Número 70
Equipamentos e Cabos
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Os Dez Mais Importantes Toca Discos
1ª. Parte
Recordando o
Audiophile News 42, referente a uma
edição da the absolute sound, que falava a respeito dos
dez mais importantes amplificadores de todos os tempos, gostaria
de tecer alguns comentários sobre um artigo veiculado na edição de
outubro de 2011, da mesma the absolute sound, entitulado:
The
10 Most Significant Turntables of All Time. Esta leitura me
trouxe boas recordações, porque
tive a oportunidade de curtir muitos dos toca discos ali
arrolados, em casa ou na casa de
amigos, naqueles bons tempos dos anos dourados. Vou dividir este
artigo em duas partes devido ao espaço restrito.
© 20064-2016 Jorge Bruno Fritz
Knirsch Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
Garrard 301 (1954) - Considerado uma obra de arte da engenharia britânica,
na sua época, foi o
primeiro toca discos inglês a ter as três velocidades utilizadas
nos discos comerciais (78, 45, 33). Equipado com o
famoso braço SME 3, se tornou um aparelho de alto padrão nos anos
50 e 60.
Thorens TD-124/ TD-160 (1957)
- O modelo TD-124 foi
um grande sucesso de venda da Thorens, utilizado
pelos audiófilos mais apaixonados, sendo que os reviewers
da época o tiveram como um dos mais importantes toca discos da década,
especialmente quando vinha equipado com o braço SME 3009. Da
mesma forma que o Garrard 301, este aparelho contava com bases para diferentes braços.
Já o Thorens TD 160, um modelo considerado mais popular, mas também um
grande sucesso de vendas, de certa forma substituiu o toca
discos AR, principalmente por vir equipado com um braço de
qualidade superior e possuir uma construção mais robusta, com a
vantagem adicional de que as velocidades (33,45) podiam ser trocadas sem a
necessidade de se tirar o prato.
Acoustic Resarch XA (1961) - Foi considerado um projeto
revolucionário por ser o primeiro toca discos a utilizar prato e
braço numa suspensão independente da base, sistema belt drive e
motor sincrono AC. Eu tive esse toca discos e realmente, para a
época, foi uma coisa extraordinária pela precisão e ausência de
vibrações e ruídos.
Panasonic SP-10 (1970) - Este super toca discos, pode ser
considerado como o início da batalha entre o sistema belt drive
e o direct drive. Levando em conta os toca discos high end dos dias de hoje,
podemos afirmar que esta batalha foi vencida pelo sistema
belt drive.
Entretanto, o SP-10 foi considerado uma exceção, pela sua
construção excepcional, pelo seu peso e pela ausência de vibrações.
Passou a ser muito
utilizado por estações de rádio e estúdios de gravação, devido à
sua
durabilidade, precisão de velocidade e baixa flutuação.
Linn Sondek LP12 (1972) - Eu me recordo que, em meados da
década de 70, o sonho de qualquer audiófilo era ter um Linn LP12. Mais do que
qualquer um dos outros toca discos arrolados na lista
da the absolute sound, o Linn LP12 foi considerado um
marco em termos de construção e precisão. Foi inspirado no mesmo
sistema de suspensão sintonizada de três pontos e tração belt
drive utilizada no AR. Seu sistema antivibração single point,
isolação de vibrações e estabilidade de rotação, é considerado
pela crítica um state of the art até os dias de hoje.
Na seqüência deste texto, publicaremos os cinco restantes toca
discos mais significantes de todos os tempos.
Boas audições a todos!
http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml
|