Número 87
O AJUSTE FINO PARA O POSICIONAMENTO DAS CAIXAS
2ª. Parte
Mídia Gravada/Acústica
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
No
Audiophile News 78 começamos a
tratar de um tema bastante empolgante: o
ajuste fino do posicionamento das caixas acústicas. Naquela ocasião, descrevemos os procedimentos
a serem realizados
para o melhor posicionamento das colunas e mencionamos que iríamos apresentar um cd
para fazermos o ajuste fino deste posicionamento.
Para isto, vou aqui tomar a minha sala como
exemplo. Infelizmente ela não é totalmente simétrica em relação àquele plano vertical,
já mencionado, que passa entre as caixas acústicas
e pelo ouvinte. Assim, como para todas as salas, fiz o cálculo da
distribuição modal com o comprimento, largura e altura da sala e posicionei a grosso modo as caixas, já fixando a
distância para a parede do fundo. Depois, ouvindo,
verifiquei que a coluna esquerda estava melhor posicionada com o melhor
equilíbrio tonal e o melhor corpo harmônico. Assim, resolvi somente movimentar levemente a
caixa da direita, para deixá-la com uma característica sonora a mais semelhante
possível à da
outra coluna.
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O Ajuste Fino: Inverta os
Canais!
A movimentação da caixa direita é feita para dentro
ou para fora, mantendo a distância da parede traseira, pois esta distância
deverá ficar igual à da outra coluna. Assim a medida que aumenta a distância entre
as caixas, ou seja, a medida que a caixa da direita vai para fora, se aproximando
da parede lateral, você obtém vários equilíbrios tonais, com variações no agudo.
E o médio baixo e em seguida o grave vão paulatinamente aumentando a medida que
a caixa se aproxima da parede lateral.
wynton marsalis quartet
- the magic hour
Os dados são:
Gravadora :
Blue Note; Capitol Records; 2004
Principais Artistas: Wynton
Marsalis, trompete; Eric Lewis,
piano; Carlos Henriquez,
baixo; Ali Jackson, bateria.
Código de Barras : 7 243 5
91717 2;
Eng. Gravação e Mixagem: Patrick
Smith e
engenheiro assistente Daniel
Kresco.
Eng. Masterização : Daryl
Dickerson.
Datas Gravação :
6 e 7 de junho 2003;
Local da Gravação :
Right Track Studios, Nova Iorque, USA.
Para os que forem fazer o ajuste, para cada posicionamento da caixa direita,
é preciso escutar
as faixas 1 e 2 deste cd. Em seguida é necessário inverter os canais e comparar os resultados sonoros.
Recomendo fazer a inversão física dos canais
logo após o cd-player e antes do integrado ou do pré,
invertendo os cabos dos dois canais. Ao fazer a inversão é preciso não esquecer de acionar
o mute, para não haver ruídos nas caixas.
Por exemplo, na faixa 1, a bateria está a
esquerda, o piano está a direita, a cantora Dianne Reeves canta um pouco
a direita do centro e depois no centro, o baixo começa no centro e depois fica
entre o centro e a esquerda e finalmente o trompete de Wynton Marsalis
está entre o centro e a coluna esquerda com grande ambiência. Na troca dos
canais deverá ocorrer uma imagem simétrica com as mesmas características tonais.
É preciso se deslocar a caixa da direta, ora para à direita, ora para à esquerda, para otimizar os
parâmetros sonoros.
Logo no início da faixa 2, ouvimos palmas que se
localizam mais do lado esquerdo do que do lado direito, com grande ambiência
também.
Estas palmas possuem uma
grande riqueza tímbrica e excelente corpo harmônico. O piano está a direita e a
bateria à esquerda, como na primeira faixa. Quando a faixa começa o trompete
está bem no
centro, mas depois fica levemente à esquerda do centro. O baixo fica entre o
centro e a esquerda. Na inversão dos
canais, é necessário verificar se a simetria das palmas permanece, com o mesmo timbre e equilíbrio tonal.
Estas diferenças sonoras, que aparecerão, entre o canal direito e esquerdo, não vem
das caixas acústicas mas sim das reflexões, absorções, difusões assimétricas da
sala! Ocorre uma simbiose sonora entre o que as caixas emitem e a acústica da
sala (a sala canta junto!).
Este é um
trabalho árduo, não muito fácil de fazer. Porém, com um ouvido calibrado, tenho
certeza de que vocês irão conseguir. Na verdade, é um ajuste muito interessante de se
fazer e vocês irão descobrir que normalmente existem maiores diferenças do que
poderíamos imaginar a princípio. A medida que vocês vão conseguindo uniformizar
os dois canais o som se abre de uma maneira muito envolvente e que torna a audição
muito mais prazerosa.
Este cd usado comprei na
www.amazon.com por um preço convidativo.
Aquele
abraço!! Ótimas audições a todos!! E até a próxima! Estão convidados a visitarem
nosso laboratório.
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