O que é resolução? Resolução, no meio audiófilo, dentro de uma avaliação subjetiva,
significa o detalhamento, a
nitidez dos pormenores, a fidelidade aos detalhes que um sistema de áudio
consegue oferecer na reprodução de um acontecimento musical. É a capacidade que o sistema tem para mostrar
pequenas facetas, nuances, minúcias, mínimas separações entre
instrumentos e vozes, o que torna o acontecimento musical
muito mais real.
Quando ouvimos uma orquestra tocar à nossa
frente, por
exemplo, a resolução, em um ambiente
acusticamente adequado, é normalmente muito grande. Podemos ouvir uma
infinidade de minúcias, que são possíveis de serem gravadas, embora
muito difíceis de serem reproduzidas. Isto porque os sistemas de entrada
possuem baixa resolução e são incapazes de reproduzir muitos detalhes, misturando vozes e
instrumentos. Mesmo os sistemas
de referência, que por definição deveriam possuir alta resolução e,
portanto, chegarem o mais
próximo possível do acontecimento musical ao vivo, infelizmente, percebemos que a maioria, não conseguem atingir este objetivo! É aqui, na resolução, onde está a maior diferença entre uma
reprodução eletrônica e a música ao vivo. A dinâmica é um outro
parâmetro que a melhor reprodução possível também não consegue acompanhar.
Dentro da metodologia da AUDIO
alemã, o
parâmetro de avaliação "resolução" tem um peso muito grande. O
equilíbrio tonal é, sem dúvida, o parâmetro mais
importante, com peso 2. Logo em
seguida vem a resolução, com o mesmo peso. Estes dois parâmetros
perfazem 40% de uma avaliação subjetiva de um
sistema de som. Contudo, na avaliação deste parâmetro, precisa-se tomar
muito cuidado, pois é possível aumentarmos a resolução de um sistema,
em detrimento do equilíbrio tonal. Por exemplo, se instalarmos sistemas antivibracionais exclusivamente horizontais,
como relatamos no Audiophile News 21,
o detalhamento aumenta na
parte dos médios e agudos, mas perdemos o equilíbrio tonal com um recuo
pronunciado dos graves.
Portanto, o nível de
resolução de um sistema só deverá ser avaliado quando o equilíbrio tonal estiver
balanceado. O grande desafio para se atingir uma boa resolução está na região
dos graves, que é muito difícil de ser alcançada, pois a acústica da sala
pode participar de forma marcante no resultado final.
Como poderemos conferir o nível de
resolução de um sistema? Será necessário termos como
exemplo um bom cd, original, bem gravado, do qual conheçamos algumas
faixas em todos os seus detalhes e, evidentemente, é muito importante
que tenhamos ouvido este cd em um
sistema de alta resolução. Descobri por acaso o cd que apresentamos
aqui. Usei-o em vários sistemas e notei que havia grandes
diferenças entre um sistema e outro. Hoje, o utilizo para avaliar a
resolução dos sistemas de áudio de modo geral. Eu o comprei na
www.amazon.com e tem preço
acessível. Não recomendo o uso
de cópias, pois em sistemas de alta
resolução, ainda hoje, fica patente a perda de qualidade sonora destas
mídias.
© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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DOUG MACLEOD
- WHOSE TRUTH, WHOSE LIES?
Os dados são:
Gravadora
:AudioQuest Music, 2000
Principais Artistas: Doug MacLeod,
guitarra e vocal, Janiva Magness, vocal, James Harman, harmônica, entre
outros músicos.
Código de Barras : 0
92592 10542 3; AQ-CD1054;
Eng. Gravação
: Michael C. Ross e Greg Burns
Masterização :Bernie
Grundman;
Data Gravação :11
e 12 de março de 2000.
Local da Gravação :
OceanWay Recording, Hollywood, California, USA.
A
faixa que uso para fazer os testes é a 4, Norfolk County Line, onde, em alguns
trechos, Doug MacLeod e Janiva Magness cantam "juntos". Coloquei
a palavra
juntos entre aspas, pois isto acontece dependendo do sistema que você está ouvindo.
Se for de entrada, realmente eles cantam juntos e você não percebe
grandes diferenças, pois como as nuances são muito sutis, não chegam a ser
reproduzidas. No entanto, à medida em que o nível de resolução
de áudio cresce, as
diferenças aparecem de forma bem perceptível. Em sistemas de alto nível, contrário
ao que está escrito no livreto do disco (esta gravação não está em tempo real), nota-se diferenças nos compassos das duas vozes,
causando a sensação de um sutil delay. Na última vez em que os cantores entram
juntos, nesta faixa, as diferenças se mostram ainda maiores.
Excelentes
audições a todos! Aquele abraço!!
Até a próxima!!
powerline
Audiófilo, Special e Protect