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Número 91

 Mídia Gravada

Leandro Oliveira
leandro@estudiodecultura.com.br

As Quatro Últimas Canções
Richard Strauss (1864-1949)

     

                   
             Compostas poucos anos antes do falecimento do compositor, e estreada um ano depois, estas canções são recebidas em todo mundo musical, desde a ocasião de sua primeira audição, como seu testamento artístico definitivo. A escolha do texto e a ordem de sua execução estimulam a percepção de uma obra sob o signo da morte, o que não é de todo descabido, já que encerrado com uma pergunta perplexa “Ist das etwa der Tod?”, frase final do poema de Joseph Von Eichendorff (1788 – 1857). E o texto de Eichendorff é antecedido por três pequenas jóias poéticas ligeiramente místicas do poeta alemão Hermann Hesse (1887 – 1962).

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Mas antes de Eichendorff e Hesse, o amante da arte deveria ficar com Richard Strauss. Algumas obras, como “Frühling”, contam com pouco mais de três minutos, mas prevêem uma orquestração gigantesca e encadeamentos harmônicos arriscadíssimos. Nada soa excessivo. Seu domínio da tradição tonal é incomparável - à sua maneira, Strauss dá uma “banana” aos contemporâneos e seus gostos pela extrema sistematização e a necessidade por permanentes novidades.
Strauss está, aqui, longe do circo da experimentação; seu campo é o do sucesso, não o da desconstrução, e ali se mostra, aos oitenta e cinco anos, imbatível. Quando vem a falecer, algum tempo após concluir estas obras, o compositor é um artista velho, fora de seu tempo. Ainda assim, absolutamente respeitável: desde sua estréia, “As Quatro Últimas Canções” fazem parte do seleto grupo de obras do pós-guerra reiteradamente gravadas – e, sem dúvida, entre as mais queridas do grande público.

Gravações recomendadas:


Karita Mattila e Claudio Abbado - Berliner Philharmoniker/Deutsche Grammophon (1999) Cat: 000289 445 1822 1


  

Renée Fleming e Christian Thielemann - Münchner Philharmoniker Decca (2008) Cat: 000289 478 1074 2

Gravações históricas:

  • Kirsten Flagstad e Wilhelm Furtwängler- Philharmonia Orchestra Testament (1950) Cat: SBT1410

  • Elisabeth Schwarzkopf e George Szell - Radio-Symphonieorchester Berlin EMI Classics (1965) Cat: 0724356696020

Gravações especiais:

Anne Schwanewilms e Mark Elder- The Hallé BBC (2004) Cat: BBC MM270

A soprano esteve este ano com a OSESP apresentando este mesmo ciclo de canções.

Leandro Oliveira é maestro e compositor. Como professor de apreciação musical e história da cultura, é anfitrião do projeto “Falando de Música” da OSESP.

                  Boas audições!!                                                     

 

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