimização do equilíbrio tonal da nossa sala se torna evidente, de forma a
alcançarmos, particularmente, a otimização da resposta dos graves. A princípio,
a explanação abrangente deste método poderá parecer, para alguns de vocês, um
pouco assustadora, talvez pela falta de familiaridade com a nomenclatura usada.
Que isto não venha a ser um fator de desencorajamento, pois, daqui para a
frente, cada passo será detalhado e esmiuçado até se tornar simples, bastante
compreensível e acessível a todos.rsion.
Toda sala tem grandes irregularidades
sonoras, causadas pelas ondas
estacionárias. Isto costuma acontecer, mais enfaticamente, em salas com volume abaixo de 200m³ (salas médias e
pequenas). São picos sonoros que surgem, em função das medidas da sala, desequilibrando a curva de
resposta da sala, tornando-a não plana. Normalmente, detectamos este tipo de
problema, quando nos deparamos com aquele grave que fica retumbando em algumas
freqüências, evidenciando-nos um grave borrado e indefinido. Em outras salas,
encontramos aquele
modelo de grave de uma nota só. Mas, na verdade, este panorama afeta toda a reprodução sonora.
As ondas
estacionárias, causadoras destas anomalias, podem ser: axiais, tangenciais e
oblíquas. A partir das medidas da sala (comprimento, largura e altura), será
possível elaborarmos o Diagrama de
Distribuição Modal por Terço de Oitava (DDMTO) da sala e com esta
informação, teremos uma visão das ondas estacionárias que estão atuando, tanto
axiais, tangenciais e oblíquas. Em seguida,
usando os critérios de
Juan Bonello, seremos capazes de estabelecer em quais terços de oitava haverá prováveis
irregularidades, ou seja, onde irão surgir picos sonoros (estacionárias) na curva de resposta da sala.
Após o levantamento destas freqüências
puntiformes, onde os picos aparecerão, teremos condições de definir alguns pontos de posicionamento para as caixas acústicas
frontais, através da lei de cancelamento de um quarto do
comprimento de onda. Finalmente, estes pontos deverão ser testados empiricamente,
para verificarmos qual deles nos trará o melhor
equilíbrio tonal. Normalmente, uma das soluções apontadas
pelo método será a mais correta dentre todas as possibilidades possíveis.
Outra forma, de
chegarmos às freqüências problemáticas da sala, é simplesmente levantarmos o traçado
da curva de resposta do nosso sistema na sala. Como exemplo, apresentamos acima
um gráfico típico de uma sala qualquer. Para isto, precisaremos usar um cd especial,
que reproduza ondas senoidais puras em diversas freqüências, e um
aparelho de medição de pressão sonora. A partir daí, o procedimento para levantamos fisicamente a
curva de resposta e identificarmos os picos sonoros nas freqüências dos graves (de 20Hz até 160Hz),
se tornará muito simples.
No descritivo
acima, fizemos um resumo rápido de como o método funciona, justamente para que
vocês possam ter uma idéia abrangente do que está sendo tratado. Pretendemos
explicar minuciosamente, nos próximos
Audiophile News, cada
passo, com muitos detalhes, para ficar claro o que deveremos fazer para
encontrarmos a posição
correta das nossas caixas acústicas frontais.
Aquele abraço!! Desejamos a todos ótimas experiências!! E até breve!
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