Número 73
Equipamentos e Cabos
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Os Dez Mais Importantes Toca Discos - 2ª. Parte
Dando seqüência ao
Audiophile News 70, onde
publicamos os cinco primeiros toca discos mais significantes de
todos os tempos, estamos agora apresentando os outros cinco toca discos
faltantes.
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Well-Tempered Turntable (1979). O que identificou
este projeto, criado por William Firebaugh, não foi o sistema de
suspensão apoiado em 4 pontos, mas sim o sistema utilizado no
braço, conseguindo resolver o problema das vibrações,
simplesmente eliminando os rolamentos. O braço, montado em fibra
de carbono, com tubo preenchido de areia e suspenso por um
sistema montado num copo de silicone viscoso, foi considerado
uma idéia original. Nada até então havia sido construído, em
termos de solução, para se chegar num nível de reprodução de
qualidade high end.
Oracle Delphi (1979). Uma coisa que chamava a atenção
neste toca discos era, sem dúvida, a sua construção e design
avançadíssimos para o final da década de setenta. O projetista e
designer Marcel Riendeau dizia que o importante não era a forma
como a agulha tocava o disco e sim como ela trilhava o sulco. Para
conseguir isso, Riendau tinha que encontrar uma forma de manter
a agulha no sulco, com absoluta precisão, sem nada que pudesse
perturbar essa trilhagem, de forma silenciosa, sem ruídos, graças
ao sistema de isolamento do braço. Alguns itens foram melhorados,
na última versão MK VI, mantendo a clássica construção, com uso
de três pontos de suspensão com molas ajustáveis, tudo
montado numa base de acrílico.
Sota Star Sapphire (1981). Este toca discos, eu o considero
também um clássico em termos de qualidade de áudio. David Fletcher utilizou uma combinação dos métodos tradicionais de
construção junto com importantes inovações técnicas. Da mesma
forma que os projetos de Linn e AR, utilizou um sistema de
suspensão de quatro pontos, ao invés de três, com novas soluções de
amortecimento, conceito bastante influenciado pelos projetos da SME. Fletcher também criou um novo método para a instalação de
qualquer tipo de braço, pelo usuário, sem alterar a baixa
freqüência de sintonia (2.55 HZ). Possuía um isolamento das vibrações
externas e foi considerado estado da arte.
Goldmund Studio (1985). Este
toca discos foi um outro
clássico que ficou na história, utilizando braço tangencial.
Durante o seu reinado, na década de 80, foi um produto muito
bem projetado, onde não apresentava falhas como havia ocorrido em alguns projetos
anteriores. Tinha um som limpo, considerando que era tipo direct
drive, sem as desvantagens dos sistema belt drive, e
livre de
colorações. Chegava com facilidade aos graves mais profundos se
comparado aos concorrentes de tração direta.
Walter Black Diamond MK III (1991-2011). Da mesma forma
que as versões anteriores, a última e fantástica edição da
Walter´table Black Diamond III é a somatória de brilhantes
soluções técnicas utilizadas tanto no prato como também no braço. Este é montado numa estrutura de cerâmica, com suspensão pneumática,
onde o prato também é isolado, evitando qualquer tipo de
ressonância. O motor externo, apoiado num sistema antivibratório,
e a transmissão por correia eliminam qualquer interação entre
prato e sistema de tração. Foi concebido de uma forma state of
the art, onde cada elemento de sua construção foi rigorosamente
testado para funcionar de forma superlativa.
A equipe do
Audiophile News lhes deseja um feliz 2012, muito
próspero, com muita saúde e excelentes audições!
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