Número 81
Mídia Gravada
Humberto
Santilli
humbertosantilli@uol.com.br
A Ilusão do Palco Sonoro
O palco sonoro, como o ouvimos em nossos sistemas de som estéreo,
principalmente em gravações audiófilas e orgânicas, nos parece
tão real como se pudéssemos dizer exatamente onde cada
instrumentista está localizado e em que ambiente sonoro eles estão.
Mas o que o consumidor final não sabe é que este palco sonoro,
tão real, é construído artificialmente. O cérebro humano
identifica auditivamente o tamanho de uma sala, suas superfícies e
a posição da fonte sonora nesta sala, baseado em três fatores
variáveis, que são: a freqüência, a amplitude e a
fase.
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O mais significativo destes fatores é a fase, que nada mais é do
que a diferença de tempo em que um som chega a cada um dos
nossos ouvidos, levando-se em conta um ouvido em relação ao
outro. Considerando os três fatores, por exemplo, um som que
chega aos nossos dois ouvidos na mesma fase, amplitude e
freqüência é interpretado pelo nosso cérebro como um som que vem
do centro. Se houver diferença em algum destes elementos, nosso
ouvido interpretará que há alguma diferença nas superfícies da
sala ou na posição da fonte sonora. Se somarmos a isso as
reflexões da sala, a diferença de tempo em que cada ouvido capta
o mesmo som e conteúdo tonal de cada reflexão, teremos a
percepção do tamanho da sala e da distância da fonte sonora.
As técnicas de microfonação mais comuns, para se “emular”
(simular) a
audição binaural humana, são as microfonações estéreo, que são
capazes de captar boa parte das diferenças entre um “ouvido”
(microfone) e
outro. Mas mesmo essas técnicas não são suficientes para recriar,
em um sistema estéreo, toda a espacialidade percebida em uma execução ao vivo. Além disso, as microfonações estéreo não são
regra nas captações em estúdio ou locação. Na maioria das vezes, o material gravado é captado mono por instrumento, ou
a gravação é feita com
alguns microfones captando o mesmo instrumento em posições
assimétricas, não estéreo, com o intuito de captar diferentes
timbres do instrumento e mesclá-los na mixagem.
Assim, o palco sonoro, tão realista, que ouvimos, em uma reprodução
estéreo, vem do uso de delays, equalizadores, volumes da
mesa de som, inversores de polaridade e do pan das mesas
(panorama), que altera a quantidade de volume enviada a cada
canal, causando a percepção de lateralidade (reprodução além das
caixas acústicas à direta e à esquerda).
Um exemplo primoroso do uso destes efeitos, principalmente para
recriar as diferenças de fase e “enganar” nossos ouvidos, é o cd
Heart Of The Forest (
A Lateralidade do Palco Sonoro ),
que tem sons que surgem atrás do ouvinte, principalmente em
ambientes tratados, como o do Laboratório de Acústica e Áudio
da By Knirsch, que é uma sala de audição crítica (elaborada conforme
a norma IEC 60.268-13).
Neste
disco há um efeito em especial em que um garoto "surge" atrás e
à direita do ouvinte, muito além do palco sonoro comum de um
sistema estéreo. Este efeito pode ser recriado a partir da
duplicação de um áudio mono, subseqüente abertura de um destes
áudios à esquerda do pan e outro à direita e, por fim, a
inversão de polaridade de um destes áudios. Esta técnica e
muitas outras criadas em estúdio são responsáveis por “enganar”
nossos ouvidos, com as sensações de lateralidade, espacialidade,
profundidade, etc. em mixagens estéreo.
Lembrando
que essa espacialidade criada em uma mixagem só será plenamente
percebida em um sistema estéreo se o tempo de reverberação da
sala de audição onde o ouvinte está não for muito alto. Lembrem
disso em suas audições!
Boas audições a todos!
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