Número 91
Mídia Gravada
Leandro
Oliveira
leandro@estudiodecultura.com.br
As Quatro Últimas Canções
Richard Strauss (1864-1949)
Compostas poucos anos antes do falecimento do compositor, e
estreada um ano depois, estas canções são recebidas em todo
mundo musical, desde a ocasião de sua primeira audição, como seu
testamento artístico definitivo. A escolha do texto e a ordem de
sua execução estimulam a percepção de uma obra sob o signo da
morte, o que não é de todo descabido, já que encerrado com uma
pergunta perplexa “Ist das etwa der Tod?”, frase final do poema
de Joseph Von Eichendorff (1788 – 1857). E o texto de
Eichendorff é antecedido por três pequenas jóias poéticas
ligeiramente místicas do poeta alemão Hermann Hesse (1887 –
1962).
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz
Knirsch Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com
Mas antes de Eichendorff e Hesse, o amante da arte deveria ficar
com Richard Strauss. Algumas obras, como “Frühling”, contam com
pouco mais de três minutos, mas prevêem uma orquestração
gigantesca e encadeamentos harmônicos arriscadíssimos. Nada soa
excessivo. Seu domínio da tradição tonal é incomparável - à sua
maneira, Strauss dá uma “banana” aos contemporâneos e seus
gostos pela extrema sistematização e a necessidade por
permanentes novidades.
Strauss está, aqui, longe do circo da experimentação; seu campo
é o do sucesso, não o da desconstrução, e ali se mostra, aos
oitenta e cinco anos, imbatível. Quando vem a falecer, algum
tempo após concluir estas obras, o compositor é um artista
velho, fora de seu tempo. Ainda assim, absolutamente
respeitável: desde sua estréia, “As Quatro Últimas Canções”
fazem parte do seleto grupo de obras do pós-guerra
reiteradamente gravadas – e, sem dúvida, entre as mais queridas
do grande público.
Gravações recomendadas:
Karita Mattila e Claudio Abbado -
Berliner Philharmoniker/Deutsche Grammophon (1999)
Cat: 000289 445 1822 1
Renée Fleming e
Christian Thielemann - Münchner Philharmoniker Decca (2008)
Cat: 000289 478 1074 2
Gravações históricas:
Gravações especiais:
Anne Schwanewilms
e Mark Elder- The Hallé BBC (2004) Cat: BBC MM270
A soprano esteve este ano com a OSESP
apresentando este mesmo ciclo de canções.
Leandro Oliveira é maestro e compositor. Como
professor de apreciação musical e história da cultura, é
anfitrião do projeto “Falando de Música” da OSESP.
Boas audições!!
powerline
Audiófilo, Special e Protect
|