Número 93
Equipamentos e Cabos
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Os Melhores Prés de Todos os Tempos
No ano passado, exatamente no mês de maio, a revista the absolute
sound
publicou um artigo trazendo os dez mais significativos amplificadores.
Na ocasião, tive a oportunidade de tecer alguns comentários a
respeito, devido ao fato
de muitos desses aparelhos terem passado pelas minhas mãos.
Novamente, na edição de maio/junho deste ano, a mesma revista publicou um artigo
indicando os 12 mais significativos pré-amplificadores, lançados
no mercado entre o final da década de cinqüenta e o
final dos anos noventa.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz
Knirsch Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com
Desta vez, no entanto, faremos comentários seguindo uma ordem cronológica inversa.
Vamos começar pelo
espetacular Mark Levinson n°.32 Reference, introduzido em 1999, ao preço de
US$ 14.950. Este aparelho entrou nessa relação pela votação de
Robert Harley, editor da revista. Naquele tempo, quando os toca discos andavam meio
esquecidos, não se contava com pré de phono. Entretanto, este
pré foi
considerado um marco em termos de qualidade construtiva, pois vários aspectos de engenharia
foram nele implementados, como, por exemplo, os cuidados com a
isolação da fonte em relação ao circuito, com o intuito de
cancelar as interações magnéticas. Estas inovações tornaram o Mark Levinson n°.32, até hoje, uma
referência de qualidade de áudio e transparência junto a um
design sem dúvida maravilhoso.
Em 1996, tivemos dois prés de relevante importância. Um deles,
com mais de dezoito mil unidades vendidas, foi lançado ao preço
de US$ 1.895, por uma empresa
considerada de excelência e que já vinha sendo reconhecida desde
1981. Estamos nos referindo ao Audible
Illusions Modulus 3A, que entrou na lista pela votação do
articulista Dick Olsher. Em 1966, também surgiu no
mercado o não menos famoso Conrad Johnson Art/Gat,
custando US$ 14.995 e, em sua versão com fonte separada, US$
20.000.
Votação de Jonathan Valin. Se trata de um aparelho valvulado
que utiliza componentes de alta qualidade, como os capacitores de teflon.
Foi considerado um pré a válvulas de
baixíssima coloração e alta resolução. Eu mesmo tive a
oportunidade de escutá-lo e apreciar sua sonoridade.
Em 1988, surgiu o pré-amplificador da Vendetta
Research SCP-2, projetado por John Curl ao preço de US$ 1.895.
Este aparelho entrou na lista pela
votação de Robert Harley, que o considera um dos melhores prés de phono até hoje fabricados,
devido à sua extraordinária
musicalidade, transparência, dinâmica e ausência de ruído. Com
estas qualidades, se tornou um marco para os aficionados por vinis.
Em 1983, surgiu o fantástico Conrad Johnson Premier Three, ao
preço de US$ 2.850. Votado por Jonathan Valin. Este
aparelho já utilizava
capacitores de polistireno (styroflex), proporcionando
uma sonoridade e um palco sonoro impressionantes para a época.
Não só foi considerado um cinco estrelas referência, em março de
1983, como também o melhor pré da década de 80.
Em 1982, foi introduzido o não menos famoso Audio Research SP10 MK ll/SP11, votação também de Jonathan Valin. Valvulado, com fonte
separada e projetado por William Zane, foi considerado um
marco em termos de qualidade, neutralidade e alta resolução
sonora. Produto que, sem dúvida, projetou a sua marca ao mais alto
nível até aos dias de hoje.
No ano de 1973, foi lançado o excelente Mark Levinson LPN-2/JC-2
ao preço de US$ 1.100. Votado por Jonathan Valin, também
teve como projetista o notável John Curl. Este pré-amplificador,
sem dúvida, aqueceu o debate válvula versus
transistor, naquela época, pois além de mostrar uma doce sonoridade, possuía uma
excelente velocidade de transientes, uma banda de resposta
extensa e uma extrema fidelidade.
No ano de 1972, tivemos o excelente Audio Research
Corporation SP-3, segundo
Jonathan Valin. Este valvulado, além da sonoridade
característica, se destacava pela neutralidade, velocidade,
resolução, baixo ruído e um palco sonoro surpreendente para um
equipamento lançado em 1972. Foi, com certeza, um marco dentro daquilo que podemos considerar um
verdadeiro high end nos idos anos 70.
Em
1967, surgiu algo que podemos considerar antológico: o pré Quad 33.
Entrou na lista pela votação do articulista Paul Seydor.
Lançado ao preço de US$ 120, foi reputado o primeiro solid state a
fazer história, devido à sua sonoridade que, embora sem
válvulas, mais parecia um valvulado
tocando. Dotado de um design discreto, moderno e
diferenciado, para a época, foi um produto que, sem dúvida, alavancou a marca aos patamares que conhecemos hoje, graças
à
genialidade do fundador Peter Walker.
Em meados dos anos sessenta, tive o privilégio de me considerar
um audiófilo em ascensão, graças ao pré Dynaco PAS-3, lançado em
1960, ao preço de US$ 60 o kit e US$ 80 montado. Aparelho votado por
Dick
Olsher. Foram vendidas nada mais nada menos que cem mil unidades,
durante o seu tempo de vida. Foi considerado também um marco,
pela doce sonoridade, numa época em que os transistorizados ainda
estavam engatinhando em termos de fidelidade.
Outro produto, também histórico, foi o Harman Kardon Citation 1,
lançado em 1959, ao preço de US$ 139 o kit e US$ 239 montado.
Foi votado por Steven Stone. Este aparelho, obviamente
valvulado, considerando a época, foi projetado pelo legendário
Stewart
Hegeman. Apesar das suas limitações, era dotado de um circuito em
blocos, de conceito avançado para a época, e apresentava uma boa sonoridade,
com baixa coloração.
Por último, o meu xodó e também o xodó de todos aqueles que
votaram nele, com total unanimidade, o pré que considero a maior lenda em
termos de pré amplificadores de todos os tempos: o Marantz
Model 7.
Lançado em 1958, ao preço de
US$ 264 e projetado pelos gênios Saul Marantz e Sidney
Smith, foi considerado, naquela época, o projeto mais extraordinário e mais bem
sucedido já elaborado e, segundo
alguns audiófilos, ainda o é até os dias de hoje. Eu tive esse pré por muitos
anos, e a sua sonoridade, docilidade e corpo harmônico,
permanecem inesquecíveis na minha memória.
Boas audições!!
powerline
Audiófilo, Special e Protect
|