Número 118
A ZONA DE NEUTRALIDADE - 1ª. Parte
Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
No GUIDE TO AUDIO SYSTEM SETUP AND EVALUATION,
publicado pelos articulistas da revista the absolute sound,
saiu um texto muito interessante intitulado
A ZONA DE NEUTRALIDADE. Este artigo foi escrito por Dave Wilson, proprietário
da famosa marca Wilson Audio, empresa fabricante de caixas acústicas de renome.
Como muitos já devem saber, o
posicionamento das caixas acústicas frontais, em uma sala de audição, reveste-se
de uma importância suprema, visto que um mal posicionamento pode levar o
resultado sonoro, de um bom sistema, a se tornar simplesmente medíocre. Muitos
técnicos e engenheiros de áudio renomados têm descrito métodos e procedimentos
práticos para se determinar a melhor localização das caixas acústicas em uma
dada sala. No entanto, vários destes procedimentos não atingem o
objetivo desejado, pois se
baseiam em premissas incorretas. Dave Wilson, porém, conseguiu
desenvolver um procedimento prático e simples, que realmente funciona e que
poderá nos ser bastante útil, de forma a nos levar ao ponto onde o
resultado sonoro seja o mais natural possível.
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Dois retângulos deverão ser demarcados no chão da
sala, sendo que a melhor posição das caixas acústicas frontais, para a sala em análise,
irá estar localizada dentro destes retângulos. Quatro pré-requisitos são
necessários, para se determinar esta zona de neutralidade das
caixas acústicas frontais, a saber:
-
O volume da sala não deverá ser menor do que 50m²;
-
O sistema de áudio deverá ser montado ao longo
da largura da sala e o ouvinte deverá se sentar ao longo do comprimento;
-
Tanto a área das caixas acústicas quanto a
área detrás delas deverão estar livres para se realizar o procedimento;
-
Serão
necessárias duas pessoas para a determinação dos retângulos, sendo que uma delas deverá ter
ouvido acurado.
Dave Wilson descreveu seis passos para a determinação destes
retângulos:
1. Uma das pessoas ficará de pé, com as costas
encostadas na parede que fica à frente do ouvinte, bem atrás do local onde
se pretende posicionar uma das caixas acústicas. Esta pessoa deverá ficar falando continuamente,
num volume moderadamente alto e constante. Face à proximidade da parede traseira, a sua voz
se tornará mais grave do que costuma ser. O companheiro, com ouvido acurado, ficará sentado na posição do ouvinte, ouvindo a voz do colega;
2. A pessoa em pé permanecerá falando
continuamente e começará vagarosamente a se afastar da parede que fica atrás
das caixas,
andando bem lentamente, sempre em frente, numa linha reta
paralela à parede lateral da sala;
3. Ao se afastar da parede detrás das caixas
acústicas, em algum
ponto, a sua voz
sofrerá uma transição sonora, ficando tonalmente mais correta e
espacialmente menos difusa. O ouvinte poderá, neste momento, ouvir a voz com precisa
localização espacial. Deverá, então, marcar este ponto com uma fita crepe
no chão, pois esta marcação irá definir um dos lados do retângulo.
Este ponto varia de sala para sala mas, como regra geral, ficará entre 80cm
e 1,50m da parede traseira, conforme temos
pesquisado;
4. A pessoa em pé, retomando a caminhada,
continuará a andar devagarzinho,
sempre em frente, em linha reta e paralela à parede lateral. Após
uma certa distância da primeira marcação, normalmente algo em torno de 30cm a 60cm, dependendo do
tamanho da sala, a voz começará a perder o foco e começarão a surgir reflexões
(ecos) oriundas tanto da parede detrás do ouvinte quanto das paredes
laterais. A voz, agora, estará interagindo com as outras paredes da sala. Quando esta nova
mudança da voz ocorrer, será preciso marcar o chão novamente com um pedaço
de fita crepe.
Este ponto irá definir o outro lado do retângulo. Para
salas pequenas a distância entre as duas fitas crepe costuma ser algo em
torno de 20cm e para salas maiores, mais neutras, algo em torno de 1,0m.
Face ao espaço limitado continuaremos no
próximo
Audiophile News.
Aquele abraço!! Ótimas audições a todos!! E até breve!
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