Número 9
Equipamentos e Cabos
Jorge
Knirsch
As Entradas
Há alguns meses, fiz uma descoberta muito interessante. Vim a saber que, na
verdade, se trata de um assunto muito
antigo e já de conhecimento geral, mas desconhecido pela maioria dos amantes do
som e da imagem. Com uma implementação muito simples, poderemos obter um resultado
sonoro extraordinário em qualquer sistema, desde os de entrada até aos mais sofisticados.
Muitos aparelhos de áudio possuem
diversas entradas. Por exemplo, é comum o integrado
ter várias entradas para acomodar as ligações de cd-players, de
toca-discos; do áudio de dvd-players e assim por diante. Da mesma forma
que os pré-amplificadores possuem várias entradas, os amplificadores de potência, e mesmo os
processadores em sistemas de referência, ou então, os receivers em
sistemas de HT também possuem.
De forma geral, não usamos todas as entradas. Algumas ficam livres para um
eventual uso futuro. Cada entrada costuma ser ligada aos circuitos
eletrônicos internos, através de uma pequena fiação, de alguns
centímetros de comprimento, da entrada até a primeira placa eletrônica. Quando não usadas, estas
pequenas fiações tornam-se antenas receptoras, que captam ondas eletromagnéticas do ambiente
e vão alterar o sinal eletrônico da entrada que está realmente sendo usada.
Quanto mais entradas livres, maior será a alteração do sinal eletrônico que está
sendo usado. Assim, por exemplo, ocorre uma alteração sonora do sinal de áudio
vindo de um cd-player, ou de um toca-discos,
que pode ser ouvida, porque as várias outras entradas livres dos aparelhos estão captando sinais
eletromagnéticos do ar e alterando o sinal original que está sendo ouvido
naquele instante.
Estas alterações eletromagnéticas podem ocorrer tanto com entradas RCA (o
positivo é o pino/orifício 2, central, e o terra é o contato externo 1, a malha) ou também nas entradas XLR (o pino/orifício 1 é
o terra, a malha; o pino/orifício 2 é o sinal positivo; e
o pino/orifício 3 é o sinal invertido). Em aparelhos que possuem as duas alternativas, as entradas RCA são
correspondentes às entradas XLR da seguinte maneira: o terra, ou seja, o contato
externo, também chamado de negativo, nos conectores RCA, corresponde ao pino/orifício 1
nos conectores XLR; o positivo, que é o pino/orifício 2, central,
dos conectores RCA, corresponde ao pino/orifício 2 dos XLR; e o pino 3 dos
conectores XLR é o sinal de áudio invertido em 180°, que não existe nos conectores
RCA.
Há uma forma de evitar a entrada dos sinais eletromagnéticos espúrios em
entradas não utilizadas. Basta simplesmente aterrar (ligar ao pino/orifício 1) a entrada
positiva (2) de cada fêmea RCA e também a entrada invertida (orifício 3) nas
fêmeas XLR, de todas as entradas não utilizadas, de todos os aparelhos em estudo. Para
isto, utiliza-se um conector RCA macho, no qual o positivo (2) é interligado
internamente ao
terra (1). Caso exista a correspondente entrada XLR, deve-se
usar um pequeno fio sólido de cobre, em formato de "U", para provocar
um curto-circuito entre o orifício 1 e o orifício 3 do conector fêmea XLR. Com
as entradas não utilizadas aterradas, ou seja, a entrada positiva (2) nos
conectores RCA, e a entrada invertida (3) nos conectores XLR, ligadas aos
pinos/orifícios 1, deixa de existir a
captação eletromagnética e o resultado sonoro muda para melhor. Será perceptível
para qualquer ouvinte!
A diferença auditiva é muito grande, ganhando o espectro sonoro um corpo
harmônico muito mais rico, com uma neutralidade muito maior. O que mais me
impressionou, nesta pequena experiência, é que o resultado, para melhor, pode ser
percebido desde os sistemas mais simples até aos mais sofisticados.
Lembro a todos que este procedimento deve ser feito com muito cuidado, para não confundir uma entrada com uma saída. Se,
por um descuido, alguém curto-circuitar uma saída, em vez de uma entrada, poderá ocorrer a queima do
circuito eletrônico acoplado àquela saída. Portanto, tomem muito cuidado, confiram
tudo com muita atenção onde vocês farão os curtos-circuitos. Esse procedimento
só poderá ser
realizado nas entradas de pré-amplificadores, integrados, amplificadores de
potência, processadores e receivers. Por exemplo, na entrada digital de
um cd-player, este curto não poderá ser feito. No cd-player, caso
haja entradas, recomendo que elas não sejam curtos-circuitadas.
Para quem desejar, temos à venda, na nossa linha de produtos, estes conectores especiais.
Boas audições a todos!
http://www.byknirsch.com.br/artigos-07-05-dicgeraisequip4.shtml
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