Número 106
A Evolução do Áudio no Computador (4.ª Parte)
Equipamentos e Cabos
Matias Eduardo
Reccius
matias.reccius@gmail.com
Ferramentas no Computador (Continuação)
Além da
reprodução, o áudio no computador também tem ferramentas importantes para
analisar o áudio. Como sabemos pelo teorema de Nyquist-Shannon, uma
freqüência de amostragem de 44.1kHz reproduz até 22kHz de áudio, 96kHz de
amostragem até 48kHz de áudio e 192kHz até 96kHz de áudio. Essa informação
pode ser representada em gráficos de espectros de áudio com software
gratuitos, que permitem ver se os arquivos de alta resolução estão fazendo
uso da alta freqüência disponível.
Também
estão criando técnicas de extrair as imagens de SACDs (ISO) e extrair as
músicas em DSD destas imagens, criando uma nova possibilidade: passar o
DSD por USB direto para os DACs que suportam isso, sem a mídia física do
SACD. Ou se o DAC não suporta a conversão de DSD, por software também é
possível converter DSD para PCM de alta resolução em um processo com
perdas (lossy) mas com ótimos resultados. Claro que por limitações
técnicas do DSD é necessário filtrar com passa-baixa de 30kHz a saída,
como vemos o ruído que está acima de 30kHz.
Também podemos analisar a dinâmica das nossas músicas com o auxílio de um
complemento gratuito do player foobar (que também é gratuito). Com essa
ferramenta é possível medirmos quanto uma versão de um CD é mais ou menos
comprimida que outra versão do mesmo CD, as vezes distribuído por outra
gravadora ou remasterizado por exemplo. Abaixo temos por exemplo um álbum da
Reference Recordings com um ótimo resultado de DR15 na dinâmica. Um CD de rock
atual pode ter até DR5 ou menos. Quanto maior esta métrica, maior é a dinâmica
medida das músicas ou do CD como um todo e assim melhor é a reprodução sonora.
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O texto abaixo mostra a saída do programa. O primeiro valor DR é uma nota de
avaliação que o programa calcula para a dinâmica da faixa, quanto maior o DR
maior a dinâmica e vice-versa. O segundo valor (“Peak” ou pico em inglês) mostra
quantos decibéis faltou para a faixa alcançar o máximo da escala digital (fundo
de escala), ou seja, o limite máximo do sinal. O terceiro valor (“RMS” ou raíz
da média quadrática na sigla em inglês) é uma fórmula matemática para calcular
um valor médio do nível da faixa.
foobar2000 1.1.10 / Dynamic Range Meter 1.1.1
log date: 2012-04-30 17:43:01
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Analyzed: EijiOue, Minnesota Orchestra / Rachmaninoff: Symphonic Dances
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Após todas as faixas, o programa avalia o DR "oficial" do álbum como DR15 na
linha "Official DR Value". Esta é a nota final para o álbum.
DR Peak RMS Duration Track
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DR19 -2.24 dB -28.58 dB 12:00 01-Symphonic Dances - Non Allegro
DR15 -2.76 dB -29.51 dB 10:32 02-Andante Con Moto
DR17 -1.61 dB -25.70 dB 14:32 03-Lento Assai
DR13 -11.23 dB -29.68 dB 6:54 04-Vocalise
DR13 -9.28 dB -30.09 dB 7:13 05-Etudes-Tableaux - The Sea And The Seagulls
DR13 -3.28 dB -23.06 dB 2:05 06-The Fair
DR15 -5.85 dB -28.21 dB 7:23 07-Funeral March
DR15 -6.97 dB -28.40 dB 3:10 08-Little Red Riding Hood And The Wolf
DR15 -1.97 dB -25.09 dB 3:49 09-March
Number of tracks: 9
Official DR value: DR15
Samplerate: 96000 Hz
Channels: 2
Bits per sample: 24
Bitrate: 2522 kbps
Codec: FLAC
Caso
haja dúvidas a respeito de alguns termos técnicos recomendamos consultar
o site:
http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
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