Número 126
Os Direct to Disc da Toshiba
2ª. Parte
Mídia Gravada
Decio
Lopes
deciolcouto@yahoo.com.br
Conforme
o prometido, no Audiophile News 119,
vamos à segunda parte relacionada aos LP de corte direto. Como vocês podem ver,
na fotografia que acompanha esta matéria, ali estão alguns exemplares da não tão
extensa discografia da Toshiba em corte direto. Há, nessa discografia, músicos de
jazz muito consagrados, como os pianistas Hank Jones e John Lewis,
tocando simultaneamente 2 pianos, bem como o saxofonista Clifford Jordan
e o baterista Shelly Manne em outros exemplares. Porém, a Toshiba
concentrou suas gravações direct-to-disc em músicos locais, optando por
artistas consagrados no mercado japonês, em especial no campo do jazz. O
resultado foi excepcional, tanto em termos musicais quanto na qualidade das
gravações obtidas.
© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
O LP Boiling Point é um magnífico exemplo de qualidade técnica de
gravação, onde os timbres da guitarra, baixo acústico e demais instrumentos são
impressionantes. No entanto, um dos discos Toshiba preferido dos
audiófilos é Jun Fukamachi At the Stainway, com obras em piano
solo, referido no nosso artigo anterior. Essa raridade, que ainda pode ser
encontrada no eBay, possui a Nocturne in E flat Major, de Chopin, que toma
todo o lado A do disco, entre outras músicas mais populares que ocupam o lado
B. É o som de piano mais realista que já ouvi sair de um LP, até hoje, e não sou o
único a pensar desta maneira.
Winston Ma, dono da First Impression Music-FIM, após guardar em cofre, por 3
décadas, uma das primeiras cópias de prova, obtida por empréstimo diretamente
na Toshiba, finalmente conseguiu autorização da EMI para transformar esse LP em
fonte para comercializar, em 3 versões diferentes. O primeiro 44.1/16 bit cd audiófilo dessa mesma gravação, em que a mais econômica das 3
versões tem a referência DXD CD LIM DXD 038, está disponível no site da FIM por US$ 35,00. Cada uma das faixas
desse cd foi gravada em duplicidade, na respectiva matriz, com a utilização de 2
cápsulas distintas nos dois toca-discos em que se reproduziu o raro LP - 1
cápsula de fabricação própria da FIM e, a outra, uma Van Den Hull Colibri - além
de equipamentos de áudio analógicos, digitais, de gravação e reprodução
avaliados na casa das centenas de milhares de dólares. O resultado é
excepcional. O livreto do cd da FIM, a partir do LP de Jun Fukamachi, descreve,
em detalhes, tanto a epopéia para conseguir a autorização da Toshiba para gravar
o cd, quanto o respectivo processo de gravação. Como possuo os mencionados LP e
cd, foi possível comparar o áudio obtido das duas fontes e posso considerar esse
cd da FIM realmente muito parecido com o LP da Toshiba.
A publicação Audiophile Audition, em sua avaliação do referido cd, já
está na expectativa de que a FIM siga com esse projeto e, quem sabe,
comercialize um cd similar do comemorado LP For Duke, da M&K,
considerado por eles o melhor mainstream jazz direct-to-disc de todos os tempos. Ainda que eu
não tenha tal entusiasmo, o interessante é que, diferentemente da Toshiba, a
M&K
produziu fita magnética da sessão original de gravação do LP For Duke e
comercializou um cd dourado da gravação. Porém, o resultado, pelo menos em minha
opinião, não é páreo para a sonoridade do LP original que também possuo. Assim,
a palavra está agora com o Winston Ma da FIM. Continuarei, em breve, abordando a
qualidade dos discos corte direto.
Até lá, então, e
excelentes audições a todos.
Cabos de Interconexão - TOP Wonder RCA/Digital/XLR/Speaker
Cables
|