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  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

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Número 31

O que é toe-in e quando devo usá-lo?

Acústica

  Jorge Knirsch

 Introdução

       Nosso colega Jorge Humberto Castro de Almeida, de Salvador, e muitos outros amigos já me perguntaram o que é toe-in. Como esta pergunta é recorrente, vamos explicá-la com um pouco mais de detalhes.
       O toe-in é uma torção no posicionamento das caixas acústicas, direcionando-as ao ouvinte. Vamos dizer que sua sala de áudio é simétrica e paralepipeda e que você está sentado em frente ao seu sistema de áudio, ouvindo tranquilamente a sua música preferida. Imagine agora dois planos verticais, paralelos entre si, cada um deles passando por uma das caixas, indo da frente até a parte de trás de cada uma delas, cortando os alto falantes ao meio, de forma simétrica. Vamos dizer que as caixas estão posicionadas nos seus devidos lugares, (conforme a distribuição modal otimizada para a sua sala), e que os planos verticais do toe-in estão paralelos às paredes laterais da sala. Nesta situação, dizemos que as caixas acústicas estão sem toe-in (
α = 0°). Quando agora começamos a "torcer" as caixas em sua direção, aí sentado, ouvindo a música, este plano de toe-in começa a dar origem a um ângulo, em relação as paredes laterais, e este ângulo é chamado de toe-in (α). Quanto maior este ângulo, maior é a tendência do equilíbrio tonal se deslocar para os agudos. Se o posicionamento das caixas acústicas e do ouvinte ficar como os vértices de um triângulo equilátero, com os três ângulos iguais a 60°, os alto-falantes estarão dirigidos diretamente para o ouvinte. Neste caso, o ângulo de toe-in é α = 30°. Também podemos hipoteticamente imaginar que, se uma caixa acústica estiver olhando frontalmente para a outra o toe-in será de 90°. O acerto do toe-in, após o posicionamento correto das caixas na sala, é realizado como última etapa do acerto auditivo do sistema. Para se atingir o equilíbrio tonal plano, é preciso ir acertando a intensidade das altas freqüências. A única desvantagem, à medida que o toe-in aumenta, é a ocorrência de uma progressiva perda do palco sonoro.



 

       Os fabricantes normalmente indicam, nos seus manuais, qual a melhor posição das caixas acústicas com relação ao toe-in. Essa indicação do toe-in, pelo fabricante, é recomendável, pois ele consegue verificar qual a dispersão lateral sonora dos alto-falantes através de medições acústicas em câmera anecóica. Essa informação nos ajudará a definir em que posição vamos obter o melhor palco sonoro e o melhor equilíbrio tonal.

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       Normalmente, os fabricantes recomendam um toe-in que pode variar entre α = 5° e, no máximo, α = 30°. Nos estúdios, como as técnicas para a mixagem costumam ter um espaço reduzido, muitas vezes o técnico de som fica muito próximo das caixas, mais próximo do que em um triângulo eqüilátero, (aumentando o palco sonoro) e o toe-in pode então chegar a mais de 30°. Porém, em situações residenciais, não é necessário se chegar a valores tão altos, devido à maior distância do ouvinte e, com isso, provocar uma perda de palco sonoro muito grande. Aqui, novamente a nossa regrinha de ouro vale muito: "menos é mais"!! Faça o mínimo toe-in necessário para obter o melhor equilíbrio tonal desejado!

             Boas Audições a todos!!

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