Número 21
VIBRAÇÕES: ELAS INFLUEM? Parte 3
Vibrações
Jorge Knirsch
Continuação
No Audiophile News 13, iniciamos a
análise de alguns sistemas antivibracionais, descrevendo como eles influem no
resultado sonoro, todos trazendo maior resolução e transparência e,
eventualmente, melhorando também o
equilíbrio tonal. Assim, estes dispositivos antivibracionais poderão ser usados para a
otimização do resultado sonoro dos nossos sistemas de áudio e vídeo. Começamos
mencionando os spikes, mostrando qual o
resultado que trazem e de que forma influem no equilíbrio tonal. Como vimos,
eles realçam levemente a parte das altas freqüências.
Em seguida, no Audiophile
News 17, falamos das bandejas antirressonantes, que atuam em ambas as
direções, ou seja, na absorção de movimentos horizontais e também na de
movimentos verticais. Elas podem trazer um excelente resultado, aumentando a
resolução e a transparência do sistema, sem alterar em demasia o equilíbrio tonal.
Mas este resultado, para ser alcançado, vai
depender do princípio que a bandeja em questão usa para absorver as
ressonâncias. Vamos agora falar dos sistemas antivibracionais horizontais,
mudando um pouco a ordem originalmente apresentada.
Sistemas Antivibracionais Horizontais
Existem, no mercado, alguns tipos de sistemas de
absorção de vibrações horizontais. No Brasil, podemos encontrar várias marcas e modelos,
nacionais e importados. Inclusive, até é possível acharmos modelos acoplados a
bandejas de estantes ou a prateleiras especiais para áudio. Podemos também
encontrar racks, com várias prateleiras, apresentando esta formação.
Normalmente, estes dispositivos se constituem de uma pequena base metálica circular,
contendo esferas de aço, com livre movimentação horizontal, e um pequeno prato metálico,
também circular, por
cima. Sobre três ou quatro destes conjuntos, são
colocados os equipamentos.
Como
vimos no primeiro artigo desta série, quando realizamos a compensação, apenas
e exclusivamente, das vibrações horizontais, promovemos um desequilíbrio tonal
para a região das altas freqüências, ou seja, para os agudos. Este
desequilíbrio tonal poderá chegar a ser muito forte, com o uso destes
dispositivos, mesmo quando os utilizamos apenas sob um dos aparelhos do nosso sistema de
áudio. Isto porque estaremos favorecendo os agudos, que se tornam brilhantes, metálicos,
e poderão até ficar estridentes e ardidos. Em contrapartida, com essa
compensação, somente das vibrações horizontais, também estaremos atenuando, de forma
uniforme e pronunciada, os graves em toda a faixa de suas freqüências. O sistema, aparentemente,
vai parecer ter perdido
a dinâmica, por um desequilíbrio tonal que poderá ter se tornado até severo. Caso você esteja usando um destes racks,
com várias bandejas, contendo estes dispositivos,
e alguns aparelhos sobre estas bandejas, o seu resultado sonoro poderá ter ficado ainda mais marcante,
com proeminência ainda maior dos agudos.
© 2004-2012 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
Na
verdade,
você entrou por um "galho do pinheiro" (Veja o artigo o
O Áudio
e o Pinheiro - 1º Parte )
e agora provavelmente está, de forma intuitiva, procurando alternativas
para voltar a restabelecer o equilíbrio tonal perdido. Poderá, então, vir a escolher aparelhos e equipamentos que possuam um equilíbrio tonal
contrário ao problema criado pelo sistema antivibracional horizontal, buscando favorecer os graves. E existem muitos equipamentos que se prestam
bem a
isto. Há, inclusive, cabos com esta tendência contrária, que também poderão ser
escolhidos. Na verdade, ao longo do tempo, após muitas tentativas e experiências, você vai acabar percebendo
que fica muito difícil acertar um sistema
destes. Infelizmente, não conheço nenhum sistema assim, usando estes dispositivos de
absorção de vibrações horizontais, que tenha os graves em ordem, naturais,
presentes, articulados, com boa extensão e qualidade, e também agudos
equilibrados, doces,
suaves e cristalinos.
Outro
aspecto, muito importante, é que todas as avaliações, julgamentos e opiniões que
você fizer serão questionáveis. Como resultado das suas experiências, a partir
desse seu sistema de áudio, que usa estes conjuntos, todas as suas conclusões
estarão fortemente influenciadas pelo desequilíbrio inerente ao sistema. A avaliação
que você fizer, quando da troca de algum equipamento e/ou quando da troca de
cabos, por exemplo, vai levá-lo a conclusões equivocadas. Devido à essa característica
alterada do sistema, na sua avaliação
auditiva, você estará sendo
levado a um auto-engano. Você entrou no galho do "galho do pinheiro". Assim, um
aparelho que você avaliar como neutro, um outro audiófilo, num outro sistema que
não usa estes dispositivos, poderá considerá-lo inadequado, com tendência a um desequilíbrio tonal para os graves,
ou então, ao contrário, o que você julgar desequilibrado, um outro audiófilo
poderá julgar correto.
Caso você esteja usando estes dispositivos e agora resolva tirá-los, uma nova
questão aparece. Como o seu sistema já estava razoavelmente ajustado, é claro
que,
num primeiro momento, ocorrerá um novo desequilíbrio tonal que, passo a passo, deverá
ser novamente ajustado. Acontece que, desta vez, será
muito mais fácil voltar ao "tronco do pinheiro". Você terá a chance de
otimizar o seu sistema de forma muito mais natural e agradável, podendo alcançar
um equilíbrio tonal muito mais real e dinâmico entre graves, médios e agudos.
Podemos, então,
concluir que cada componente do nosso sistema de áudio deverá ser o mais
plano possível, não podendo apresentar fortes desequilíbrios tonais. Caso contrário, o
ajuste fino ficará muito difícil, senão impossível. Este aspecto é muito importante, para que possamos acertar o conjunto todo de forma bem
harmoniosa.
Fico impressionado com o número de pessoas que usam estes dispositivos, até
mesmo vários
profissionais do ramo do áudio, mostrando, com isso, o baixo discernimento que
têm entre o som da
música ao vivo e o som reproduzido!
Convido-os a visitarem o nosso Laboratório de Acústica e Áudio (Vejam no
site:
Convite
para Audições) para fazermos
experiências, neste sentido, com estes dispositivos antirressonantes. É muito
fácil colocarmos estes conjuntos, por exemplo, debaixo de um cd-player,
ou de um pré, e
verificarmos o resultado final, pois fica bem patente o desequilíbrio que se obtém.
Boas Audições a todos!!
TOP
Wonder Excellence
Cabos de Caixas Acústicas
SPECIAL ANTIVIBRATION SPIKES
|