Número 109
Equipamentos e Cabos
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Homenagem aos Gênios
Gostaria de prestar aqui uma homenagem aos cinco grandes gênios
do áudio, que influenciaram sobremaneira a vida daqueles audiófilos
que, como eu, tiveram a oportunidade de conviver com
equipamentos que fizeram a história do áudio high end. Esses engenheiros,
que constam nesse artigo, foram também escolhidos pelo fato de
que seus equipamentos, de certa forma, conviveram comigo. Desejo
homenageá-los, sem desmerecer outros tantos que, sem dúvida,
também fazem parte da lista dos grandes mestres, mas isto faria com que esta relação
fosse muito mais extensa.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz
Knirsch Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com
O primeiro que gostaria de destacar é Peter Walker, que
se notabilizou pela criação de amplificadores, como o Quad II, com
apenas 15 watts, em classe A. Apesar da baixa potência,
esse amplificador
tinha uma sonoridade que encantava a todos. Outro equipamento
que se destacou
foi o pré Quad 33 que, de 1967 a 1982, chegou a vender 120.000
unidades. Entretanto, o que considero mais genial de Peter
Walker foi a
criação dos painéis eletrostáticos. Primeiro surgiu o modelo ESL-57,
que fez história, depois o modelo ESL-63, o qual até hoje faz parte dos
sistemas de muitos audiófilos, principalmente por apresentar uma
neutralidade sem igual na região
dos médios.
Outro gênio que dispensa maiores apresentações é Saul Marantz.
Começou fabricando equipamentos na garagem de sua casa. Em 1952
lançou seu primeiro pré-amplificador, o modelo Consolette. Entretanto,
equipamentos como o pré Model 7, os Power 8B estéreo e os Dual Mono 9B, com
70W RMS cada, foram os que deflagraram um verdadeiro estouro de vendas e
ainda hoje são
considerados aparelhos de sonoridade mágica. Eu tive a oportunidade de conviver com tudo isso,
nos idos anos sessenta, e minha memória musical jamais poderá
se esquecer da sonoridade desses equipamentos.
Outro gênio, que marcou época, sem dúvida foi David Hafler.
Começou fundando uma empresa chamada Acrosound, em 1950, junto
com o
engenheiro Herbert Keroes. Fabricava transformadores para
amplificadores valvulados e desenvolvia os estágios de
saída ultra lineares. Entretanto, seu grande trunfo comercial
foi a fundação da empresa Dynaco, que fabricava kits de áudio
para hobbistas, com uma qualidade de áudio excepcional a um custo
extremamente baixo. Um bom tempo depois, em 1977, surgiu a empresa David Hafler Company, com dois produtos que marcaram época,
o Power DH-200 e o pré DH-101. Eu mesmo ainda utilizo este pré em meu sistema, como pré de phono, passando por
cima de muita coisa atual, apesar de seus quase trinta anos de
vida.
Outro impossível de faltar nessa lista é Edgard Vilchur
que, junto com Henry Kloss, fundou as empresas Acoustic
Research e KLH. Vilchur criou a suspensão acústica, lançada
primeiramente através do modelo AR-1 e, no final da década de
cinqüenta, relançada através do modelo AR-3, utilizando médios e
tweeters de domo, também criados por ele. Outro grande
sucesso de vendas foi o toca-discos AR, o primeiro a utilizar a
parte mecânica, ou seja, prato e braço, com suspensão independente
da base, praticamente anulando os problemas de realimentação em
volume alto. Ainda me recordo dos graves da minha AR-3A,
que casavam muito bem com os valvulados da época, com baixo
amortecimento, criando um grave extenso e macio, dentro de um
volume cúbico relativamente pequeno.
Para finalizar, o quinto elemento indispensável é James
Bullough Lansing, um gênio em acústica e mecânica que, no
início, chegou a freqüentar uma escola de mecânica para
automóveis. Se verificarmos a construção dos alto falantes JBL,
do ano de 1960, se parecem com os modelos mais modernos da atualidade e, já naquela época, utilizavam carcaças fundidas,
poderosos magnéticos de alnico (alumínio-níquel-cobalto) e
cornetas de médios e agudos com uma construção impecável. Foi
o primeiro a utilizar bobinas de quatro polegadas em seus
projetos e criou uma das empresas de maior sucesso, que se estende até
os dias de hoje, graças ao modelo atual Everest, considerado o
primeiro em qualidade sonora da lista da revista AUDIO alemã,
com aquele mesmo aspecto visual lançado nos ano sessenta.
Boas audições!!
powerline
Audiófilo, Special e Protect
|