UM
CD ESPETACULAR
Cd de Referência
Jorge Knirsch
Introdução
O cd que vou apresentar aqui me conquistou
devagar e hesitei um pouco para apresentá-lo a vocês. De início, quando o
comprei, há alguns anos atrás, não gostei, pois provavelmente meu sistema na época ainda não estava
à altura dele.
Sinceramente, eu o achava mau gravado, com um grave
retumbante e um trompete ardido! E as composições me soavam muito estranhas também.
Imagino que estas faixas, compostas pela própria Patrícia, também soarão
estranhas para muitos. Porém, com o tempo,
passo à passo, tocando-o cada vez mais e otimizando paulatinamente meu sistema
e, principalmente, a minha sala, fui apreciando o seu excelente nível de
gravação e as músicas também. Hoje,
sem dúvida, é o cd que mais ouço e aprecio e, na minha modesta opinião, o cd mais bem
gravado que conheço.
© 2004-2008 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
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PATRICIA BARBER:
VERSE
Os dados são:
Título
: Verse;
Gravadora
: 2002 Premonition Records;
Principal Artista : Patricia
Barber;
Código de Barras : 7-2435-39856-2;
Eng. Gravação : Jim
Anderson;
Data Gravação : 10 a
14/Fev/2002;
Local
: Chicago Recording Company, Studio 4;
Ouço este disco inteiro com muito prazer, mas principalmente as faixas 5 "I
Could Eat Your Words" e 3 "Clues" . Captado e mixado pelo
grande mestre atual de gravação Jim Anderson, que gravou a maioria dos cd´s da Patricia Barber,
é um cd bastante refinado, com um equilíbrio tonal excepcional e que apresenta também uma boa dinâmica em um excelente palco sonoro.
Nele, tudo está no lugar certo e isto o faz espetacular, mas é também um cd de difícil reprodução. Na faixa 5, temos,
além da voz da Patricia Barber,
o excepcional contrabaixo de Michael Arnopol tocando junto com o cativante trompetista
Dave Douglas e com o baterista Joey Baron. Todos eles bem captados com
uma excelente mixagem. A voz da Patrícia Barber está bem no
meio do palco e o contrabaixo e o trompete estão um pouco à
esquerda do centro. Só que o trompete está atrás do contrabaixo, mais afastado e
com maior altura física do que a voz da Patrícia Barber. Os pratos da
bateria estão à direita do palco. A gravação do contrabaixo, gravado com
microfonação próxima,
com um belo corpo harmônico, chama a atenção. O grave, captado em um ambiente
muito seco, é exatamente como deve ser nos estúdios de gravação. Da mesma
maneira, nas nossas salas de reprodução, o grave ideal deve ser seco e não
retumbante e embolado, como era há muitos anos atrás em minha própria sala por
falta de tratamento acústico. Este cd une a excelente técnica de captação e
mixagem do Jim Anderson com a arte musical da Patrícia Barber.
Realmente é um cd espetacular!
Aquele abraço a todos!!
E até a próxima!!
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