JOE HENDERSON E JIM ANDERSON
UMA DUPLA DA PESADA
Cd de Referência
Jorge Knirsch
Introdução
A AES (Audio
Engineering Society), uma das maiores, senão a maior sociedade de áudio da
atualidade, realiza exposições e palestras em várias cidades do mundo, com o intuito
de aglutinar os profissionais do áudio, da gravação e mixagem, da masterização
e de outros ramos afins.
No ano passado, um destes
encontros aconteceu em Londres, cidade berço de uma das maiores escolas de gravação do
momento. Nesta ocasião, entre os vários palestrantes do evento, o Jim Anderson
se apresentou. E a sua palestra, com workshop,
foi assistida por Martin Colloms, articulista e publicador da
HIFICRITIC inglesa. Em seguida, no Vol3/No3 de Julho/Agosto/Setembro 2009,
dessa revista, saiu um artigo onde o
Martin faz um resumo da fascinante apresentação do Jim Anderson.
Jim Anderson,
engenheiro, mestre de captação, de gravação e mixagem, talvez, é hoje a maior
autoridade em mídia de áudio gravada. Professor do Departamento
Clive Davis de música gravada da Universidade de Nova Iorque, ganhador de
nove prêmios Grammy (Grammy Award), começou sua palestra com uma
frase que chocou seus ouvintes: "A realidade não é uma gravação, a gravação
não é a realidade". Explicando, ele diz que os engenheiros de gravação, como
ele mesmo, são mentirosos habituais. Usam artifícios para criar ilusões
artísticas nas
gravações. Se utilizam de ferramentas de cartas marcadas, ou seja, quando você ouve estas
gravações, você está na mão destes profissionais, que apresentam um sonho, uma
ilusão artística. Não vou aqui transcrever o artigo, mas a realidade de uma
gravação, de forma geral,
está muito longe do ao vivo, procurando, através de diversos artifícios
eletrônicos e sonoros, dar a ilusão aos audiófilos que o que eles estão ouvindo
é realmente o que foi tocado ao vivo.
Durante a palestra Jim
Anderson usou para as demonstrações auditivas vários cd´s que ele mesmo captou,
gravou e mixou. O Martin os relacionou no artigo. Entre eles, está o cd que ora apresentamos a vocês. Gravado
originalmente em 1997, foi remasterizado por Kevin Reeves em 2009 e o
resultado ficou excelente, não só pela qualidade sonora mas também pela
qualidade artística.
Eu o comprei na
www.amazon.com e seu preço ainda está
acessível.
© 2004-2009 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
PORGY AND BESS
Os dados são:
Gravadora
: The Verve Music Group;
Principais Artistas: Joe
Henderson, saxofonista tenor; Conrad Herwig, trombone; John Scofield,
guitarra; Tommy Flanagan, piano; Dave Holland, baixo; Jack DeJohnette,
bateria;
entre outros.
Código de Barras : 6
02527-10416-4; Original Verve 314 539 046-2 (1997)
Eng. Gravação :
Jim Anderson;
Eng. Mixagem :
Jim Anderson;
Eng. Masterização : Allan Tucker;
Data Gravação :
Maio de 1997;
Local : Avatar Studios, Nova Iorque.
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As faixas são clássicos de Gershwin, como exemplo Porgy and Bess. Todas as faixas são muito
famosas. Os músicos são muito conhecidos e bastante virtuosos com seus instrumentos, de
forma que a parte artística do cd é excelente. A faixa que Jim Anderson
usou para algumas demonstrações no encontro foi a de número 7: " It Ain´t Necessarily So". Ele usou esta faixa para
mostrar a gravação do baixo, colocado entre o centro e a caixa acústica direita,
de forma recuada. Joe Henderson, com seu saxofone, está em torno do centro
do palco, tendo logo à sua direita, um pouco para trás, John Scofield, com
sua guitarra elétrica. À direita, na caixa, fica o vibrafone de Stefon
Harris e, à esquerda, na caixa, fica o trombone, um pouco para trás.
Excelentes
audições a todos!
Aquele abraço!!
Até a próxima!!
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