Este é um cd de testes e, por sinal,
muito exigente. A sala deverá ter um tempo de reverberação mais baixo e
plano para reproduzir toda a sua grandeza e esplendor. Este cd exige
também um sistema que tenha um equilíbrio tonal bem ajustado e que consiga
reproduzir uma grande massa sonora.
Eu o descobri no clube Golden
Ear, da the absolute sound, revista fundada por Harry
Pearson. É realmente um espetáculo, tanto na parte artística quanto
na gravação, tendo alta dinâmica, palco sonoro, ritmo e espacialidade,
com alta resolução.
As composições são do argentino Ariel
Ramirez, nascido em setembro de 1921 e falecido em fevereiro do ano
passado com 88 anos. Em 1964 compôs a famosa Missa Criola e também a
Navidad Nuestra, ambas contidas neste disco.
A quem se interessar, poderá encontrar o "Celebrating
Sacred Rhythms" na
www.amazon.com, inclusive usado, por
um preço bem acessível. Vale a pena!
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
Ariel Ramirez
- Misa Criolla - Navidad Nuestra
Os dados são:
Gravadora
:
NAXOS 8.557542
Principais Artistas: The Coral
Arts Society of Washington, vozes; Luis Garay, congas e
outros instrumentos de percussão; Wilbur Wood, tambor gnoma;
Leon Khoja-Eynatyan, guiro e percussão.
Código de Barras : 7
47313 25422 4;
Eng. Gravação e Mixagem:
Curt Wittig, Joseph Holt, assistido por
Mary Gotlieb;
Eng. Masterização : Curt
Wittig e Joseph Holt;
Data Gravação : julho
de 2004;
Local da Gravação :
Igreja Católica de Saint Luke, McLean, Virginia, USA.
O clube Golden Ear
recomenda a faixa 12, Kyrie, da Missa Criola, mas as observações
abaixo valem para todas as faixas, que são excelentes, principalmente
para as primeiras seis faixas do Navidad Nuestra. É um cd gravado
por um grupo de vozes
relativamente pequeno em um espaço relativamente grande. Todos os
movimentos mostram características similares. Algumas faixas (entre elas
a faixa 12) usam
tambores gnomas e percussão de blocos de madeira, que reverberam no ambiente de gravação
(uma igreja
com elevado RT), definindo claramente o espaço do coral. A acústica tem
grande ambiência, com
profundidade. Os blocos de madeira, em particular, estão tão distantes, que
passam a parede atrás das minhas caixas acústicas. O coral é bem pequeno e íntimo.
Pode-se
facilmente discernir vozes individuais e o contraste com o espaço
acústico é bem marcante. A integração entre
os instrumentos é esparsa, distribuída em longos intervalos de tempo, com
uma
instrumentação bem básica, o que dá um tom caseiro à todas as peças. Se
o cd soar seco,
ou de alguma forma abafado, é provável
que seja por falta de resolução, correção tímbrica e/ou
micro-dinâmica. Quem desejar poderá vir conferi-lo no nosso
laboratório de acústica e áudio. É só agendar!
Aquele abraço!!
powerline
Audiófilo, Special e Protect
Visite nosso site:
www.byknirsch.com.br