A NEUTRALIDADE DA
SALA
Este cd, que estamos apresentando para
vocês, é de uma gravadora audiófila, muito famosa no nosso meio, a Mapleshade
Records, fundada em 1986 e estabelecida em uma mansão na pequena
cidade de Upper Marlboro, no estado de Maryland (MD),
USA. Esta gravadora de jazz e blues, que já gravou algo em torno de cem cds, segue um padrão único, diferenciado de todas
as outras gravadoras que conheço. Sua tecnologia de gravação é realmente muito
radical e minimalista. Só grava em tempo real, isto é, com todos os músicos e
instrumentos juntos, presentes e tocando naquele instante. Usa uma microfonação
bem simplificada com componentes de primeira linha, com apenas 3 a 4 microfones. A cabeação não passa de, no
máximo 7m por microfone. Não há mesa de mixagem, nem filtros, nem
equalização. Não há redução de ruído, nem multicanal, nem overdubbing,
... nem compressão!!
A faixa dinâmica de seus cds beira os 40 a 50 dB.
Portanto, muito cuidado com o volume! Muitos dos cds desta gravadora
ultrapassaram a faixa
dinâmica máxima permitida na gravação e, assim, em alguns deles, podem aparecer leves
distorções mostrando o clipping ocasional durante a gravação. A tanto chega o
objetivo deles de não comprimir!! Este cd, posso lhes garantir,
está dentro dos parâmetros normais, sem distorções e sem clipping na gravação.
Porém, na primeira audição,
recomendo-lhes ouvirem em volume baixo, para em seguida fazerem o
ajuste adequado. Como advertência, é bom lembrar que existem vários cds desta gravadora
com faixa dinâmica capaz de
danificar nossas caixas acústicas!
Os cds gravados com
alta dinâmica e em tempo real apresentam uma naturalidade e uma organicidade que chamam a atenção, nos trazendo a holografia do ambiente
onde foram gravados. Dá a nítida impressão que estamos sentados em um barzinho
qualquer, num ambiente vivo, bem equilibrado, com
o conjunto à nossa frente tocando para nós, pois podemos delimitar
claramente o espaço que cada músico
ocupa no palco sonoro.
A excelente técnica de microfonação usada é impressionante, pois dá a
impressão que não houve uso de microfones, tal a naturalidade do cd.
Este cd tornou-se uma referência de
gravação. Considero-o o melhor dentre todos que possuo. Está
mais bem gravado do que o Verse, da Patrícia Barber, que é
multicanal mas com uma pequena compressão. Mesmo em comparação
ao novo da Patricia, The Cole Porter Mix, que já é melhor do que o Verse
(e vamos
apresentá-lo aqui no futuro) ele também o supera.
Atualmente, esta gravação de Kendra Shank é o melhor cd que conheço.
Porém, tenho uma triste notícia para
vocês! Eu o tenho levado para algumas audições, em casas de amigos e,
muitas vezes, me surpreendo ao verificar que ele não toca!! Sei que a
maioria de vocês não vai considerá-lo um cd de excelência, pois percebi que, em salas comuns,
quando o colocamos para tocar, ocorre uma tal
interatividade com a sala que aparecem excessos de
médios. Acredito que alguns poderão ser levados ao auto-engano,
concluindo que se trata de um cd mal
gravado!! É realmente algo muito impressionante!
Normalmente, numa sala pequena não tratada, além da problemática das ondas estacionárias, se evidencia
o excesso de médios, levando-se em conta, evidentemente, as
particularidades de cada sala. Assim, cria-se uma interação muito forte com a reprodução
desse cd, originando, nos médios, uma coloração bem particular para
cada ambiente. Além de que, dependendo dos picos da curva de resposta da sala,
poderão aparecer trechos onde o volume se altera, aumentando muito,
dando a impressão de que esse cd não é plano, não tem equilíbrio tonal e
até que foi mal gravado. Realmente esse cd é um teste duríssimo para salas
que não estejam bem secas, dos graves até os agudos, e bem equilibradas
tonalmente!
Assim, posso declarar que, se este cd
tocar, mesmo que de forma razoável, você está de parabéns, pois a sua
sala tem um mínimo de equilíbrio tonal necessário para uma reprodução
agradável e correta.
© 2004-2009 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
KENDRA SHANK:AFTERGLOW
Os dados são:
Título
: AFTERGLOW
Gravadora
: Mapleshade Records, 1994,
www.mapleshaderecords.com ;
Principais Artistas : Kendra Shank;
Código de Barras : 7-3556-10213-2;
Eng. Gravação : Pierre Sprey;
Eng. Mixagem : Bob Katz;
Data Gravação : 05/06/Julho 1992;
Local
: Mapleshade Studio Upper Marlboro, MD
© 2004-2009 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
A faixa deste cd que mais me
agrada é a faixa
04: PARIS BOSSA composição da própria Kendra Shank. A captação do
piano é simplesmente impressionante. Mas todas as outras faixas possuem o seu
encanto também. Este cd recomendo-lhes adquirirem no
próprio site da Mapleshade.
Boas
audições!
Aquele abraço a todos!!
Até a próxima!!
Voltar
-
PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES