Número 46
Equipamentos e Cabos
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Diferentes Conceitos
Vamos falar um pouco a respeito dos quatro principais projetos de caixas
acústicas que nos acompanham, desde os tempos em que os projetistas malucos se
aventuraram a desenvolvê-los para que nós, audiófilos, pudéssemos curtir o áudio
em toda sua plenitude.
Estamos
nos referindo àqueles projetos de caixas acústicas mais comumente usados e também mais populares:
bass reflex, suspensão acústica, radiador passivo e linha de transmissão.
Antes de analisarmos cada um destes quatro tipos, é importante ressaltarmos que
as caixas acústicas têm a função básica de isolar as emissões sonoras emitidas
pela parte frontal dos alto falantes, daquelas advindas da parte traseira destes
mesmos alto falantes, evitando dessa forma o
cancelamento do som, principalmente o das baixas freqüências, para podermos
ouví-lo em toda a sua integridade e qualidade.
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O conceito que mais se popularizou, a partir de meados dos anos oitenta, foi sem
dúvida o sistema bass reflex, pela eficiência e extensão dos graves que
proporciona.
Atualmente, é usado
em praticamente todos os projetos de caixas acústicas que existem no
mercado. Se caracteriza pela utilização de um duto ou pórtico, que nada mais
é do que um tubo de diâmetro e comprimento projetado para ressonar em uma certa freqüência desejada, de acordo com o alto falante utilizado, aumentando a eficiência e
extensão dos graves. Esse conceito, quando bem projetado, pode atingir facilmente
uma resposta em torno dos 30Hz, sem a necessidade de grandes volumes cúbicos.
As caixas tipo suspensão acústica são caracterizadas pelo completo isolamento
da massa de ar traseira do alto falante em relação ao deslocamento de ar
frontal. Como o ar dentro da caixa é comprimido e expandido, conforme a
movimentação do cone, a pressão interna tem o efeito similar a um amortecedor,
empurrando o cone quando ele entra e puxando quando ele sai. É uma caixa
relativamente fácil de ser projetada, sendo sua única variável o volume cúbico
em relação à freqüência de ressonância do woofer utilizado.
É um projeto que proporciona graves
precisos, rápidos e definidos, porém dificilmente alcançam extensões profundas,
pelo próprio conceito, onde a pressão do ar atua como um limitador das baixas
freqüências. A eficiência deste tipo de caixa acústica também é menor, exigindo amplificadores de
maior potência e boa corrente.
O sistema tipo linha de transmissão não passa de um labirinto de ondas sonoras,
no qual o formato das mesmas altera a fase proveniente da saída de som, emitida
pela parte posterior do alto falante, em aproximadamente 90 graus, atenuando
desta forma a ressonância, por causar grande pressão interna em sentido inverso
à
vibração da mesma. Os gabinetes são bem maiores, em comparação aos de bass
reflex e de suspensão acústica de características similares, pois possuem um
quarto do comprimento de onda de cancelamento da ressonância.
É
um projeto que necessita de gabinetes maiores, porém leva a extensão dos graves a níveis baixíssimos. Este conceito foi de
certa forma criticado, principalmente quando utilizado com toca discos de vinil,
pelo fato de que o alto falante, não encontrando a resistência do ar, ficava
totalmente descontrolado, devido às vibrações naturais geradas pelo próprio
vinil. Com o advento do cd, este conceito novamente foi utilizado por vários
projetistas, mostrando suas virtudes.
O último conceito a ser descrito é o tipo radiador passivo. Este sistema
trabalha aparentemente com dois alto falantes para os graves. Um normal, ativo, e
o outro passivo. Este último é simplesmente um alto falante apenas com a centragem e
o cone, sintonizado numa freqüência ideal com relação ao woofer ativo.
Atualmente, poucos projetistas utilizam esse conceito, porém, quando bem projetado,
atinge graves de baixa freqüência e qualidade, sem a necessidade de grandes
volumes cúbicos. Entretanto, alguns não são muito a favor, devido ao fato de que,
em grandes volumes sonoros, os graves saem um pouco do controle.
Boas audições !!!
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